terça-feira, 21 de agosto de 2018

Apresentação da linha 2019 nos EUA

A linha 2019 apareceu, hoje, no site da Harley-Davison USA.

Vamos às novidades?

Linha Sportster - um ano de sobrevida 


Diferentemente do que eu imaginei, a linha Sportster ganhou mais um ano de sobrevida, e provavelmente só será substituída quando a nova plataforma (que inclui a Pan America e a Streetfighter) chegar ao mercado em 2020. 

Para a linha Sportster, além de novas cores e das novas versões já apresentadas anteriormente pela marca (Iron 1200 e Forty-Eight Special), não há novidades relevantes.

Novidades da linha Softail

Para a linha Softail, a grande novidade está no modelo FXDR, que a meu ver busca atender, ao mesmo tempo, aos órfãos da antiga FXR e e àqueles órfãos da V-Rod que não embarcaram na Fat Bob.



Oferecida exclusivamente com o motor Milwaukee-8 de 114 polegadas cúbicas (ao preço de tabela de USD 21.349), utiliza um pneu traseiro largo (240mm) e como principal novidade, a balança traseira e o subchassi em alumínio, visando redução de peso. 



A moto pesa apenas 288kg, um peso bem reduzido para uma Softail. Para comparação, a Breakout pesa 295kg. Sete quilos parecem pouco, mas fazem uma grande diferença, especialmente quando a redução de peso está em pontos estratégicos da motocicleta, melhorando o posicionamento do centro de gravidade, o que é importantíssimo para a capacidade da moto em fazer curvas. 




Além disso, a FXDR usa suspensão dianteira tipo invertido e vem com um novo escapamento 2x1 bem "moderno" (para os padrões visuais da marca, que fique bem claro), bem como um novo sistema de filtro de ar exclusivo.

Por fim, a FXDR um mini-fairing sobre o farol em LED e um novo painel de instrumentos compacto em LCD (que diferentemente do utilizado na Breakout e Street Bob não faz parte do riser do guidão). Aliás, vale mencionar: a FXDR utiliza semiguidões presos diretamente à mesa, ou seja, não há risers. 


Podemos dizer que a FXDR, embora ainda seja uma Softail, já é um preparativo para as novidades de 2020, quebrando com vários conceitos tradicionais da marca. 

Fora a FXDR (que trouxe a linha Softail para um total de DEZ modelos, fora as variações de motorização 107-114 para um mesmo modelo, que se consideradas levam a linha Softail a um total de QUATORZE modelos), novidades na linha Softail 2019 se resumem a novas cores. Para aqueles que esperavam um retorno do cromo e dos pneus faixa branca à Heritage Classic, ainda não foi dessa vez: ela continua com o acabamento todo em preto (que eu, particularmente, adoro, por sua praticidade - é bom demais não ter que se preocupar tanto com lavar a moto toda hora hehehehe), mas dentre as novas opções de cores, há uma que particularmente achei muito bonita,uma pintura tipo saia-e-blusa chamada de "Billiard Blue/Billiard White" (ou seja, azul e branco bola de bilhar):

Heritage 2019 em "Billiard Blue/Billiard White"


Claro, há outras opções de cores para a Heritage, algumas de muito bom gosto (e outras nem tanto, como o horroroso Kinectic Green - até gostei da cor, mas detestei os grafismos nessa pintura), e as novas combinações também vêm para os demais modelos. As opções de motorização se mantém, continuando as Deluxe/Street Bob/Slim/Low Rider/Sport Glide a serem oferecidas exclusivamente com o motor 107, Heritage/Fat Boy/Fat Bob/Breakout continuam a ser oferecidas com opção de 107 e 114 (lembrando que no Brasil não temos a Heritage 114 nem a Breakout 107, tampouco a Lowrider  e Sport Glide em qualquer versão - isso pode mudar para 2019) e a FXDR exclusivamente com o 114. 

Uma das novas opções de cores da Low Rider 2019


Linha Touring


Para a linha Touring, há mais novidades.

Além das novas cores de praxe a cada ano, agora os modelos Touring "Special" deixaram de ser oferecidos com o motor 107, para serem oferecidos apenas com o motor 114, embora com refrigeração apenas ar-óleo.  Isto vale tanto para a Street Glide, quanto para a Road Glide e a Road King. Permanecem os demais diferenciais para as versões "standard", como as malas alongadas, rodas diferenciadas e acabamento em preto no lugar do cromo. 

A Road King Special 2019, agora exclusivamente com o motor 114


Já nas versões "Standard" da Road King, Street Glide e Road Glide permanece como única opção o motor 107. Vale lembrar que no mercado americano não existe a "Road King Classic" como conhecemos, e sim a Road King Standard, que usa rodas de liga leve e alforges pintados na cor da moto (diferentemente de nossa Classic que usa rodas raiadas e alforges rígidos forrados em couro).  

A Road Glide Standard, oferecida apenas com o motor 107


Para as versões "Ultra" (Electra Glide Ultra Classic, Ultra Limited, Ultra Limited Low e Road Glide, além, é claro, do triciclo Tri-Glide Ultra), a única opção de motorização continua a ser o "twin-cooled" (água-ar-óleo) de 114 polegadas cúbicas (com exceção da Electra Glide Ultra Classic, que agora tem como único diferencial para a Ultra Limited o uso de um motor "twin-cooled" de 107 polegadas cúbicas, o que não me parece fazer muito sentido - eu entenderia se a Electra fosse posicionada como uma "Standard" com motor 107 refrigerado a ar-óleo e por um preço um pouquinho mais baixo).


O TriGlide Ultra (tecnicamente não é uma Touring, mas enfim...)

também tem como única opção de motor o M8-114


Há ainda novas opções de cores para as CVO, que permanecem com o motor M8 de 117 polegadas cúbicas como opção.

Para as versões Special (com exceção, é claro, da Road King, já que ela não usa carenagem), Ultra e CVO, há ainda um novo sistema de infotainment (para as versões Standard foi mantido o mesmo sistema de áudio oferecido até então). Não há muitos detalhes, mas a descrição oficial no site nos leva a crer que o novo sistema será compatível com Android Auto/Apple CarPlay, provavlemente para integração com aplicativos como o Waze e o Spotify (a confirmar editado: compatibilidade com Apple CarPlay - obrigatório o uso de headset cabeado ou Bluetooth para ativar a função - confirmada, todavia nada de Android Auto):

"A new, evolved interface that offers a contemporary look, feel and function of the latest mobile devices and tablets, with exceptional durability and features designed specifically for motorcycling. Every element is optimized to enhance the rider´s interaction with the bike and connectivity with the world." 

Em tradução livre (grifo nosso):

"Uma interface nova e evoluída que oferece um visual contemporâneo, com sensação e função dos mais modernos dispositivos móveis e tablets, com excepcional durabilidade e recursos desenvolvidos especialmente para o motociclismo. Cada elemento é otimizado para melhorar a interação do piloto com a motocicleta, bem como a conectividade com o mundo."

O novo Infotainment, aqui mostrado em uma Road Glide Special na cor "Billiard Blue"



Demonstração do novo sistema de multimídia (vídeo oficial da Harley-Davidson)


Para os triciclos (Tri-Glide Ultra e Freewheeler), há novidades no sistema de suspensão e freios, além de um (inédito na marca) sistema de controle de tração. 

Agora nos resta ver o que, dessas novidades, chegará ao mercado brasileiro para o próximo ano. Particularmente, aposto (além das novas cores e motor 114 nas Touring Special) na FXDR, e na oferta do motor 114 como opção para a Heritage Classic. Não vejo  (infelizmente) a Road Glide Standard como uma moto candidata ao mercado brasileiro. Imagino que no Brasil a única Touring com motor 107 que teremos para 2019 será a Road King, ainda na configuração Classic.  Também aposto na chegada da Sport Glide ao nosso mercado.

5 comentários:

  1. Bela matéria Bira, parabéns ! Tomara que você esteja certo e que a Sport Glide venha mesmo ao Brasil.

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  2. Eu gostei tanto da Low Rider, uma pena não ter vindo.

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  3. Gostei tanto da Low Rider, uma pena não ter vindo pra cá

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