Foi apresentada oficialmente, como modelo de produção, a Harley-Davidson Livewire, já como "modelo 2020".
A apresentação ocorreu não em um salão de motocicletas ou evento próprio da Motor Company, mas sim em uma feira de eletroeletrônicos, a CES - Consumer Electronics Show , em Las Vegas.
A apresentação ocorreu no dia 7/janeiro, e a nova motocicleta elétrica já está disponível para encomendas, com as primeiras entregas previstas para o mês de Agosto de 2019. O preço anunciado para a motocicleta é de USD 29.799, o que a coloca em uma faixa de precificação acima da linha Touring (o preço da Ultra Limited nos EUA é de USD 28.089) , mas abaixo da linha CVO (que começa em 40.889 para a Street Glide).
Sim, é MUITO caro para uma motocicleta que tem o porte de uma Sportster e cuja utilização será praticamente limitada às ruas. Não é uma motocicleta para pegar estrada, em virtude de sua autonomia (110 milhas, aproximadamente 180km) e do tempo necessário para recarga das baterias (tempo de recarga, aliás, NÃO DIVULGADO pela Motor Company).
Trata-se, ainda, de uma moto com uma posição de pilotagem BEM DIFERENTE do que estamos acostumados em termos de Harley-Davidson. A Livewire definitivamente NÃO É uma "cruiser elétrica", estando mais próxima do contexto das nakeds, com sua posição de pilotagem mais "curvada para a frente" e pedaleiras do piloto BEM recuadas (e mesmo assim conseguiram colocar uma - ainda que aparentemente bem desconfortável - garupa). É uma moto para rodar "solo", apenas com uso eventual de garupa:
Diferentemente das H-D "tradicionais", esta parece ser uma "devoradora de curvas":
Acredito que, tanto pelo seu preço, quanto pelas suas óbvias limitações de uso, além de sua proposta totalmente diferente das cruisers, a Livewire não será um produto mainstream para a marca, e sim apenas uma vitrine tecnológica e de estilo, antecipando o que virá com a diversificação do portfólio da marca nos próximos anos. A naked streetfighter a gasolina muito provavelmente terá, em sua versão definitiva, muitos elementos de estilo da Livewire.
É esperar para ver.