quinta-feira, 1 de março de 2018

"Teste" do sissybar JJ Custom

Então, como ainda não levei minha esposa pra passear na moto nova porque não quero levá-la sem um sissybar, acabei comprando um da JJ Custom, daqueles baratinhos do MercadoLivre (420 reais).




Optei pelo modelo na cor preta brilho.

O acessório vem bem embalado, com caixa personalizada do fabricante, etiqueta de código de produto, manual de instalação e certificado de garantia; mas assim como a empresa não é localizada em lugar algum na Internet, a documentação fornecida também não tem qualquer informação de contato do fabricante, serviço de atendimento ao cliente, etc. Todavia, veio um cartão da loja que me vendeu o produto por meio do MercadoLivre. 







O sissybar tem um acabamento até caprichado pelo preço, a pintura é eletrostática, os parafusos também são pintados em preto e as porcas utilizadas são do tipo auto-travante. Há um bar and shield gravado na traseira do encosto. Não posso falar sobre a qualidade do cromo na versão cromada, já que não foi a avaliada.

Os pontos de encaixe dos parafusos do encosto permitem alguns ajustes de inclinação e posição do encosto.




Como o sissybar não é compatível com os dockings originais da HD (medidas diferentes), foi necessário substituí-los. O processo é simples, basta remover cada alforge (preso por dois parafusos tipo torx medida T45 - nas espadas e encaixado próximo à pedaleira traseira) e substituir os dockings, colocando os alforges de volta no lugar na ordem inversa e utilizando os parafusos fornecidos (tipo allen com cabeça de 5/16").

A compatibilidade do sissybar com o banco garupa original da moto é tranquila (*), em que pese o  encosto ser bem baixo.

 
O sissybar JJ com o banco original

Com o banco garupa Sundowner que eu uso na garupa da Heritage, todavia, a situação é diferente. Como o banco Sundowner, além de mais "gordo", é mais alto, o sissybar simplesmente não cabe com ele (sequer consegue alcançar os dockings, além de os parafusos laterais ficarem "roçando" no estofamento, com risco de rasgá-lo - lembrando que isso só ocorre com o banco  garupa Sundowner, não com o original da moto). Ou seja, infelizmente não me serve, e como (por falta de tempo pra mexer com isso) perdi o prazo de 7 dias de arrependimento de compra, coloquei de volta à venda de novo, em grupos do Facebook. 


Não cabe com o banco Sundowner - a estrutura e parafusos pega no estofamento e nem alcança os dockings

Resumo da ópera sobre o sissybar da JJ: as únicas contraindicações são para o uso com bancos do tipo conforto, como o Sundowner, ou se você gosta de sissybar mais alto. Com o banco original, ele serve perfeitamente.


Com o banco original, tudo tranquilo

Se as abas (chamados de "braços" no manual) laterais fossem alguns centímetros mais altas (digamos uns 8 a 10cm de cada lado), ficaria ainda melhor, já que particularmente não gosto de sissybars muito baixos. É uma boa alternativa (de baixo custo) para uso nas novas Softails com pneu fino.

Obs: há um modelo de sissybar da JJ para Softails 2018 que é mais alto e tem bagageiro, que custa em torno de 800 reais no MercadoLivre, mas os braços são iguais, a mudança é na alça e no encosto, ou seja, também não será compatível com banco conforto: os parafusos continuarão roçando no forro do banco. Este modelo com bagageiro também só é encontrado em versão cromada, não estando disponível no acabamento preto brilho. 




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