Primeiramente, vamos dizer porque usei a palavra "novo" entre aspas no título: "novo" porque trata-se da volta de uma versão que já existiu no passado e havia sumido do catálogo da Harley-Davidson há alguns anos.
Mas então, vamos falar um pouco sobre a "nova" Harley-Davidson Electra Glide Standard.
O que é a Electra Glide Standard?
Em resumo, é uma Electra/Street Glide depenada.
Oferecida no mercado americano a partir de USD 18.999 (note: este preço não inclui os freios ABS, que são um opcional de mais 795 dólares), a Electra Glide Standard é oferecida apenas com o motor Milwaukee-Eight 107.
Mas o que ela tem de diferencial? Buenas, é mais fácil falar do que ela NÃO TEM:
- Não tem garupa (Vem com banco solo e sem pedaleiras/plataformas para passageiro);
- Não tem tour-pak;
- Não tem o sistema de som com navegação GPS (há um "buraco" que pode receber uma tampa para ser usado como porta-luvas no lugar do rádio, e o espaço dos alto-falantes possui apenas a tela);
- Não tem faróis auxiliares;
- Usa a suspensão mais baixa da Street Glide;
- Roda dianteira é a mesma aro 17" da Electra Glide Ultra Classic (e também da Road King oferecida no mercado americano), em vez da aro 19" da Street Glide;
- O ABS, como mencionado anteriormente, é um opcional de quase 800 dólares (mas no mercado americano isso também vale para as versões 107 da Road King, Street Glide e Road Glide).
Mas, ela mantém o cruise control. E só.
A marca vende a moto como "uma touring para quem quer só o essencial" (leia-se uma moto com carenagem "batwing" para quem considera os badulaques tecnológicos como "frescura"), mas o fato é: seu objetivo é ser apenas a Touring mais barata da linha, sendo que nos EUA ela é mais barata (ainda que a diferença seja de menos de 300 dólares) até mesmo do que a Road King (lembrando que a Road King americana, diferente da nossa Classic, vem com as mesmas rodas de liga leve da Electra Standard e malas rígidas pintadas na cor da moto), que, ainda que sem o "batwing", é mais completa que a Electra Standard, vindo já pronta para rodar com garupa (lembrando que na Road King vendida no mercado americano o ABS também é opcional). A Electra Standard (em que pese não ter os freios ABS) tem preço de tabela inferior até mesmo ao da Heritage Classic 107. Adicione um kit garupa (banco e pedaleiras) e seu preço chega facilmente ao da Street Glide 107 (que acrescenta o sistema de áudio).
Qual é o público-alvo REAL desta motocicleta?
O primeiro consumidor óbvio para esta moto está nos motociclistas que querem trocar suas motos mais antigas sem "quebrar o banco" (estamos falando de quase 6 mil dólares de diferença para uma Electra Glide Ultra Classic, que também tem motor 107 - ainda que com refrigeração híbrida). Outro consumidor "esperado" é aquele que quer equipar a moto a seu gosto, usando-a como uma tela em branco (por exemplo, há aqueles que não gostam do sistema de som original da moto). E podemos incluir também aquele cliente que não usa a moto para rodar com garupa como uma alternativa viável à Heritage Classic (se incluir o ABS, a Electra Standard custa 695 dólares a mais que a Heritage, sendo que a Softail já tem os freios ABS de série). Obviamente, a Motor Company vai ganhar bastante dinheiro vendendo acessórios para os clientes que adquirirem a Electra Standard (e as empresas do aftermarket vão entrar na onda).
Considerando-se o perfil de mercado adotado pela Harley-Davidson do Brasil, posicionando a marca como parte do mercado de motos premium de alto luxo, considero extremamente improvável que esta versão "popular" da Electra Glide venha a ser oferecido no mercado brasileiro um dia.
Considerando-se o perfil de mercado adotado pela Harley-Davidson do Brasil, posicionando a marca como parte do mercado de motos premium de alto luxo, considero extremamente improvável que esta versão "popular" da Electra Glide venha a ser oferecido no mercado brasileiro um dia.
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