A linha 2019 apareceu, hoje, no site da Harley-Davison USA.
Vamos às novidades?
Linha Sportster - um ano de sobrevida
Diferentemente do que eu imaginei, a linha Sportster ganhou mais um ano de sobrevida, e provavelmente só será substituída quando a nova plataforma (que inclui a Pan America e a Streetfighter) chegar ao mercado em 2020.
Para a linha Sportster, além de novas cores e das novas versões já apresentadas anteriormente pela marca (Iron 1200 e Forty-Eight Special), não há novidades relevantes.
Novidades da linha Softail
Para a linha Softail, a grande novidade está no modelo FXDR, que a meu ver busca atender, ao mesmo tempo, aos órfãos da antiga FXR e e àqueles órfãos da V-Rod que não embarcaram na Fat Bob.
Oferecida exclusivamente com o motor Milwaukee-8 de 114 polegadas cúbicas (ao preço de tabela de USD 21.349), utiliza um pneu traseiro largo (240mm) e como principal novidade, a balança traseira e o subchassi em alumínio, visando redução de peso.
A moto pesa apenas 288kg, um peso bem reduzido para uma Softail. Para comparação, a Breakout pesa 295kg. Sete quilos parecem pouco, mas fazem uma grande diferença, especialmente quando a redução de peso está em pontos estratégicos da motocicleta, melhorando o posicionamento do centro de gravidade, o que é importantíssimo para a capacidade da moto em fazer curvas.
Além disso, a FXDR usa suspensão dianteira tipo invertido e vem com um novo escapamento 2x1 bem "moderno" (para os padrões visuais da marca, que fique bem claro), bem como um novo sistema de filtro de ar exclusivo.
Por fim, a FXDR um mini-fairing sobre o farol em LED e um novo painel de instrumentos compacto em LCD (que diferentemente do utilizado na Breakout e Street Bob não faz parte do riser do guidão). Aliás, vale mencionar: a FXDR utiliza semiguidões presos diretamente à mesa, ou seja, não há risers.
Podemos dizer que a FXDR, embora ainda seja uma Softail, já é um preparativo para as novidades de 2020, quebrando com vários conceitos tradicionais da marca.
Fora a FXDR (que trouxe a linha Softail para um total de DEZ modelos, fora as variações de motorização 107-114 para um mesmo modelo, que se consideradas levam a linha Softail a um total de QUATORZE modelos), novidades na linha Softail 2019 se resumem a novas cores. Para aqueles que esperavam um retorno do cromo e dos pneus faixa branca à Heritage Classic, ainda não foi dessa vez: ela continua com o acabamento todo em preto (que eu, particularmente, adoro, por sua praticidade - é bom demais não ter que se preocupar tanto com lavar a moto toda hora hehehehe), mas dentre as novas opções de cores, há uma que particularmente achei muito bonita,uma pintura tipo saia-e-blusa chamada de "Billiard Blue/Billiard White" (ou seja, azul e branco bola de bilhar):
Heritage 2019 em "Billiard Blue/Billiard White"
Claro, há outras opções de cores para a Heritage, algumas de muito bom gosto (e outras nem tanto, como o horroroso Kinectic Green - até gostei da cor, mas detestei os grafismos nessa pintura), e as novas combinações também vêm para os demais modelos. As opções de motorização se mantém, continuando as Deluxe/Street Bob/Slim/Low Rider/Sport Glide a serem oferecidas exclusivamente com o motor 107, Heritage/Fat Boy/Fat Bob/Breakout continuam a ser oferecidas com opção de 107 e 114 (lembrando que no Brasil não temos a Heritage 114 nem a Breakout 107, tampouco a Lowrider e Sport Glide em qualquer versão - isso pode mudar para 2019) e a FXDR exclusivamente com o 114.
Uma das novas opções de cores da Low Rider 2019
Linha Touring
Para a linha Touring, há mais novidades.
Além das novas cores de praxe a cada ano, agora os modelos Touring "Special" deixaram de ser oferecidos com o motor 107, para serem oferecidos apenas com o motor 114, embora com refrigeração apenas ar-óleo. Isto vale tanto para a Street Glide, quanto para a Road Glide e a Road King. Permanecem os demais diferenciais para as versões "standard", como as malas alongadas, rodas diferenciadas e acabamento em preto no lugar do cromo.
A Road King Special 2019, agora exclusivamente com o motor 114
Já nas versões "Standard" da Road King, Street Glide e Road Glide permanece como única opção o motor 107. Vale lembrar que no mercado americano não existe a "Road King Classic" como conhecemos, e sim a Road King Standard, que usa rodas de liga leve e alforges pintados na cor da moto (diferentemente de nossa Classic que usa rodas raiadas e alforges rígidos forrados em couro).
A Road Glide Standard, oferecida apenas com o motor 107
Para as versões "Ultra" (Electra Glide Ultra Classic, Ultra Limited, Ultra Limited Low e Road Glide, além, é claro, do triciclo Tri-Glide Ultra), a única opção de motorização continua a ser o "twin-cooled" (água-ar-óleo) de 114 polegadas cúbicas (com exceção da Electra Glide Ultra Classic, que agora tem como único diferencial para a Ultra Limited o uso de um motor "twin-cooled" de 107 polegadas cúbicas, o que não me parece fazer muito sentido - eu entenderia se a Electra fosse posicionada como uma "Standard" com motor 107 refrigerado a ar-óleo e por um preço um pouquinho mais baixo).
O TriGlide Ultra (tecnicamente não é uma Touring, mas enfim...)
também tem como única opção de motor o M8-114
Há ainda novas opções de cores para as CVO, que permanecem com o motor M8 de 117 polegadas cúbicas como opção.
Para as versões Special (com exceção, é claro, da Road King, já que ela não usa carenagem), Ultra e CVO, há ainda um novo sistema de infotainment (para as versões Standard foi mantido o mesmo sistema de áudio oferecido até então). Não há muitos detalhes, mas a descrição oficial no site nos leva a crer que o novo sistema será compatível com Android Auto/Apple CarPlay, provavlemente para integração com aplicativos como o Waze e o Spotify (a confirmar editado: compatibilidade com Apple CarPlay - obrigatório o uso de headset cabeado ou Bluetooth para ativar a função - confirmada, todavia nada de Android Auto):
"A new, evolved interface that offers a contemporary look, feel and function of the latest mobile devices and tablets, with exceptional durability and features designed specifically for motorcycling. Every element is optimized to enhance the rider´s interaction with the bike and connectivity with the world."
Em tradução livre (grifo nosso):
"Uma interface nova e evoluída que oferece um visual contemporâneo, com sensação e função dos mais modernos dispositivos móveis e tablets, com excepcional durabilidade e recursos desenvolvidos especialmente para o motociclismo. Cada elemento é otimizado para melhorar a interação do piloto com a motocicleta, bem como a conectividade com o mundo."
O novo Infotainment, aqui mostrado em uma Road Glide Special na cor "Billiard Blue"
Demonstração do novo sistema de multimídia (vídeo oficial da Harley-Davidson)
Para os triciclos (Tri-Glide Ultra e Freewheeler), há novidades no sistema de suspensão e freios, além de um (inédito na marca) sistema de controle de tração.
Agora nos resta ver o que, dessas novidades, chegará ao mercado brasileiro para o próximo ano. Particularmente, aposto (além das novas cores e motor 114 nas Touring Special) na FXDR, e na oferta do motor 114 como opção para a Heritage Classic. Não vejo (infelizmente) a Road Glide Standard como uma moto candidata ao mercado brasileiro. Imagino que no Brasil a única Touring com motor 107 que teremos para 2019 será a Road King, ainda na configuração Classic. Também aposto na chegada da Sport Glide ao nosso mercado.
Ótima matéria, Bira.
ResponderExcluirobrigado pelo feedback, Robson!
ExcluirEu gostei tanto da Low Rider, uma pena não ter vindo.
ResponderExcluirGostei tanto da Low Rider, uma pena não ter vindo pra cá
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