quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Produto simples, barato e interessante: LifeSaver Horn

Nós que andamos de moto no Brasil (especialmente aqueles que, como eu, usam a moto no dia-a-dia, pegando trânsito e enfrentando corredor) temos muitas vezes a necessidade de buzinar com certa rapidez.

O fato é que, mesmo nos "acostumando" com o layout diferenciado dos punhos de controle das Harley-Davidsons, a buzina ainda não está em uma posição muito "natural" para aquele "bi-bi-bi" que muitas vezes precisamos para alertar um motorista ao celular que está cambaleando na pista ou para evitar aquela fechada de um motorista distraído. Não raro nós "harlistas" (principalmente aqueles que também pilotam motos com punhos padrão "internacional" com certa freqüência) acabamos por acidentalmente ligar a seta esquerda em vez de dar aquela necessária buzinada. Eu mesmo, em cinco anos andando só com HDs, de vez em quando me pego cometendo esse "erro", já que a buzina não está em uma posição "natural". 

Um veterano de guerra americano vivendo na Coréia do Sul desenvolveu (e patenteou) uma solução muito simples para o problema, por meio de um acessório instalado junto ao punho, o qual ele batizou de LifeSaver Horn (tradução: "buzina salva-vidas"): 


A idéia é muito simples: uma peça que vai presa à manopla esquerda, sobre o botão de buzina, com uma pequena "alavanca" em uma posição de buzina mais "natural". Lembra muito (visualmente, é claro) aqueles sistemas de "piloto automático" para travar manoplas usado em motocicletas que não dispõe de algo parecido de fábrica (throttle lock).



A peça é feita em material composto (policarbonato/plástico ABS/fibra de vidro), supostamente feito para ter a flexibilidade necessária para o uso e durar por muito tempo mesmo com uso repetitivo. O kit vem com "pontos de contato" substituíveis (de 1 a 6mm) de forma a ajustar o acionador ao "ponto morto de acionamento" da buzina da moto, que sabemos ser maior nos modelos HD mais recentes. O grampo de instalação também é ajustável, aceitando manoplas de 21 a 44mm de diâmetro, então provavelmente servirá até naquela sua ISO-Grip monstra (seja uma Kuryakyn seja uma genérica chinesa). Além disso, de acordo com a descrição e os próprios reviews, a peça não atrapalha o acionamento dos outros comandos e rouba apenas 1cm do espaço da manopla esquerda, não afetando o posicionamento das mãos do piloto. De fato, o sistema facilita muito o uso simultâneo de embreagem e buzina, algo comum e necessário no tráfego pesado. 

A instalação é absurdamente simples, conforme mostra o manual (disponibilizado no site):



O mais interessante: diferentemente dos produtos geralmente feitos pensando em Harley-Davidsons, o preço é proporcional à simplicidade da ideia. O kit do LifeSaver Horn custa apenas 9,80 dólares (frete incluso!) na cor preta , ou 11,20 dólares na cor cromada. Comprando mais peças, há descontos (kits com 2 ou 4 unidades), e o fabricante ainda tem uma política de descontos maiores para maiores quantidades. Aceita-se PayPal e cartões internacionais. O próprio criador do produto fundou a empresa que o comercializa, que é uma empresa familiar, de pequeno porte.

O fabricante informa, ainda, em sua página do Facebook, que esttá em desenvolvimento uma nova versão (que se chamará HornTrigger), que ficará presa ao manicoto de embreagem, não roubando espaço da manopla (já disponibilizada em pré-venda no novo site, HornTrigger.com). 




O site da LifeSaver Horn (que também tem a loja virtual para compra dos produtos) é muito bem detalhado em suas explicações, e o inventor está à disposição para tirar quaisquer dúvidas. Há muitos reviews de clientes, reviews da imprensa e vídeos. 

Acabei de adquirir um, e assim que receber e instalar, farei um review com minhas impressões. Como é algo relativamente barato, não considero um prejuízo muito grande assim caso eu não goste do produto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...