terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Ferramentas em viagem. O que levar?

Desde os tempos em que eu andava de Kasinski Mirage 250 eu adquiri o hábito de sempre andar com um kitzinho básico de ferramentas para emergências nas minhas motos. O tempo em que aprendi a mexer na 883 também me incentivou a manter a prática. 

Então, mesmo com uma oficina "mais completa" (dentro da medida do possível, já que moro em apartamento) em casa, vale sempre ter um kitzinho básico em seu alforge, ESPECIALMENTE se você tem o hábito de viajar com sua moto. Claro, sempre é bom ter um seguro com cobertura de reboque, mas é bom saber se virar com coisa básica caso você calhe de ter uma pane em um local ermo ou sem cobertura de celular. Também é importante ter algumas ferramentas (e as noções básicas de como fazer) para desmontar uma roda, caso precise consertar um pneu (principalmente em moto com pneu com câmara) em um borracheiro de estrada.

Hoje resolvi, em virtude de uma viagem mais longa que estou programando para 2019, ver o que seria um "Kit emergencial" de ferramentas para a Roadmaster, já que diferentemente das Harley-Davidson (para as quais eu já tinha montado meu "kit emergência") que usam ferramentas em padrão imperial (polegadas), as Indian usam ferramentas métricas (em milímetros).

Então, aprovetei a deixa também para postar aqui no blog, tanto a sugestão de ferramentas para Harleys (resgatei a lista no Fórum HD) quanto para motos métricas em geral (dentre elas as Indian). A idéia é que seja um kit tão compacto quanto possível, para não pesar muito nem ocupar muito espaço na bagagem.

A lista será composta por 4 partes:
  • Itens essenciais comuns a todas as motos (tenha na bolsa independente da marca e modelo de moto que você pilota - quando complementado com os itens específicos, é o básico para qualquer reparo simples ou ajuste em viagem);
  • Itens essenciais específicos para as Harley-Davidsons (exceto V-Rod);
  • Itens essenciais específicos para as Indian (também se aplica à quase totalidade de motos "métricas")
  • Itens opcionais (você decide se precisa levar ou não);

Um exemplo de "kit viagem" básico, postado no fórum americano IndianRiders.net


Itens essenciais em comum para HDs e Indians (e outras motos métricas). Não se espante com o tamanho da lista, a quase totalidade dos itens (e alguns específicos listados adiante) deles pode ser visto na foto acima:
  • 1 x estojo para ferramentas em lona (pode ser daqueles de "enrolar" ou um tipo "estojo");
  • 1 x canivete pequeno (mil e uma utilidades);
  • 1 x medidor de pressão dos pneus (opcional);
  • 1 x chave de fenda 4-em-1 (duas philips, duas fendas) - compre uma de boa qualidade;
  • 1 metro de arame (já salvou minha vida mais que abraçadeiras plásticas) ;
  • 6 a 8 abraçadeiras plásticas tamanho médio (principalmente para troca de cabo de embreagem, mas podem ser usadas em vários tipos de reparos de emergência);
  • 1 x rolo de fita isolante;
  • 1 x lanterna em LED pequena + baterias/pilhas extras (essencial!!);
  • 1 x catraca reversível para soquetes de 1/4" (eu gosto de 1/4 para kit de viagem porque além de ser compacta para levar evita aplicação de excesso de torque);
  • 1 x extensão flexível para chave de encaixe de 1/4” , pelo menos 4" de comprimento (te permite mexer em parafusos de difícil acesso);
  • 1 x alicate universal pequeno (1001 utilidades);
  • 1 x alicate de pressão pequeno (1001 utilidades e ainda pode ser usado para acionar um cabo quebrado para conseguir se locomover);
  • 1 x chave ajustável pequena (vai salvar tua vida com os outros parafusos de tamanhos que você não tá levando chave);
  • 1 x chave de vela ou soquete de vela para chave de 1/4" (16mm ou 5/8", dá no mesmo). Se não encontrar o soquete para chave de 1/4", inclua um adaptador;
  • 1 x lâmpada reserva para farol (obviamente desnecessário se seus faróis forem em LED);
  • 1 x bomba para calibragem da suspensão (apenas para as motos com suspensão calibrada a ar), não é 100% necessária mas ocupa tão pouco espaço que vale à pena carregar;
  • 1 x kit de reparo de pneus sem câmara (reparo tipo macarrão + ferramentas e cápsulas de CO2 - não sou fã dos kits de spray de reparo, sempre me deixaram na mão quando precisei);
  • 1 x apoio para pezinho (para superfícies mais "instáveis" como piso fofo e asfalto amolecido pelo calor extremo);
  • 1 x kit de primeiros socorros (nunca se sabe);
  • 2 x bateria CR2032 (baterias extras para o FOB, se a moto usar o sistema);
  • Fusíveis reserva e "pinça" para puxar fusíveis (nunca viaje sem fusíveis reserva);
  • 1 tubinho de trava-rosca de força média (Loctite ou similar nacional)
Este é um exemplo de "apoio para pezinho" mencionado na lista acima. 


Itens essenciais específicos para as Harley-Davidsons em geral (exceto V-Rod):
  • Chaves combinadas:
    • 1 x 10mm (é usada especialmente para sangramento de freio e/ou troca de pastilhas de freio, provavelmente o único parafuso métrico das HDs "tradicionais");
    • 1 x 3/8";
    • 1 x 7/16";
    • 1 x 1/2";
    • 1 x 9/16";
    • 1x 1/4" (para Big Twins, usa-se para troca das pastilhas de freio traseiras - a dianteira usa 10mm);
  • Soquetes para chave de 1/4": 
    • Torx: T25, T27, T30 (para Sportster inclua também uma T40);
    • Hex (também chamadas de "tipo Allen": 1/8", 5/32", 3/16" e 5/16";
    • Estriadas: 1/4", 3/8", 7/16", 1/2", 9/16" e 10mm
Itens essenciais específicos para as Indians em geral (com pequenas alterações conforme as especificidades pode ser adaptado a qualquer moto "métrica", tais como de marcas japonesas e europeias):
  • Chaves combinadas:
    • 2 x 10mm (medida comum nas motos, 2 são necessárias para eventual troca/ajuste de cabo de embreagem);
    • 1 x 13mm (aperto de cabo de embreagem na primária da Indian em caso de troca);
  • Soquetes para chave de 1/4":
    • Estriado: 1 x 10mm (o mais comum da moto);
    • Hex/Allen: 4mm (H4), 5mm (H5), 6mm (H6)  - são usados em quase tudo na moto;
    • Torx: T25, T30 (os mais comuns na moto)
Itens opcionais (analise se o itinerário da sua viagem os tornará necessário):
  • 1 x cabo de embreagem reserva , não precisa ser novo em folha (dependendo do roteiro da viagem vale à pena levar). Na dúvida sobre o estado do seu cabo de embreagem, instale um novo antes da viagem e leve o usado de backup;
  • 1,2m de mangueira flexível transparente de 3/8" ou medida próxima (para uso em caso de pane seca);
  • 1 conjunto de cabos de "chupeta" (2 a 3m de cabo e conectores "jacaré" pequenos o suficiente para acesso à bateria da moto - pode ser necessário mandar fazer) ;
Recomendo, ainda, levar em seu celular um arquivo digital (PDF) do manual de serviços da sua motocicleta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...