domingo, 29 de setembro de 2019

Viagem Brasília-Buenos Aires (volta) - 16º Dia (12/04/2019)

Décimo-segundo dia - Explorando Colonia (12/04/2019)

Hoje (novamente) deixamos a moto descansar no hotel e pegamos um remis rumo ao centro antigo, para explorar a (charmosíssima, devo dizer) cidade de Colonia del Sacramento.

Antes de mostrar um pouco da cidade, vamos lembrar um pouquinho de História.

Como se lembram, o Brasil era uma colônia portuguesa. Tivemos nossa independência em 7 de setembro de 1822. Agora, o que pouca gente se lembra, é que a banda oriental do Uruguai já foi parte do Brasil. A região, de domínio português, tinha o nome de Província Cisplatina, cuja primeira cidade foi a Colónia do Santíssimo Sacramento, fundada em 1680. De fato, Colônia era considerada praticamente a "capital" do território português do que hoje é o Uruguai, enquanto que Montevideo (fundada em 1725), era a capital do território espanhol.

Quase três anos depois de nossa independência, mais especificamente no dia 25 de agosto de 1825, os uruguaios, com apoio de tropas argentinas, expulsaram os brasileiros e portugueses de seu território, declarando a independência da Republica Oriental del Uruguay

Voltando ao período de domínio luso-brasileiro na banda oriental do Uruguai (mais notadamente em Colónia), o estabelecimento português na Colônia do Sacramento — situada em frente a Buenos Aires — rapidamente converteu-se em um importante centro comercial; ali, os portugueses conduziam mercadorias contrabandeadas provenientes do Rio de Janeiro, especialmente açúcar, aguardente, tabaco e escravos, que eram trocados pelo charque e pela prata proveniente do Peru.

Essa importância comercial da cidade de Colónia do Sacramento para os portugueses explica a grande influência cultural/histórica/arquitetônica lusitana na cidade, que possui muitas construções históricas decoradas com azulejos (arte tipicamente portuguesa) e até mesmo um "Museu do Azulejo". Artesanatos de azulejaria são uma lembrancinha comum da cidade.

Nos dias atuais, a área turística de Colonia é dividida em duas regiões principais: o centro histórico (la ciudadela) e o centro "nuevo", área mais moderna da cidade onde ficam concentrados os cassinos, residências e hotéis. Há ainda a Intendencia (município) de Real de San Carlos, mais ao norte, que é conurbada com Colonia e pode ser visitada seguindo a Rambla. Há ainda os bairros de Los Nogales e Balneario Ferrando, que não visitamos.

Esta avenida , a General Flores, praticamente "divide" Colonia entre o Centro Histórico e o Centro "novo"

Iniciamos nosso passeio do Centro Histórico pela muralha da cidadela. Infelizmente não foi possível passar pela ponte e pelo "Portão de Armas" pois estavam em obras.

De lá, segue-se para a Praça 25 de Maio, passando pela Calle de los Suspiros.

Há várias lendas sobre a origem do nome da rua. As duas mais famosas dizem respeito: 1 - ao fato que condenados à morte passavam por essa rua antes de serem enforcados e jogados ao mar,sendo a rua onde eles davam seus "últimos suspiros"; 2 - outra lenda diz que nessa rua funcionavam bordéis, e como era uma cidade portuária, os marinheiros "suspiravam" pelas moças da noite.

Na Praça 25 de maio fica o Farol de Colonia, pode-se pagar para subir suas escadarias mas optamos por não fazê-lo.

Seguimos pela margem do rio, passando pelo Yacht Club e o píer.

Voltamos à Praça 25 de Maio passando pela Basílica do Santíssimo Sacramento. De lá, paramos em um café para comer empanadas e tomar uma (sensacional) cerveja artesanal local (Maltik Blonde Ale).

Na hora de pagar a conta, uma surpresa. O estabelecimento era novo (inaugurado há menos de dez dias!) e ainda não tinha máquina de cartão. Tive que ficar lá esperando enquanto Clarissa corria até a casa de câmbio mais próxima para trocar uns reais por pesos uruguaios.

Vista da Plaza 25 de Mayo

Enquanto esperava, tomei mais umas cervejinhas  he he he (incluindo uma Carlsberg que há anos não tomava já que não vendem mais no Brasil). As empanadas (excelentes, aliás) foram nosso almoço do dia.

Paga a conta, pegamos o remis de volta ao hotel. Descemos uns 300 metros antes, pois estava ocorrendo uma prova de ciclismo, uma etapa da Volta del Uruguay. Assistimos um pouco da corrida e concluímos o passeio do dia.

Chegando ao hotel, um monte de motocicletas no estacionamento! Os policiais que estavam fazendo a segurança da prova estavam todos hospedados lá.

À noite, saímos para jantar em um restaurantezinho que não recordo o nome (eu havia escrito esse relato, bem como o do dia anterior, no dia seguinte, mas perdi o rascunho e tive que fazer tudo de novo mais de um mês depois - por sorte o resto dos relatos da viagem feitos "mais em tempo real" não foram perdidos - só os do 15º e 16º dia estão pecando nos detalhes).

Algumas fotos 360 graus desse dia:

Para o 17º dia, o destino é Punta del Este.