Uma curiosidade das motos Indian é o fato de sua arquitetura mais "japa" e de muitas das peças "consumíveis" utilizadas, diferentemente das Harley que usam muitas peças específicas, serem "padrão de mercado".
Dentre as várias peças "padrão de mercado" podemos citar filtros, rolamentos e pastilhas de freio. Isso facilita um bocado a manutenção normal, já que boa parte dos itens podem ser encontrados facilmente em boas lojas de motopeças ou em comércio especializado (por exemplo os rolamentos).
A lista (versão 1.0) a seguir é uma compilação de uma pesquisa feita por mim mesmo (especificamente na referência cruzada com peças de fabricação nacional), mais informações do fórum IndianMotorcycles.net e outras providas pelo amigo Rodrigo Rennó (dono de uma Scout), da Arduo Motorcycles. Será atualizada periodicamente conforme for descobrindo mais "novidades".
Note que quando eu falo "linha Chief" estou falando de toda a linha com o motor Thunder Stroke 111, ou seja: Chief, Springfield, Chieftain e Roadmaster (em todas as suas versões e variações):
Peças em comum para linha Chief e Scout
Rolamentos de roda e polia da correia de transmissão
O Part Number da Indian para os rolamentos de roda da linha Chief e Scout é o 3514405. São rolamentos de retentor duplo. Algumas alternativas:NSK 6304-DDUSKF 6304-2RSHTimken 6304-2RS
NTN 6304-LLU
SNR 6304-EEQualquer similar a estes de primeira linha pode ser usado. Alternativamente, na falta dos de retentor duplo (improvável - é mais fácil faltarem no mercado os de retentor simples) pode-se usar os rolamentos de retentor simples (DU, RSH, RS), mas há de se lembrar que nesse caso deve-se dar maior atenção ao engraxamento periódico dos rolamentos.
Para os retentores externos (guarda pó) dos rolamentos, pode-se usar o da roda traseira da CB400 (que também é usado em outras motos da Honda como a custom de grande porte VTX1800C), na medida 30mmx52mmx7mm .O rolamento da polia de transmissão da Chief (a Scout é diferente, não usa rolamento na polia de transmissão) tem o Part Number da Indian 3514795. Trata-se de um rolamento de rodas de medida 30mmx55mmx32mm, que normalmente é usado em quadriciclos da Yamaha, Suzuki e Kawasaki. Então, as alternativas estão a seguir:Koyo DAC3055W-3 (nota: a Koyo é a fornecedora da Indian)PFI PW30550032CS (nota: a PFI é um fabricante americano de rolamentos)Yamaha 93305-00601-00, 93305-00602-00Suzuki 51259-31G10Kawasaki 92045-0800Se você prefere um kit já completo, no Brasil não temos nada, mas a americana "All Balls Racing" (marca com ótimas referências entre os usuários norte-americanos) oferece os kits dianteiros e traseiros, já com seus respectivos retentores:Kit Dianteiro: dois rolamentos de roda e dois retentores - P/N 25-1382Kit Traseiro: dois rolamentos de roda, um de polia (este não vem no kit da Scout) e um retentor - P/N 25-1729 para Chief e 23-1354 para Scout.
O conjunto da All Balls Racing para a roda traseira da Chief, incluindo o rolamento largo para a polia da correiaOs conjuntos da All Balls Racing são facilmente encontrados no eBay com preços de frete melhores que os praticados pela loja oficial no fabricante, mas ainda acho bem caros se comparada a compra de rolamentos em território nacional. Mas como são bem referenciados pelos usuários dos EUA (turma que, diferentemente do usuário médio de Indian no Brasil, roda BASTANTE), se você for um cara mais exigente, pode valer o preço.Filtro de óleo
Para a linha Chief o filtro de óleo mais comumente utilizado (fora o original de Part Number 2521421) é o HF175 da Hiflo, e para a Scout o HF199 (Indian 2520799 ou 3089996). Porém, ao colocar-se ambos os filtros em tabelas de referência cruzada, o primeiro a aparecer é o "filtro universal" (utilizado por VÁRIAS motos da Honda, Yamaha, Suzuki e Triumph) da marca Fram, de código PH6017A. Outra opção é o K&N KN-303 (ou KN-303C se preferir um filtro cromado). Qualquer alternativa de boa qualidade a estes (há várias boas marcas de filtros no mercado) serve perfeitamente nos motores das motos Indian.- Anéis de vedação dos bujões do óleo
Os anéis (em cobre) de vedação dos bujões do óleo raramente precisam ser trocados, salvo se danificados (em que pese a recomendação da fábrica de substituí-los a cada troca de óleo). Todavia, se você prefere seguir a recomendação da fábrica, os anéis de vedação possuem as medidas 12,0 x 18,0 x 1,5mm (diâmetro interno X diâmetro externo X espessura), e podem ser adquiridos em boas lojas de parafusos ou auto-peças. A Würth fabrica esses anéis, com o part number 046012 181. Pelo site da Würth são vendidos apenas em pacotes com 25 unidades, ao custo unitário de (em 08/02/2019) R$ 1,07 mais o frete.
Peças específicas da linha Chief
Velas de ignição
No manual do proprietário das Chief, é especificada a vela de ignição DCPR8E. Este é o código da fabricante NGK para velas comuns. Lembre-se de ajustar o espaçamento do eletrodo na mesma medida que está especificada no manual do proprietário.
As opções de velas para o motor Thunder Stroke são:NGK DCPR8E (original de fábrica)NGK DCPR8EIX (Iridium)Bosch Y5DDC
Champion 809
Champion RA6HC
Denso XU24EPR-USistema de freios
Há uma infinidade de pastilhas de freio compatíveis com a linha Chief até 2016 (resta confirmar se houve alterações para a linha 2017 e 2018).As pastilhas dianteiras, por exemplo, são as mesmas da Triumph Tiger Sport 1050 13-18, Suzuki B-King e algumas motos da linha Z da Kawasaki. A escolha por pastilhas orgânicas ou sinterizadas vai de acordo com a preferência do usuário: Algumas alternativas facilmente encontradas no mercado brasileiro para as pastilhas dianteiras (1 conjunto para disco simples, 2 conjuntos para disco duplo) são:EBC FA347/FA347HHBendix MF282Ferodo FDB2158Fabreck 780Cobreq N-1812Para as pastilhas traseiras (1 conjunto), as pastilhas são as mesmas dianteiras das Honda Shadow 750/NC750X, seguem algumas das alternativas:EBC FA196/FA196HHPotenza PTZ226Fischer FH2110Fabreck 608Cobreq N-930Vale lembrar que essa "listinha" de pastilhas não é completa: há inúmeras outras marcas no mercado que apresentam opções compatíveis, tudo depende do seu grau de exigência quanto à marca, desde as mais baratas como algumas "genéricas" nacionais/chinesas ou mais caras como as italianas Brembo.
Para os discos de freio (ainda) não há nenhuma alternativa nacional. Todavia, basta lembrar que antes da Polaris fabricar as Indian, sua linha de cruisers (iniciada em 2010 se não me falha a memória) era composta pela linha Victory, e os discos de freio das Chief são EXATAMENTE OS MESMOS das Victory, então no mercado americano (ainda que requerendo uma importação direta) já existem várias alternativas no mercado. Em se falando de marcas conhecidas por nós brasileiros, há o disco de freios da EBC:EBC MD678 (serve tanto para a frente quanto para a traseira)Galfer DF472FLW (possui design tipo "margarida" mas é uma aplicação plug and play)Não duvido que algum fabricante nacional como a HFR (Santa Catarina) ou a Power Brakes (São Paulo), ou algum outro fabricante de discos de freio sob medida (a turma de competição é mais "antenada" com quem fabrica esse tipo de peça) consiga fazer, sob encomenda, um disco para a Chief caso necessário.- Suspensão dianteira
Para toda a linha Chief/Chieftain/Springfield/Roadmaster, há opções de retentores de bengala e guarda-pó das bengalas. As bengalas são de 46mm, e os retentores de bengalas, bem como os guarda-pós das bengalas, são os mesmos da Ninja ZX6-R/ZX9-R de 1998 a 2002 e Suzuki Boulevard 1800 de 2006 a 2017. A medida dos retentores é 46x58,1x10,5mm e pelo que andei pesquisando, nessa medida são usados apenas nessas motos mesmo.Só consegui encontrar até agora uma referência de retentores de marca, da marca Athena, part number 455116. Todavia, empresas como a All Balls Racing têm o kit completo, com a referência 56-150 (kit completo com guarda-pós). Pode até ser que exista algum fabricante nacional com algum kit, caso eu descubra eu atualizo o post.
Os guarda-pós das bengalas , de acordo com a tabela da All Balls para eles vendidos avulsos (57-103) são os mesmos da Tiger Explorer 1200 de 2012 a 2016. Note que o retentor da Tiger tem medidas diferentes e não serve, só o guarda pó que dá.
Peças específicas da linha Scout
Velas de ignição
No manual do proprietário das Scout, é especificada a vela de ignição MR7F. Este é o código da fabricante NGK para velas comuns. Lembre-se de ajustar o espaçamento do eletrodo na mesma medida que está especificada no manual do proprietário.
As opções de velas para o motor da Scout são:
NGK CPR8E
NGK CR9EIX (Iridium)
Champion RG6YC
Bosch UR5DC
Denso IU24Pastilhas de freios
Para a linha Scout, há duas variações no sistema de freios. Uma das variações diz respeito aos modelos até 2016, e a outra variação para os modelos 2017-2018.Para a linha 2015-2016, eis as opções de pastilhas de freio dianteiras (específica para a Scout). Fora a original, não encontrei no mercado nacional nenhuma outra alternativa:EBC FA672/FA672HHe traseiras (específica para a Scout):EBC FA377/FA377HHPara a linha 2017-2018, a Indian substituiu as pinças de freio por modelos compatíveis com pastilhas "comuns de mercado", então há mais opções de pastilhas de freio dianteiras compatíveis. Por exemplo, as pastilhas dianteiras da Scout a partir de 2017 são as mesmas dianteiras da Yamaha XT660R / traseira da BMW GS1200, dentre outras:EBC FA209/FA209HHFischer FJ1480Cobreq N-934Fabreck 663Potenza PTZ209Analogamente, as pastilhas traseiras são as mesmas da BMW F800GS e da XT660R, dentre outras motos:EBC FA213/FA213HHFischer FJ1070Cobreq N-932Fabreck 651Potenza PTZ213
Vale lembrar que essa "listinha" de pastilhas não é completa: há inúmeras outras marcas no mercado que apresentam opções compatíveis, tudo depende do seu grau de exigência quanto à marca, desde as mais baratas como algumas "genéricas" nacionais/chinesas ou mais caras como as italianas Brembo.Discos de freio
Discos de freio "alternativos" para a Scout são fabricados pela EBC, sob o part number MD534 (tanto dianteiro quanto traseiro). Ocorre que o part number no catálogo do fabricante refere-se apenas aos modelos a partir de 2017, não havendo alternativa da EBC para os modelos 2015-2016. Todavia, alguns revendedores da EBC oferecem o MD534 como sendo compatível com Scout 2015-2018, além de catálogos de alguns fabricantes "alternativos" (leia-se "desconhecidos") e outros de peças de personalização (como por exemplo a Arlen Ness) indicam ser o mesmo disco de freio para todos os anos da Scout. Desta forma, é bem provável que, ainda que as pinças de freio (e pastilhas) sejam diferentes para os anos da Scout, que o disco de freio seja exatamente o mesmo. Vale lembrar que diferentemente da linha Chief, é bem mais fácil encontrar opções "alternativas" de discos de freio para a Scout no eBay, só não posso colocar a mão no fogo pela qualidade das peças de fabricantes, digamos "não tradicionais" (cujos discos custam em média 60% do preço de um renomado EBC).
Não duvido que algum fabricante nacional como a HFR (Santa Catarina) ou a Power Brakes (São Paulo), ou algum outro fabricante de discos de freio sob medida (a turma de competição é mais "antenada" com quem fabrica esse tipo de peça) consiga fazer, sob encomenda, um disco para a Scout caso necessário.
Peças de Acabamento e Personalização
- Espelhos retrovisores
As Indian usam espelhos retrovisores com rosca "padrão", então QUALQUER espelho para Honda/Suzuki (dentre outras marcas) serve. Só não use espelho de Harley-Davidson (rosca em polegadas) e Yamaha (rosca invertida no lado do piloto), esses não servem. Como nossas motos com motor V2 vibram um pouco mais, recomendo usar espelhos que tenham uma maior firmeza no ajuste.
Se quiser visual "original", há na AliExpress réplicas perfeitas dos espelhos originais das Indian, em torno de 45 dólares o par. Mas no caso de uma emergência (uma quebra de um espelho em uma queda) até um espelho de Honda CG pode ser usado como quebra-galho até conseguir um mais interessante.
- Faróis
As Indian usam faróis em tamanho "padrão", ou seja, 5.75" (mesmo tamanho dos faróis de Harley-Davidson Sportster) nas Scout, e 7" no principal/4.5" nos auxiliares das Chief. Os conectores são H4 padrão.
Isto significa que, se você quiser, pode comprar aqueles faróis tipo Daymaker para Harley-Davidson que existem aos montes no mercado (há cópias de excelente qualidade por aí, eu usava faróis comprados na AliExpress na minha antiga HD Deluxe sem qualquer tipo de problema, e com funcionamento perfeito) e usar na sua Indian. É uma boa alternativa para personalização nos modelos que não vêm com iluminação em LED de fábrica.
Uma Indian Scout com farol "tipo Daymaker"
- Sissybar, protetores de motor e outros badulaques
Para os sissybars, há algumas opções nacionais. A JJ Custom fabrica um sissybar destacável bem interessante (em várias opções de visual) para a Indian Scout (eu usava um na Scout que eu vendi, conforme a foto a seguir):
A Wings Custom, de Santa Catarina, também fabrica opções bem caprichadas tanto para a Scout quanto para as Chief (eu comprei um sissybar para usar na Roadmaster quando não quiser andar com o Tour-Pak pesadão na traseira da moto - recebi mas ainda não o desembalei, nem instalei). A Wings também fabrica alguns modelos de protetores de motor.
Há, ainda, uma INFINIDADE de badulaques para as motos Indian (incluindo sissybars, protetores de motor, bancos e pedaleiras de garupa que são cópias dos modelos originais) no site chinês AliExpress. Embora eu nunca tenha comprado nenhum dos itens mais caros lá, conheço pessoas que o fizeram e gostaram muito das peças. Itens interessantes encontrados incluem, por exemplo, travas de capacete para montar no quadro da Scout, encostos de piloto para Scout e Chief, alforges laterais rígidos (com o kit de trava elétrica!) para as Chief, etc. Uma simples busca por "Indian Scout" retornou 459 resultados, como mostra o print abaixo:
- Frisos laterais para a linha Chief
Os frisos são comuns, do tipo emborrachado flexível, largura de 19mm (alguns vendedores vendem como "20mm". Em torno de R$ 10,00 o metro em qualquer boa loja de auto-peças e lataria automotiva. Não se esqueça de aplicar "primer" na região de colagem (e apenas onde será colada a fita dupla-face) antes de colar o friso!
- Protetores para a parte inferior da moto
Até o presente momento, conheço apenas um fabricante de protetor de cárter e retificador para motos Indian, especificamente para a Scout: trata-se da Arduo Motorcycle, de Minas Gerais, do meu amigo Rodrigo Rennó. Embora não tenha chegado a adquirir um kit para a Scout que eu vendi, o pessoal do grupo de WhatsApp em que participamos que adquiriu as peças está bem satisfeito com o produto.
As Indian usam espelhos retrovisores com rosca "padrão", então QUALQUER espelho para Honda/Suzuki (dentre outras marcas) serve. Só não use espelho de Harley-Davidson (rosca em polegadas) e Yamaha (rosca invertida no lado do piloto), esses não servem. Como nossas motos com motor V2 vibram um pouco mais, recomendo usar espelhos que tenham uma maior firmeza no ajuste.
Se quiser visual "original", há na AliExpress réplicas perfeitas dos espelhos originais das Indian, em torno de 45 dólares o par. Mas no caso de uma emergência (uma quebra de um espelho em uma queda) até um espelho de Honda CG pode ser usado como quebra-galho até conseguir um mais interessante.
As Indian usam faróis em tamanho "padrão", ou seja, 5.75" (mesmo tamanho dos faróis de Harley-Davidson Sportster) nas Scout, e 7" no principal/4.5" nos auxiliares das Chief. Os conectores são H4 padrão.
Isto significa que, se você quiser, pode comprar aqueles faróis tipo Daymaker para Harley-Davidson que existem aos montes no mercado (há cópias de excelente qualidade por aí, eu usava faróis comprados na AliExpress na minha antiga HD Deluxe sem qualquer tipo de problema, e com funcionamento perfeito) e usar na sua Indian. É uma boa alternativa para personalização nos modelos que não vêm com iluminação em LED de fábrica.
Uma Indian Scout com farol "tipo Daymaker"
Para os sissybars, há algumas opções nacionais. A JJ Custom fabrica um sissybar destacável bem interessante (em várias opções de visual) para a Indian Scout (eu usava um na Scout que eu vendi, conforme a foto a seguir):
A Wings Custom, de Santa Catarina, também fabrica opções bem caprichadas tanto para a Scout quanto para as Chief (eu comprei um sissybar para usar na Roadmaster quando não quiser andar com o Tour-Pak pesadão na traseira da moto - recebi mas ainda não o desembalei, nem instalei). A Wings também fabrica alguns modelos de protetores de motor.
Há, ainda, uma INFINIDADE de badulaques para as motos Indian (incluindo sissybars, protetores de motor, bancos e pedaleiras de garupa que são cópias dos modelos originais) no site chinês AliExpress. Embora eu nunca tenha comprado nenhum dos itens mais caros lá, conheço pessoas que o fizeram e gostaram muito das peças. Itens interessantes encontrados incluem, por exemplo, travas de capacete para montar no quadro da Scout, encostos de piloto para Scout e Chief, alforges laterais rígidos (com o kit de trava elétrica!) para as Chief, etc. Uma simples busca por "Indian Scout" retornou 459 resultados, como mostra o print abaixo:
Os frisos são comuns, do tipo emborrachado flexível, largura de 19mm (alguns vendedores vendem como "20mm". Em torno de R$ 10,00 o metro em qualquer boa loja de auto-peças e lataria automotiva. Não se esqueça de aplicar "primer" na região de colagem (e apenas onde será colada a fita dupla-face) antes de colar o friso!
Até o presente momento, conheço apenas um fabricante de protetor de cárter e retificador para motos Indian, especificamente para a Scout: trata-se da Arduo Motorcycle, de Minas Gerais, do meu amigo Rodrigo Rennó. Embora não tenha chegado a adquirir um kit para a Scout que eu vendi, o pessoal do grupo de WhatsApp em que participamos que adquiriu as peças está bem satisfeito com o produto.
Histórico de atualizações:
05/fev/2019 - Versão 1.0 - Primeira postagem da lista de referência cruzada
06/fev/2019 - Versão 1.1 - Acrescentadas referências de rolamentos SNR e NTN
08/fev/2019 - Versão 2.0 - Acrescentadas referências de arruelas de vedação do cárter
21/fev/2019 - Versão 3.0 - Acrescentadas referências de velas de ignição (Chief e Scout)
06/mai/2019 - Versão 4.0 - Acrescentadas referências de retentores de bengalas para linha Chief
30/mai/2019 - Versão 5.0 - Acrescentadas informações sobre partes de acabamento diversas para a linha Chief
06/fev/2019 - Versão 1.1 - Acrescentadas referências de rolamentos SNR e NTN
08/fev/2019 - Versão 2.0 - Acrescentadas referências de arruelas de vedação do cárter
21/fev/2019 - Versão 3.0 - Acrescentadas referências de velas de ignição (Chief e Scout)
06/mai/2019 - Versão 4.0 - Acrescentadas referências de retentores de bengalas para linha Chief
30/mai/2019 - Versão 5.0 - Acrescentadas informações sobre partes de acabamento diversas para a linha Chief
Olá, a Pastilhas De Freio Traseira Dafra Next 250 Potenza Ptz950 é a mesma para Indian Scout 2016.
ResponderExcluirPode comprar sem medo que é igual!
bom dia amigo o retentor de bengala qual e o recomendado
ResponderExcluirboa tarde!
ExcluirPra qual modelo? Scout , Chief?