segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Viagem Brasília-Buenos Aires (volta) - 17º Dia (13/04/2019)

Décimo sétimo dia - Revendo meus conceitos sobre Punta (13/04/2019)


Acordamos cedo para tomar nosso último café da manhã no Costa Colonia (medialunas maravilhosas) e saímos do hotel por volta de 10:00, rumo a Punta del Este.

O caminho já era conhecido por mim: as retas intermináveis da Ruta Nacional 1 até Montevideo, de lá um desvio pela Rambla Costaneira até chegar à Ruta Interbalneária. Trecho sem surpresas.

Chegamos a Punta por volta de 14:00, fizemos o check-in no hotel "2122" (da mesma rede do Costa Colonia, mesmo padrão de serviço) e saímos para almoçar. E esta foi a grande surpresa do dia...

Primeiro, na minha primeira estadia em Punta, o tempo estava feio, nublado e eu cheguei à cidade bem tarde, sem tempo para explorá-la adequadamente. Tinha, ainda, feito um trecho bem mais cansativo, saindo de Pelotas/RS (distância muito maior), fazendo aquele desvio inútil pela Ruta 16 para passar em frente ao tal Cabo Polonio (aquele desvio, com os 15km de chão só para VOLTAR à 9), sob forte calor que virou frio em 15 minutos perto de Rocha. Ou seja, na ida eu havia chegado a Punta no final da tarde, suado, cansado e estressado, literalmente de saco cheio.

Na volta, foi diferente. O dia estava lindo, céu de brigadeiro, nenhuma nuvem em vista. Temperatura agradável, 24 graus. Boa companhia, estava com minha esposa. Cheguei cedo, com tempo para curtir a cidade.


Então, em vez de simplesmente ir ao "restaurante mais próximo do hotel" como fui na ida, pudemos pegar a moto e rodar um pouquinho. Fomos ao espetacular Virazón, que fica de frente para a marina do Yacht Club.


Pedimos, além de entradas, dois pratos: um peixe brótola (estou tentando descobrir qual é o nome em português, já vi traduções diversas, desde bacalhau - o que definitivamente, não era - até abrotéia) ao molho de mostarda (para ela) e um risoto de cogumelos (para mim). O fato é que eu tinha me fartado num ceviche na entrada e não dei conta de encarar o risoto (que era o melhor risoto de cogumelos que já havíamos comido). O resultado? Clarissa gostou tanto do risoto que deixou o peixe todo (levamos, foi meu jantar naquele dia) e comeu o risoto (em tempo, o peixe também estava sensacional).

Sério, não sei porque todo mundo diz que o Uruguai é um país caro. Com exceção da gasolina, achei TUDO mais barato do que estou acostumado a pagar no Brasil, considerando, é claro, estabelecimentos de padrões parecidos. Talvez seja meu referencial distorcido, já que Brasília É uma cidade MUITO cara. Também estou considerando, é claro, o desconto do IVA nas compras feitas com cartão estrangeiro (aproximadamente 18%), o que cobre com folga o que pagamos de IOF nas compras internacionais.

Saímos do restaurante e ficamos um pouco junto aos locais, que sentam ali no gramado com vista para o  Yacht Club, tomando seu mate, batendo papo, etc.


De lá, fizemos um rápido "tour" de moto pela Rambla de Punta. Paramos em frente a um oratório (N.S. Candelária), em um local com visual sensacional. Esse "cascalho" visível nas fotos não é cascalho: são CONCHAS trazidas pela própria maré e que vão se acumulando ali (o cheiro é bem forte).



Fizemos algumas fotos (daí veio o lema "Sonha. Corre atrás e realiza." que tenho citado diariamente em meus posts do Instagram desde esse dia, pois passou a ser algo recorrente, todo dia via em algum lugar alguma mensagem sobre isso.



A primeira foi esse grafite escrito "Sueña" ("sonha" em espanhol) na parede, próximo ao santuário.


Do santuário, demos uma paradinha rápida para a(s) tradicional(is) foto(s) no "Los Dedos", sendo que dessa vez eu não saí com cara de cansado (e as fotos ficaram MUITO mais legais).





De lá, voltamos ao hotel, de onde não mais saímos (exceto para uma cervejinha no Cornelio & Co., ao lado do hotel). 


Algumas fotos 360 do dia de hoje:





Vídeo 360 do dia, aqui, recomendo assistir em tela cheia:




O dia de amanhã será mais puxado, especialmente para a minha esposa que não é tão habituada a andar na garupa da moto por longas distâncias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...