sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Pára-brisa maior na Heritage 2018 - Rifle Fairings

Um dos aspectos funcionais que me desagradou na Heritage desde o primeiro dia foi o pára-brisa. Não pela aparência (eu gosto daquele visual all black na parte inferior), mas pelo fato de a Harley-Davidson ter diminuído o tamanho do pára-brisa padrão das Heritages "antigas" para as novas.

O pára-brisa original da FLHC, a meu ver, não é adequado a pilotos com 1,78m ou mais de altura. Eu tenho 1,81m. Em velocidades de rodovia (já aos 80 km/h) ele manda o vento diretamente no meu queixo. Em que pese isso ser algo até interessante em dias de muito calor (ajuda a refrescar, se bem que em dias de muito calor é melhor tirar fora a bolha né? afinal é destacável) , torna-se algo extremamente desagradável em dias mais frios, mas a parte que realmente me irrita é o barulho do vento nos ouvidos, que torna-se estridente a partir dos 90 km/h.


A solução seria partir para um pára-brisas mais alto. Pensei, inicialmente nos pára-brisas americanos da Memphis Shades (já usei uma bolha de reposição deles na Deluxe). Todavia, no catálogo deles não há menção aos modelos 2018 (com exceção da Road King) na tabela de referência de pára-brisas para reposição de originais (em que pese já haverem kits deles para a Street Bob e Fat Boy). 

Pesquisando mais a fundo, no HD Forums descobri que eu nem mesmo poderia usar uma bolha de um pára-brisas modelo antigo, pois o padrão de furação de fixação da bolha à armação mudou nas novas Heritages... (mais uma mudança "pra atrapalhar", novidade... ainda bem que descobri isso antes de dar o checkout no carrinho da JP Cycles onde estava a bolha da Memphis Shades) .

Então, me restavam duas alternativas: ou comprar uma bolha inteira nova mais alta da HD, com armação e tudo (o que iria me custar absurdo, não compensaria, e eu ainda iria perder o acabamento "preto" da parte inferior do pára-brisa, já que o modelo mais alto oferecido como acessório não tem esse "detalhe"), ou mandar fazer uma "artesanal" aqui no Brasil, outra alternativa que sinceramente não me agradava nem um pouco (correria o risco de gastar uma nota e não ficar do jeito que eu queria).


Aí vem aquela questão: alguém já está fazendo pára-brisas de reposição para as Heritage 2018?

A resposta veio no próprio HDForums. Encontrei dois fornecedores que já tiraram os moldes do pára-brisas para a Heritage 2018, um dos fabricantes se chama Freedom Shields, e outro se chama Rifle Fairings


Vendo os preços, muito parecidos entre si aí... a Freedom não envia para o Brasil. Então restou a Rifle Fairings.


A encomenda no site é bem intuitiva: selecione o modelo de sua moto e as opções do pára-brisa de reposição: várias opções de altura (mais alto, mais baixo) e largura, padrão de policarbonato (branco transparente, levemente escurecido, escurecido médio, etc...) e com ou sem a faixa preta na parte inferior. Cada "opção" dá alterações no preço. Aqui você vê as opções para a Heritage 2018.

O preço "padrão" do pára-brisas é de USD 129.00. Com as opções que acrescentei (2" a mais de altura, totalizando 20", 3" a mais de largura, e a faixa preta na metade inferior) meu pára-brisas me saiu por USD 179.00, ou seja, pouca coisa mais cara que um "plástico de reposição" da Memphis Shades. O frete para o Brasil ficou em 70 dólares (o frete de uma bolha da Memphis em lojas como JPCycles e Revzilla fica em torno de 100 dólares).  Ou seja, em resumo, custou mais ou menos o que custaria um equivalente da Memphis se estivesse disponível no mercado para o meu modelo.


Após todos aqueles trâmites, etc. (paguei uma baba de imposto de importação, já que no meio do trânsito da mercadoria a cotação do dólar pulou pra R$ 4,20) 

O pára-brisas veio muito bem embalado, protegido contra arranhões e quebras, etc. 


Não veio nenhum manual de instalação (não é realmente necessário, mas é algo que foge ao padrão das empresas americanas, geralmente até itens feitos por pequenas empresas familiares vêm com um manualzinho básico de instalação). Como desmontar um pára-brisas não é algo difícil de fazer, é apenas complicado (são muitos detalhinhos de montagem e desmontagem) valeria muito à pena ter um manual. A bolha de reposição da Memphis Shades vem com um. Bem, fazer o quê.

Como é algo que já fiz antes na Deluxe, não tem segredo, então mãos a obra.

Quando você for trocar a bolha do seu pára-brisas, recomendo SERIAMENTE que antes de iniciar a desmontagem, você tire fotos bem detalhadas, para lembrar o que vai onde e em que posição. É muito fácil confundir a posição das peças e perder tempo no processo. Guarde também a posição de cada parafuso, pois eles têm 3 ou 4 comprimentos diferentes e cada um vai para uma posição específica. Particularmente, eu aproveitaria para trocar todos, para que ficassem em tamanhos iguais (padronizaria os parafusos no tamanho maior e aboliria as "porcas calota" substituíndo-as por porcas auto-travantes (parlock) como fiz na Deluxe - isso economizaria um BAITA tempo na montagem e facilitaria eventuais ajustes na montagem da peça, caso necessário), mas achei melhor nem mexer com isso agora. 

Ferramentas necessárias: apenas uma chave torx T27 e uma chave de 3/8" (de boca, estriada ou sextavada). 

Antes de qualquer coisa, vale uma comparação entre o tamanho do pára-brisas original e o novo:

Aqui a bolha original ainda na armação,  por trás da bolha nova

Aqui a bolha nova atrás da bolha antiga


Um porém: não gostei da qualidade da pintura da parte inferior, que descasca fácil, aliás, fácil não, MUITO fácil. Vários arranhões apareceram durante o próprio processo de montagem. Seria melhor ter pedido sem a pintura (o que me economizaria 10 dólares - ou quase 17 se contado o imposto de importação, com 70 reais eu encho o tanque da moto e ainda sobram uns trocados pra umas balinhas) e colado um adesivo tipo cont-act (ou mesmo vinil) preto ali. Ficaria mais resistente à própria manipulação (não é nem esbarro de ferramenta, a tinta saiu no próprio processo de posicionamento das peças metálicas da armação) e não ficaria com cara de coisa velha. A pintura da bolha original é MUITO mais resistente e saiu incólume ao processo (mesmo quando precisei usar uma chave de fenda para "descolar" a armação da sua face interna) Quando eu tiver paciência pra isso, desmonto a tralha toda de novo e colo algo para cobrir os "rasgos" que ficaram na pintura do pára-brisa.

Os arranhões na pintura original. A pintura descascou, mas o
policarbonato pelo menos é de boa qualidade e ficou sem marcas. 

Aproveitei, ainda, para instalar umas bolsas  de pára-brisas (algumas modificações foram necessárias, já que os furos casam com os pára-brisas modelo antigo) que eu tinha guardadas em casa há um tempinho. Não é algo exatamente necessário ou essencial no meu dia-a-dia, ajuda mais em viagens longas (que provavelmente nunca faço rsrsrs) mas eu gosto do visual delas na moto (sim, "penteadeira de meretriz", podem falar 😂😂😂) .


Antes e depois (note, eu gosto do visual "bolhudo" - na Deluxe eu usava um Memphis Shades de 22", ainda maior que esse). Não esqueça que a faixa preta ACIMA do friso do pára-brisas não é da pintura do novo pára-brisas, mas sim a face traseira das bolsas - a faixa preta no pára-brisas termina exatamente na metade da altura dos furos de fixação, como no original):



E rodando, como ficou?

Como era esperado, a nova bolha mudou a trajetória do vento, que não vai mais direto para o meu queixo. Sim, um pára-brisas maior tende a aumentar a turbulência (reduz o ruído, mas piora a aerodinâmica como um todo, afinal aumenta a área frontal da motocicleta) especialmente na rodovia em velocidades mais elevadas. A moto também ficará mais sensível ao "vento contra" (por exemplo, quando um veículo de grande porte vem em sentido contrário). Então, com exceção da ressalva para a qualidade do acabamento inferior preto fornecido pela Rifle (que nem de longe chega perto da qualidade da pintura original de fábrica), a compra valeu, sim, à pena. Eu recomendaria o produto, desde que adquirido sem a pintura da metade preta. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...