terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Zero Motorcycles revela a concorrente da H-D Livewire


A Zero Motorcycles, sediada na Califórnia, já está no mercado americano de motos elétricas de alta performance há mais de uma década, e chegou a ter algumas unidades importadas ao Brasil pelo Grupo Izzo (sim, o mesmo grupo que já foi representante da Harley-Davidson no Brasil). Essa marca é considerada a "Tesla das duas rodas" e revelou hoje o que, segundo o fabricante, será sua "arma de defesa" contra a investida da Harley-Davidson no nicho que, até então, era de seu quase completo domínio.



A Zero SR/F introduz um novo motor elétrico que possui potência de 110hp e 140libras-pé de torque, além de velocidade máxima em torno das 125 milhas por hora (200 km/h). Em que pese o fabricante não ter divulgado números de aceleração, podemos estimar que será mais rápida que o modelo que ela substitui, que fazia 0-100 em 3,3 segundos. 


A autonomia estimada em ciclo urbano é de 160 milhas (quase 260km), mas um kit opcional de baterias de maior capacidade elevará essa autonomia para 320km. Com qualquer dos packs de baterias, é possível, com o uso de carregador rápido (de 240W), chegar a 95% da capacidade em pouco menos de uma hora na tomada. 


Para comparação, os números estimados da LiveWire da Harley-Davidson são de 0-100 em 3.5 segundos e autonomia de ciclo urbano de aproximadamente 110 milhas (177km). 

Mas se a tradição da marca no mercado de motos elétricas (mais de 10 anos nesse ramo), os números de performance e autonomia não são suficientes, a Zero ainda tem um fator adicional de convencimento: o PREÇO.


Enquanto a Harley-Davidson LiveWire é oferecida (ainda em pré-venda) a USD 29.799 (aproximadamente R$ 110.000,00 em uma conversão direta), a Zero será oferecida no mercado americano por (pasmem!) USD 18.995 (70 mil reais em uma conversão direta). 

Será que o eventual consumidor de motos elétricas (que, sabemos, não é o consumidor tradicional da Harley-Davidson) vai topar colocar 10 mil dólares a mais em uma moto de performance e autonomia inferior só pelo bar and shield? Mistééééério...

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