Juntamente com o lançamento da nova linha Softail, a Harley-Davidson apresentou toda uma nova linha de acessórios específicos para a nova linha.
Ocorre que com a mudança do quadro e motorização, os acessórios utilizados nas Softails até 2017 (há exceções, que serão tratadas em um post mais à frente) não são mais compatíveis.
Dessa forma, considerando que:
- uma Harley-Davidson 100% original é algo que só existe no show room da concessionária (ou como os fãs da marca gostam de dizer: "Não existem duas Harley-Davidsons exatamente iguais fora da loja";
- boa parte do lucro da Motor Company vem da venda de acessórios, principalmente quando a venda é feita junto com uma moto zero km;
- boa parte dos clientes acabam equipando a moto com itens de conveniência já quando saem da loja, principalmente nos EUA, em que a diferença de preço entre os acessórios originais e os aftermarket não é TÃO grande assim (e não raro encontram-se acessórios aftermarket que são até MAIS CAROS que os oferecidos nas concessionárias americanas) - no Brasil a opção pelo "paralelo" ainda costuma ser financeiramente mais atraente ao cliente, temos excelentes fabricantes nacionais com preços bem mais convidativos que os acessórios originais de fábrica - resta aguardar os lançamentos de acessórios para a linha 2018;
a Motor Company aproveitou, então, o lançamento da nova linha para apresentar toda uma linha de acessórios pensados exclusivamente nas Softails 2018. Essa nova linha compreende de sissy bars, bagageiros e bancos até kits de performance (até o stage IV para as M8-107 e até o stage III para as M8-114); de aros de farol a tampinhas derby cover; de pedaleiras, plataformas e manoplas diferenciadas até alforges e pára-brisas (para aqueles modelos que não os têm de fábrica).
Embora o lançamento da nova linha Softail seja relativamente recente, começam, também, a surgir opções no aftermarket, especialmente os relacionados a upgrades de performance (mais notadamente para o stage I). Já há boas opções de sistemas de escapamento (desde ponteiras até sistemas completos) de marcas consagradas como Vance & Hines e Two Brothers, opções de sistemas de admissão (filtros de ar) são as mesmas que já se aplicam à linha Touring com o motor M8 (ou seja, com o maior tempo de mercado desse motor, já apareceram mais opções) e, no quesito de sistemas de gerenciamento/remapeamento de injeção eletrônica, os mesmos módulos de gerenciamento (como Dynojet Power Vision e Vance & Hines Fuelpak FP3) usados desde a implantação do CAN-BUS na linha (2014 para Touring e Sportster, 2011 para Softail e Dyna) são 100% compatíveis com o M8. Este será o assunto para um post futuro mais detalhado.
Embora o lançamento da nova linha Softail seja relativamente recente, começam, também, a surgir opções no aftermarket, especialmente os relacionados a upgrades de performance (mais notadamente para o stage I). Já há boas opções de sistemas de escapamento (desde ponteiras até sistemas completos) de marcas consagradas como Vance & Hines e Two Brothers, opções de sistemas de admissão (filtros de ar) são as mesmas que já se aplicam à linha Touring com o motor M8 (ou seja, com o maior tempo de mercado desse motor, já apareceram mais opções) e, no quesito de sistemas de gerenciamento/remapeamento de injeção eletrônica, os mesmos módulos de gerenciamento (como Dynojet Power Vision e Vance & Hines Fuelpak FP3) usados desde a implantação do CAN-BUS na linha (2014 para Touring e Sportster, 2011 para Softail e Dyna) são 100% compatíveis com o M8. Este será o assunto para um post futuro mais detalhado.
Boa parte dos novos acessórios é intercambiável dentre os vários modelos da linha Softail, salvo algumas opções específicas em virtude das particularidades de cada modelo (a Fat Boy e a Breakout exigem alguns acessórios específicos em razão da maior largura de seus pneus traseiros; a Fat Bob exige outros diferenciados em função do escape elevado e da sua parte frontal totalmente diferente das demais motos da linha; e por aí vai).
Cabe ressaltar que alguns poucos acessórios da linha antiga podem ser usado nas novas, e alguns poucos dos acessórios lançados para 2018 também podem (essa compatibilidade é oficial, ou seja, com o aval da Harley-Davidson, conforme lista de aplicações no catálogo da Motor Company) ser usados nas antigas: falo especificamente das lentes de piscas e lanternas; a tampa derby cover (que no motor M8 mantém as mesmas medidas e padrão de parafusos dos Twin Cam); pedaleiras e manoplas (as manoplas são as mesmas dos modelos com acelerador eletrônico, desde 2013 nas Tourings e 2016 nas Softails).
Vamos, então, como diria Jack, "por partes".
Como foi alterado todo o quadro da motocicleta, os pontos de ancoragem de acessórios destacáveis (como sissybars e bagageiros) foram modificados, não sendo as motos novas compatíveis com os acessórios antigos. Isto significa que se você trocar sua Softail/Dyna antiga numa Softail 2018, não poderá aproveitar seu sissybar por exemplo. A diferença de distância entre os pontos de ancoragem do modelo anterior para o atual é da ordem de 2" (5cm), sendo o espaçamento menor nas motos novas em relação às antigas.
A nova linha de destacáveis para as Softail recebeu o nome comercial de Holdfast (podemos traduzir grosseiramente como "prenderápido") e tem como alardeada a característica de ser muito mais fácil de engatar e desengatar que os acessórios antigos. Pessoalmente, torço para que essa promessa se cumpra, pois o sistema de travas do sissybar antigo (que era compartilhado com as outras motos da linha - a trava com chave que uso no sissybar da minha Deluxe, por exemplo, eu aproveitei da minha antiga Sportster, variando apenas a distância entre os pontos de ancoragem) é meio "chatinho" de usar, especialmente quando se usa a tranca com chave para evitar furtos.
A linha HoldFast é composta, basicamente, dos seguintes tipos de itens:
Devemos lembrar que a (suposta) maior facilidade para a instalação/retirada dos destacáveis torna ainda mais imperativa a utilização de uma trava de segurança (adivinhe: vendida à parte).
Toda a linha de acessórios HoldFast, com suas respectivas tabelas de aplicação, part numbers e preços sugeridos (nos EUA) encontra-se disponível no site da Harley-Davidson USA, especificamente neste link.
Para quem gosta de mudar pequenos detalhes visuais da moto (e qual dono de Harley-Davidson não gosta?) , a grande novidade é a linha Brass (bronze). Trata-se de uma linha de acessórios completa, composta de itens como derby covers, manoplas, pedaleiras e tampinhas diversas, cujo principal atrativo é serem confeccionadas em bronze. Isso mesmo, não é um acabamento imitando bronze, as peças são esculpidas (provavelmente via processo CNC) diretamente a partir de bronze.
São o item ideal para quem curte um visual steampunk em detalhes da sua motocicleta e, devo dizer, combinam PERFEITAMENTE com a nova Fat Bob (até mesmo porque ela já possui os escudos de calor do escapamento pintados na cor bronze).
Claro, boa parte deles são 100% compatíveis também com os modelos mais antigos, e alguns dos itens da nova linha foram desenvolvidos, de fato, para uso com motores Twin Cam. Então, não é um lançamento para uso exclusivo nos novos modelos, mas sim uma linha de acessórios para qualquer Harley-Davidson fabricada a partir de 2002.
Você pode conferir a linha de acessórios Brass, com suas respectivas tabelas de aplicação, part numbers e preços sugeridos (nos EUA) no site da Harley-Davidson USA, através deste link.
Derby Cover da linha Defiance Chrome (Foto: Divulgação)
Assim como a nova linha Brass (acima), também há uma nova linha de acessórios cromados, esta com maior foco nos modelos com motor Milwaukee-Eight. Trata-se da linha Defiance Chrome, composta por itens diversos, desde manoplas e pedaleiras até derby covers e tampas de cabeçote.
Lembre-se que embora o foco da linha seja os novos modelos, alguns itens como capas de eixo, pedaleiras, manoplas, plataformas e derby covers também podem ser utilizados nos modelos anteriores da linha Softail/Touring, e alguns deles até mesmo em Dynas, Sportsters, Streets e até V-Rods. As manoplas, por exemplo, existem em versões para aceleradores throttle-by-wire e para aceleradores com acionamento via cabo.
Você pode conferir a linha de acessórios Defiance Chrome, com suas respectivas tabelas de aplicação, part numbers e preços sugeridos (nos EUA) no site da Harley-Davidson USA, através deste link.
Há, ainda, uma variação Black da linha Defiance, porém ela não é tratada como uma "coleção" pela Motor Company. Você poderá conferir alguns dos itens neste link (que é uma pesquisa que inclui também os itens da coleção Defiance Chrome.
Os alforges são oferecidos em dois padrões de acabamento: liso (sem as tachinhas usadas na Heritage) e com fivelas em bronze (para combinar com os itens da linha Brass). Para os Tour-Paks, há ainda uma terceira opção, com com as tachinhas pretas retangulares, pensada para combinar com os alforges laterais originais da Heritage Classic.
Há, ainda, um modelo de alforge lateral fixo idêntico ao original da Heritage Classic, mas sem as tachinhas, para uso nas motos que vêm sem o equipamento, tais como a Deluxe.
Ainda não há um kit para transformar os alforges fixos em destacáveis, mas acredito que será apenas uma questão de tempo até que a Harley-Davidson ou alguma empresa do aftermarket americano (por exemplo a fabricante dos EasyBrackets, que desenvolveu uma versão de seu sistema de engate rápido de alforges específica para os alforges fixos da Heritage de geração anterior) desenvolva tal kit de acessório. Como o braço de sustentação dos alforges fixos encaixa-se exatamente da mesma forma dos braços de sustentação dos alforges destacáveis da Sport Glide, é perfeitamente possível que tenhamos essa opção para as Heritage Classic em breve.
Lançamento: linha de destacáveis HoldFast
A nova linha de destacáveis para as Softail recebeu o nome comercial de Holdfast (podemos traduzir grosseiramente como "prenderápido") e tem como alardeada a característica de ser muito mais fácil de engatar e desengatar que os acessórios antigos. Pessoalmente, torço para que essa promessa se cumpra, pois o sistema de travas do sissybar antigo (que era compartilhado com as outras motos da linha - a trava com chave que uso no sissybar da minha Deluxe, por exemplo, eu aproveitei da minha antiga Sportster, variando apenas a distância entre os pontos de ancoragem) é meio "chatinho" de usar, especialmente quando se usa a tranca com chave para evitar furtos.
A linha HoldFast é composta, basicamente, dos seguintes tipos de itens:
- sissybars ("sissybar uprights");
- bagageiros para uso conjugado ao sissybar (chamados de "sport luggage rack");
- bagageiros para uso SEM sissybar ("detachable luggage rack");
- suportes para Tour-Pak ("detachable Tour-Pak Luggage Mounting Rack");
- sistema de ancoragem ("docking hardware kit") , peça obrigatória para o uso dos destacáveis;
- travas de segurança anti-furto ("locking latch");
Para todos os acessórios da linha HoldFast, há versões com acabamento em preto brilho ou cromado, e para pára-lama estreito (Deluxe, Heritage, Slim, Street Bob) ou largo (Breakout/ Fat Boy), além de algumas variações para modelos específicos como a Fat Bob e Sport Glide. Os bagageiros para uso sem sissybar e os suportes para Tour-Pak apresentam, ainda, versões para uso com garupa (two-up) e sem garupa (com banco solo).
Para uso de qualquer acessório da linha HoldFast é obrigatória a aquisição dos dockings, que são vendidos à parte.
Da mesma forma, para uso dos sissybars é altamente recomendável (embora não obrigatório) para um maior conforto do usuário a aquisição das almofadas, que também são vendidas à parte.
Devemos lembrar que a (suposta) maior facilidade para a instalação/retirada dos destacáveis torna ainda mais imperativa a utilização de uma trava de segurança (adivinhe: vendida à parte).
Toda a linha de acessórios HoldFast, com suas respectivas tabelas de aplicação, part numbers e preços sugeridos (nos EUA) encontra-se disponível no site da Harley-Davidson USA, especificamente neste link.
Lançamento: linha de acessórios Brass (bronze)
São o item ideal para quem curte um visual steampunk em detalhes da sua motocicleta e, devo dizer, combinam PERFEITAMENTE com a nova Fat Bob (até mesmo porque ela já possui os escudos de calor do escapamento pintados na cor bronze).
Claro, boa parte deles são 100% compatíveis também com os modelos mais antigos, e alguns dos itens da nova linha foram desenvolvidos, de fato, para uso com motores Twin Cam. Então, não é um lançamento para uso exclusivo nos novos modelos, mas sim uma linha de acessórios para qualquer Harley-Davidson fabricada a partir de 2002.
Você pode conferir a linha de acessórios Brass, com suas respectivas tabelas de aplicação, part numbers e preços sugeridos (nos EUA) no site da Harley-Davidson USA, através deste link.
Lançamento: Linha Defiance Chrome
Derby Cover da linha Defiance Chrome (Foto: Divulgação)
Assim como a nova linha Brass (acima), também há uma nova linha de acessórios cromados, esta com maior foco nos modelos com motor Milwaukee-Eight. Trata-se da linha Defiance Chrome, composta por itens diversos, desde manoplas e pedaleiras até derby covers e tampas de cabeçote.
Lembre-se que embora o foco da linha seja os novos modelos, alguns itens como capas de eixo, pedaleiras, manoplas, plataformas e derby covers também podem ser utilizados nos modelos anteriores da linha Softail/Touring, e alguns deles até mesmo em Dynas, Sportsters, Streets e até V-Rods. As manoplas, por exemplo, existem em versões para aceleradores throttle-by-wire e para aceleradores com acionamento via cabo.
Você pode conferir a linha de acessórios Defiance Chrome, com suas respectivas tabelas de aplicação, part numbers e preços sugeridos (nos EUA) no site da Harley-Davidson USA, através deste link.
Há, ainda, uma variação Black da linha Defiance, porém ela não é tratada como uma "coleção" pela Motor Company. Você poderá conferir alguns dos itens neste link (que é uma pesquisa que inclui também os itens da coleção Defiance Chrome.
Lançamento: Bancos para as Softail 2018
De acordo com a Harley-Davidson, os assentos desenvolvidos para os modelos anteriores de Softail também são incompatíveis com os modelos 2018. Por conta disso, a linha Softail 2018 possui novas opções de bancos, composta pelas seguintes linhas:- Sundowner Seats
- Reach Seats
- Tallboy Seats
- Hammock Touring Seats
Note que deixaram de existir para as novas Softail tanto a linha Badlander e a linha de assentos com colchão de ar Road Zeppelin (ainda existem as almofadas Road Zeppelin para amarração sobre o assento).
A linha Sundowner é uma velha conhecida dos proprietários de Harley-Davidson. Trata-se de uma linha de bancos mais confortáveis (alterações na largura e na camada de espuma) que possuem acabamento idêntico aos originais de cada modelo (há inclusive uma versão para a Heritage Classic com as novas tachinhas retangulares pretas), e oferecidos em versões inteiriças (peça única para piloto e garupa), "solo" (só para o piloto, permitindo usar sem a garupa, com a garupa original, ou com uma garupa Sundowner).
As linhas Reach e Tallboy são as linhas de assentos cuja finalidade é o ajuste de ergonomia para a estatura do piloto, sendo a linha Reach destinada aos pilotos mais baixos, aproximando o piloto dos comandos da moto, e a Tallboy para os mais altos, que se sentem "espremidos" nos bancos originais.
A grande novidade para as Softail 2018 é a linha Hammock Touring Seats (que já existia para as Touring), que vem substituir a antiga linha Road Zeppelin como o "assento de conforto supremo". É uma linha de bancos que apesar de não ser exatamente "feia", está longe do ideal daqueles que colocam a beleza de suas motos acima de qualquer outra coisa... ao contrário, é direcionada àqueles que preferem abrir mão de um pouco de estética para ter o máximo de conforto possível.
Estes assentos, além de serem os mais largos e com mais espuma em toda a linha, possuem um sistema de suspensão interna que, de acordo com a Motor Company, permite um deslocamento vertical de até duas polegadas (aproximadamente cinco centímetros!), funcionando exatamente como uma segunda suspensão dentro do banco. O paralelo mais próximo que consigo fazer para tentar explicar é com os bancos amortecidos das Road King Police.
Os bancos da linha Hammock possuem, ainda, uma costura diferenciada, com acabamento "diamante" na parte central dos assentos, e são oferecidos apenas em versão interiça (piloto e garupa em peça única). São, também, os únicos bancos (originais Harley-Davidson, é claro) compatíveis com a nova Softail a possibilitarem a instalação de encosto lombar para o piloto.
No vídeo a seguir, você verá uma Heritage Classic (edição 115th Anniversary) equipada com o pacote completo de conforto para viagens a dois (Tour-Pak na base destacável, assento Hammock e encosto para o piloto).
Neste link, você verá as opções oferecidas pela Harley-Davidson no que diz respeito a bancos, sissybars e almofadas de sissybar para toda a linha Harley-Davidson (não se esqueça de escolher na página para qual ano e modelo específico você deseja filtrar a lista), com seus respectivos part numbers e preços sugeridos nos EUA.
Lançamento: Bagagem para as Softail 2018
Foram lançadas também novas opções de bagagem, que incluem opções de alforges laterais destacáveis, e bauletos Tour-Pak rígidos, forrados em vinil, com encosto para a garupa. Os Tour-Paks, especificamente, podem ser utilizados em qualquer motocicleta Harley-Davidson com o suporte adequado, já os alforges laterais foram desenvolvidos especificamente para as novas Softails (os pontos de ancoragem são os mesmos dos destacáveis HoldFast).Os alforges são oferecidos em dois padrões de acabamento: liso (sem as tachinhas usadas na Heritage) e com fivelas em bronze (para combinar com os itens da linha Brass). Para os Tour-Paks, há ainda uma terceira opção, com com as tachinhas pretas retangulares, pensada para combinar com os alforges laterais originais da Heritage Classic.
Há, ainda, um modelo de alforge lateral fixo idêntico ao original da Heritage Classic, mas sem as tachinhas, para uso nas motos que vêm sem o equipamento, tais como a Deluxe.
Ainda não há um kit para transformar os alforges fixos em destacáveis, mas acredito que será apenas uma questão de tempo até que a Harley-Davidson ou alguma empresa do aftermarket americano (por exemplo a fabricante dos EasyBrackets, que desenvolveu uma versão de seu sistema de engate rápido de alforges específica para os alforges fixos da Heritage de geração anterior) desenvolva tal kit de acessório. Como o braço de sustentação dos alforges fixos encaixa-se exatamente da mesma forma dos braços de sustentação dos alforges destacáveis da Sport Glide, é perfeitamente possível que tenhamos essa opção para as Heritage Classic em breve.
No vídeo a seguir uma demonstração do novo Tour-Pak instalado em uma Heritage Classic:
Note que o espaço dele (42 litros) é suficiente para (se for este o objetivo) guardar apenas um capacete, não sendo uma opção interessante caso você tenha vontade de guardar dois capacetes (a culpa nem é tanto da capacidade do bauleto, mas do seu formato mais "quadrado"). Outro porém é que não existe uma "grelha" para colocar sobre o Tour-Pak visando complementar a bagagem, então se você realmente precisar do espaço extra para bagagem (não se esqueça dos limites de peso suportado pela base de Tour-Pak HoldFast!) , pode ser mais interessante buscar outras opções para usar na base HoldFast, sejam da própria Harley-Davidson (Tour-Paks originais de antigas Touring? Das Road King?), sejam paralelas.
Complementam a linha de bagagem acessórios complementares como trancas para alforges e outros.
Neste link, você verá as opções oferecidas pela Harley-Davidson no que diz respeito a bagagem (o que inclui os racks, destacáveis ou fixos) para toda a linha Harley-Davidson (não se esqueça de escolher na página para qual ano e modelo específico você deseja filtrar a lista), com seus respectivos part numbers e preços sugeridos nos EUA.
O que vem por aí?
No próximo artigo, vamos falar sobre as opções já disponíveis (tanto originais da Harley-Davidson quanto aftermarket) no mercado americano e brasileiro (sim!) para a primeira modificação que (quase) todo proprietário de Harley-Davidson faz ou quer fazer, o famoso "stage I" (troca de filtro de ar e escapamento). Até lá!
Nesse caso aqui entao, a minha é uma exceção, uma sporster xl 1200 ca completamente original , eles ( a hd ) fez a moto como eu queria , tanto que de amigos sempre escuto ... nem parece uma harley ... e portanto vai continuar assim para sempre .
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