Já estava usando na minha Heritage um sissybar (encosto para garupa) original da Harley-Davidson, da nova linha Holdfast desenvolvida especificamente para as Softail 2018.
Conforme mencionado neste post, eu substituí a almofada original do sissybar por outra feita sob medida, que ficou bem melhor, já que a original ficava grudada no banco (uso um banco garupa conforto da linha Sundowner da própria HD, mais alto que o original), o que além de feio era desconfortável (por um acaso, já vão alguns meses desde que troquei a almofada e minha esposa AINDA não testou a nova configuração).
Estava faltando um bagageiro (grelha), que eu ainda não havia adquirido. Como já estava usando o sissybar original, optei pelo bagageiro também original, integrado ao design do sissybar fornecido pela fábrica.
Não há muito o que dizer, é um bagageiro (ora pois!), então vou me ater às melhorias de projeto em relação aos sistemas de fixação usados nos modelos anteriores da marca. Claro, essas supostas "melhorias" já existiam há tempos em encostos paralelos e feitos sob medida, mas são muito bem-vindas nos acessórios originais de fábrica, que já deveriam ser assim há tempos, pois usavam um sistema que eu particularmente não gostava muito.
Como vocês sabem, estou na minha terceira Harley, e já no quinto sissybar destacável (sexto ao todo, já que usei um fixo por uns tempos na Deluxe - isso se não contar o JJ que comprei para a Heritage e acabei não usando, senão seriam sete). Com bagageiro, é o quarto (terceiro destacável). Detalhe: todos foram acessórios originais HD, alguns comprados usados em excelentes oportunidades, outros vieram nas motos e o que uso atualmente (em particular) comprei novo, direto na concessionária.
Um dos sissybars que usei na Deluxe, esse veio nela, troquei por um original de Heritage Classic, mais alto
Devo dizer que a instalação do bagageiro no novo modelo de sissybar foi bem mais fácil que nos antigos. Como o sissybar "HoldFast" é uma peça única (diferentemente dos destacáveis antigos que eram três peças, sendo o encosto e os dois sideplates - com exceção de um destacável que usei na Sportster e do outro que veio na Deluxe - também originais HD - ambos não aceitavam o uso de bagageiro) , não há a chateação de desmontar todo o sissybar, realinhar peças e remontar (o que costuma ser fonte de problemas, conforme o próximo parágrafo) para montar a grelha.
Outra melhoria: nos modelos destacáveis antigos (em três peças), a rosca de fixação dos parafusos do bagageiro era parte do encosto. Isso era extremamente problemático, pois qualquer pequeno erro na instalação levava ao espanamento da(s) rosca(s) do encosto, inutilizando-a(s) e obrigando a levar a peça em torneiro para refazê-la(s) (quando possível) ou mesmo trocar o encosto ou soldar a tralha toda ou fazer algum tipo de gambiarra para reparo (quando não era mais possível refazer a rosca). Para completar, a referida peça é oca (para redução de peso), o que dificulta ainda mais qualquer tentativa de reparo. Passei por esse problema algumas vezes com o sissybar da Sportster (que vivia afrouxando a montagem com a própria vibração da moto, não havia Loctite que resolvesse - quase perdi o bagageiro em uma viagem curta naquela moto por conta disso). Pra piorar, os parafusos cônicos que eram utilizados nos sissybars antigos são bem chatinhos de se encontrar no mercado.
Nos modelos antigos de sissybar a rosca de fixação ficava na própria peça
A nova peça foi modificada: apenas dois parafusos (os dois inferiores de sustentação e posicionamento) são presos diretamente ao sissybar (e em uma seção de aço maciço, o que facilita - e muito! - uma eventual necessidade de reparo na rosca em caso de fazer burrada); o bagageiro é preso ao sissybar por 8 parafusos ao todo: dois são esses presos diretamente ao sissybar, e os 6 restantes vão em duas abraçadeiras (cada uma em duas peças) que literalmente "abraçam" o tubo do encosto. Essas abraçadeiras possuem orifícios por onde você passa parafusos e arruelas (padrão) e prende com contraporcas.
Esteticamente, o novo sistema perde um pouco para o modelo antigo, que era mais "limpo" sem as porcas e pontas de parafusos expostos, sem dúvida. Mas o benefício em facilidade de manutenção é enorme. Se você conseguir a proeza de estragar algum parafuso (cabeça torx) ou porca (autotravante tipo parlock), é só comprar novos de igual medida (até mudando o sistema de cabeça dos parafusos para um tipo allen ou sextavado se você, como eu, não gosta de manusear parafusos torx) , facilmente encontrados em qualquer boa loja de parafusos, por serem medidas padrão de mercado (se não me falha a memória os dois parafusos parafusos curtos - os que vão ao sissybar - são de 1/4"x1/4" e os longos de 1/4"x3/4", com porcas autotravantes de 1/4" e arruelas padrão). Note que não informei o passo da rosca, pois é uma informação desnecessária: ao trocar os parafusos troca-se também as porcas por outras compatíveis, desde que auto-travantes. A única possibilidade de dano à peça está na rosca que recebe os dois parafusos de sustentação (uma de cada lado), que tem reparo facilitado por ser em uma seção "maciça" (e não oca como nos modelos antigos como o da foto acima). De qualquer forma, o uso de 8 pontos de fixação em diversos ângulos (em vez de 4 paralelos 2 a 2 como nos modelos anteriores) reduz bastante a possibilidade de afrouxamento da peça pelo próprio manuseio da mesma (já que é normal usar o bagageiro como ponto de apoio ao retirar/remontar o sissybar destacável).
Esteticamente, o novo sistema perde um pouco para o modelo antigo, que era mais "limpo" sem as porcas e pontas de parafusos expostos, sem dúvida. Mas o benefício em facilidade de manutenção é enorme. Se você conseguir a proeza de estragar algum parafuso (cabeça torx) ou porca (autotravante tipo parlock), é só comprar novos de igual medida (até mudando o sistema de cabeça dos parafusos para um tipo allen ou sextavado se você, como eu, não gosta de manusear parafusos torx) , facilmente encontrados em qualquer boa loja de parafusos, por serem medidas padrão de mercado (se não me falha a memória os dois parafusos parafusos curtos - os que vão ao sissybar - são de 1/4"x1/4" e os longos de 1/4"x3/4", com porcas autotravantes de 1/4" e arruelas padrão). Note que não informei o passo da rosca, pois é uma informação desnecessária: ao trocar os parafusos troca-se também as porcas por outras compatíveis, desde que auto-travantes. A única possibilidade de dano à peça está na rosca que recebe os dois parafusos de sustentação (uma de cada lado), que tem reparo facilitado por ser em uma seção "maciça" (e não oca como nos modelos antigos como o da foto acima). De qualquer forma, o uso de 8 pontos de fixação em diversos ângulos (em vez de 4 paralelos 2 a 2 como nos modelos anteriores) reduz bastante a possibilidade de afrouxamento da peça pelo próprio manuseio da mesma (já que é normal usar o bagageiro como ponto de apoio ao retirar/remontar o sissybar destacável).
O novo bagageiro também possui (os usados nas motos antigas também tinham) orifícios para passagem de cintas de amarração, o que facilita muito o trabalho de amarrar a bagagem neles.
De resto...bem, é um bagageiro, não há muito o que se dizer. 😂😂😂😂
Bira, é possível instalar um sisy bar com bagageiro sem mudar a placa de local?
ResponderExcluirObrigado
Cara, considerando o tamanho de "outdoor" das placas brasileiras atualmente, eu creio que , ao menos na Heritage 2018, provavelmente não caiba. Dá pra enjambrar entortando um pouco o suporte de placa, puxando a parte superior pra "fora" (deitar a placa sob o bagageiro não pode, fica encoberto e dá multa). Na minha antiga Deluxe 2014, em que a placa ficava bem mais pra trás (o suporte era na própria lanterna traseira) ficava bem no limite.
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