terça-feira, 4 de setembro de 2018

Novidades (que não teremos no Brasil) para a linha Indian 2019

Artigo postado no dia 30/08 no site da revista americana Cycle World apresentou as novidades da Indian para a linha 2019.

Sim, é fato que (infelizmente) não teremos a linha 2019 da concorrente da Harley-Davidson aqui no Brasil (já que a marca abandonou nosso mercado), mas, a título de informação, vamos mostrar aquilo que não veremos por aqui.



Novidades na linha Scout


A linha Scout recebeu poucas novidades. Além de novas cores, os freios ABS (que no mercado americano eram opcionais) passam a ser de série em todos os modelos. Passa a ser de série também nas Scout (exceto a Sixty) a tomada USB para recarga de dispositivos eletrônicos.

Uma das novas cores da Scout para 2019

Ah, a Indian confirmou que (ainda em 2019) o conceito Scout FTR 1200, uma espécie de scrambler/flat-track inspirada na FTR750 de competição (disponível desde 2017, mas não homologada para uso em vias públicas), entrará em produção. Pelo jeito a Indian já está se antecipando à Harley-Davidson no que diz respeito ao aumento de variedade na linha:

A novidade: Scout FTR 1200

Novidades nas linhas Thunder Stroke (Chief, Chieftain, Springfield, Roadmaster)


Uma das novidades nas Indian com motor Thunder Stroke 111 (todas as Chief, Chieftain, Springfield e Roadmaster) é a adição do sistema de desligamento de cilindro traseiro (similar ao EITMS da Harley-Davidson), com o intuito de auxiliar a refrigeração do motor. Este recurso pode ser desativado caso seja da preferência do condutor. 

Mas a novidade mais relevante para esses modelos é a disponibilização de três modos de pilotagem selecionáveis: Tour, Standard e Sport. 

O modo "Tour" provê uma pilotagem mais suave, ideal para a estrada. O modo "Sport", já prevê uma pilotagem mais agressiva, com maior sensibilidade do acelerador eletrônico e respostas mais rápidas. O modo "Standard" fica posicionado entre os dois. 

Seleção de modo de pilotagem no infotainment da Roadmaster/Chieftain

Os modos de pilotagem são selecionáveis pela tela do infotainment (nas Chieftain e Roadmaster) ou por meio de um botão no punho direito (Chief e Springfield). 

A Chief Vintage ganhou duas novas opções de pintura "saia-e-blusa", um azul piscina com branco e um verde-água com branco-osso, ambas mantendo bancos e alforges na cor caramelo. A Vintage preta mantém os alforges e bancos também em preto. 

Novas cores da Chief Vintage. Claro que o "pretinho básico" foi mantido.

Chieftain remodelada

A Chieftain foi remodelada. Ganhou um pára-lamas dianteiro "aberto" (igual ao da Dark Horse) e um novo fairing, além de malas com contorno mais "quadrado". A lanterna traseira também sumiu, e passou a ser integrada aos piscas traseiros. Os piscas dianteiros saíram do fairing para as bengalas e não tem mais os faróis auxiliares. "Indianistas" puristas dizem que ficou "muito Street Glide para uma Chieftain". Não posso discordar, mas também não posso dizer que o resultado ficou ruim...me parece mesmo ser uma moto "chamariz" para atuais donos de Harley-Davidson



Para os "puristas", foi mantida uma versão Classic da Chieftain, mantendo o "padrão Indian", com os pára-lamas "art déco", o fairing clássico com faróis auxiliares e piscas integrados e as malas laterais arredondadas.


Novo sistema de entretenimento na Chieftain e Roadmaster

Como bem definiu o autor do artigo da Cycle World, "2019 é o ano da tela grande". Assim como a Harley-Davidson apresentou o novo sistema Boom GTS, a Indian apresentou o novo sistema de entretenimento para as Chieftain e Roadmaster. O sistema ganhou melhorias nos alto-falantes (os falantes coaxiais dos modelos anteriores foram substituídos por alto-falantes de duas vias, isto é, com tweeters separados para melhor definição entre graves, médios e agudos) além de um sistema dinâmico de equalização. Nada foi mencionado sobre opções de conectividade (lembrando que o Boom GTS da HD é compatível com Apple CarPlay, mas não com Android Auto). 

O novo sistema de entretenimento das Chieftain/Roadmaster

Os tweeters separados

Novas cores e acabamento ainda mais "dark" na linha Dark Horse

O escapamento da linha Dark Horse (que até 2018 ainda era cromado) também passa a vir em preto, deixando o visual desses modelos ainda mais "trevoso". Foram adicionados ainda detalhes em preto brilho para contraste com o preto fosco. Agora, devo dizer, a nova opção de cor branca fosca para a Springfield Dark Horse é uma das mais bonitas oferecidas pela marca:

A nova cor branca da Springfield Dark Horse: é, na minha humilde opinião, a Indian mais bonita que já vi

Maiores detalhes no site da Indian Motorcycles USA, ou no vídeo de divulgação a seguir:


Devo dizer, mesmo como o Harleyro que eu sou, é uma pena que nós, consumidores brasileiros, estejamos privados dessas motos maravilhosas. 

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