domingo, 30 de setembro de 2018

Fim de semana de motocada em Brasília - 14º Motocão e The Distinguished Gentlemen´s Ride

Este foi um fim de semana bem "movimentado" para o motociclismo de Brasília. Tivemos dois passeios tradicionais em um único final de semana: o Motocão e o internacional The Distinguished Gentlemen´s Ride.

No sábado, 29/09, foi o dia do "Motocão", edição 2018, o tradicionalíssimo (já na 14ª edição) passeio organizado pelo Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB), que marca o "fechamento da temporada" motociclista no DF já que no mês de Outubro começa a temporada de chuvas (a temporada anual "abre" com um passeio organizado pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito - BPTran - da Polícia Militar).

A concentração foi na própria sede do BPEB, no Setor Militar Urbano (SMU), e antes do passeio costuma haver apresentação dos batedores (este ano não teve) e da banda da Polícia do Exército. Após a execução do Hino Nacional iniciou-se o briefing de segurança e o comboio iniciou a saída pontualmente às 11:00.

O percurso (quase uma hora de passeio) foi o tradicional dos desfiles motociclísticos de Brasília: saiu do SMU, pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) , passando pelo Setor Hospitalar Norte e por baixo da Ponte do Bragueto sentido Via L4 Norte, seguindo até o prédio da Procuradoria Geral da República (Já na L4 Sul) onde o comboio retornou (imaginei que fosse seguir sentido Ponte JK, como é de praxe nesses eventos, mas não foi) e voltou para o primeiro retorno da L4 Norte (próximo à Vila Planalto) para pegar o Eixo Monumental, passando pela Esplanada dos Ministérios até o ponto de encerramento, na Torre de TV, mesmo local onde há o encontro semanal de motociclistas nas terças-feiras.

Panorâmica da "geral" do estacionamento do Batalhão (clique para ampliar)

Concentração na Torre de TV após o passeio

Na Torre de TV

Apesar do calor ABSURDO que estava fazendo ontem (o computador de bordo da moto chegou a indicar 41º em alguns momentos) e ser um passeio em baixa velocidade, o mesmo foi bastante agradável. Só que não deu pra usar jaqueta nem a pau. kkkkk

No domingo, 30/09, foi o dia MUNDIAL do "The Distinguished Gentlemen´s Ride" (DGR), edição 2018. Para quem não conhece o evento, é um passeio mundial (ocorre em várias grandes cidades do mundo) que visa arrecadar fundos para a pesquisa em prol da cura do câncer de próstata (e este ano também incluíram na pauta a prevenção ao suicídio), sendo uma "prévia" do Novembro Azul. Neste ano, considerados todos os locais no mundo onde houve o DGR, foram arrecadados aproximadamente US$ 5.600.000.  A primeira participação de Brasília no evento foi em 2015, e eu estava lá, ainda na Sportster:

Foto do evento de 2015

A parte curiosa do passeio motociclístico do DGR é que a quase totalidade dos motociclistas (e das motociclistas também!) que participam vai vestido a caráter, em estilo "cavalheiro retrô" (algumas das meninas se vestem "de cavalheiro", já outras adotam um visual "pin-up anos 50". Confesso que eu e minha esposa não fomos a caráter por causa do calor, mas ao chegarmos lá nos arrependemos de termos ido de "roupa comum", pois estava quase todo mundo caracterizado. O fato é que ainda que calor (34º), o dia estava "menos quente" do que ontem, o que deixou o passeio mais agradável.

O percurso do passeio saiu da concessionária Triumph no Setor de Indústrias (vale lembrar que a marca inglesa é uma das patrocinadoras mundiais do evento), pegando a via EPIA até o Eixo Monumental. Originalmente a ideia era descer o Monumental sentido Leste até a Praça dos Três Poderes, mas uma manifestação/carreata/ato político/seiláoque estava bloqueando a via na altura da Catedral e não foi possível seguir neste caminho (note que não houve coordenação com os órgãos de trânsito). Então o comboio, na altura da Rodoviária, retornou pelo Eixo Monumental sentido Oeste até pegar de volta a via EPIA, sentido Norte, terminando o passeio na nossa conhecida Kluster Moto Hub & Community (leia a matéria sobre a Kluster aqui no blog).

As quatro fotos a seguir (incluindo a que eu e minha esposa passamos na Indian) são de autoria do  amigo Claubert Oliveira, do blog ClaubertP.

Concentração na concessionária British Triumph

Foto coletiva - como eu não tava a caráter não quis sair nela

A gente na Roadmaster, na via EPIA (recortei de uma foto original do Claubert)

Eu e minha esposa na Roadmaster , no Eixo Monumental

Já as próximas são de minha autoria mesmo, algumas são screenshots dos vídeos que filmei durante o passeio.

Três Royal Enfield e uma Bonneville

A Roadmaster escondida atrás de duas Diavels

Eu e minha amada na saída do evento

Eu e meu amigão Vinícius "Careca" na saída do evento

Sim, no domingo também tava um puta calorão e fomos sem jaqueta. Tá impossível rodar com 100%  de proteção aqui em Brasília por esses dias. A propósito, na noite do dia 30 já choveu (bastante). Espero que ainda seja uma chuva "isolada" e dê para rodar tranquilamente por mais alguns dias.