domingo, 20 de setembro de 2020

Viagem Brasília-Buenos Aires - Balanço geral e agradecimentos

Aqui temos o "resumo da ópera" da viagem.

Lembrem-se que este texto foi redigido na primeira semana de Maio de 2019, mas só foi postado agora. 

Balanço geral

  • Odômetro total na partida: 30.363km
  • Quilometragem marcada no odômetro: 8.388,5km
    Odômetro total no retorno: 38.752km
  • Quilometragem aferida pelo GPS: 8.599km
  • Multas de trânsito: nenhuma
  • Pneus furados: nenhum
  • Pane seca: nenhuma
  • Maior distância percorrida em um único dia: Primeiro dia, Brasília/DF-Sorocaba-SP - 1.029km no GPS
  • Estados brasileiros visitados: 6 (Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul). Se incluir o DF onde moro, 7.
  • Países visitados: 3 (Brasil, Uruguai, Argentina)
  • Cidades visitadas (não incluem as cidades em que apenas passei nas rotas): 17 (Sorocaba/SP, Curitiba/PR, Jaguaruna/SC, Bento Gonçalves/RS, Gramado/RS (2 vezes), Pelotas/RS (2 vezes), Punta del Este/Uruguai (2 vezes), Montevideo/Uruguai, Buenos Aires/Argentina, Colonia del Sacramento/Uruguai(2 vezes), Torres/RS, Bombinhas/SC, Florianópolis/SC, Urubici/SC, Blumenau/SC, Registro/SP, Ribeirão Preto/SP);
  • Problemas técnicos durante a viagem: 3 (buzina, chicote traseiro, retentores das bengalas)
  • Melhor consumo médio: 21 km/l, entre Brasília e Catalão (velocidade entre 90 e 100km/h)
  • Pior consumo médio: 8 km/l, no trânsito infernal de Buenos Aires
  • Maior trecho de estrada não-pavimentada: 15km, entre Cabo Polonio e a Ruta 9
  • Trecho de chuva de maior duração: 2 horas, entre Brasília/DF e Cristalina/GO (primeiro dia)
  • Total de filmagens após a seleção: 2.4 Terabytes
  • Maior temperatura ambiente: 39 graus, em Chuí/RS (ida)
  • Menor temperatura ambiente: 10 graus, em Urubici/SC 
  • Total gasto (R$): Não contabilizado

Agradecimentos


Primeiramente, devo agradecer à minha família, principalmente à minha esposa Clarissa, pois sem a "bênção" dela essa viagem sequer teria ocorrido, hehehe. 

Em seguida, agradeço a todos os amigos que modificaram suas rotinas para me receber (seja para me hospedar, seja apenas para tomar uma breja) em suas casas, sou eternamente grato a vocês! Robson Oliveira (Sorocaba/SP), Leandro Alves e Andréa Raupp (Jaguaruna/SC), Evandro Linck (Bento Gonçalves/RS).

Agradeço também a todos aqueles que me acompanharam por algum trecho na estrada, fosse algo "pré-combinado", fosse apenas por termos acabado nos encontrando pelo caminho: ao João Beltrão, de Vinhedo/SP (que me acompanhou de Campinas/SP até perto de Sorocaba), ao Rogério Sordi e sua esposa Simone, de São Paulo/SP, que me acompanharam de Sorocaba até Curitiba; ao Luiz "Fireball"Costa, que me acompanhou da Harley-Davidson Curitiba até o acesso para Joinville/SC; ao Roberto "Make" Vargas Jr., de Canela/RS, que me levou para um city-tour motociclístico por Gramado; ao Carlos Humberto "Chalbuque", que me recebeu no acesso a Pelotas e me levou para um passeio pela cidade; aos amigos do Fórum HD: Fernando "Macaco"e Marcos Bomfim, que tínhamos marcado um passeio pela região (o qual foi abortado pelo problema na iluminação da minha moto) mas pelo menos tomamos umas cervejas juntos; ao André Blanck, da Garage 72, em Florianópolis, que me permitiu usar suas instalações para fazer o reparo emergencial na minha moto (sou eternamente grato!!!);  aos novos amigos do Morcegando Moto Grupo (de Belo Horizonte/MG), com quem fiz o trajeto Urubici-Bom Jardim da Serra e depois (por acaso nos encontramos na estrada) também fizemos o trecho entre alguma cidadezinha do Paraná e Registro/SP, onde dividimos uma mesa de boteco.

Agradeço ainda, de coração, a todos os amigos do Fórum M@D, do Fórum HD, seguidores do Instagram e do blog, que acompanharam a viagem pelas redes sociais e pelo grupo de WhatsApp que montei durante as férias.

E, por fim, agradeço a todos aqueles que contribuíram apenas com energia positiva, principalmente meus amigos daqui de Brasília que ficaram acompanhando a viagem de longe. Não vou citar nomes para não cometer a injustiça de esquecer de alguém. 

Um comentário:

  1. Bira, boa tarde! Acabei de conhecer seu blog e achei muito interessante. Estou pensando em comprar uma Indian Scout, mas tenho muito medo por conta da manutenção. Como é o esquema das peças? É tranquilo de achar? Sou de Belo Horizonte. Tem algum mecânico que você conhece por aqui?

    ResponderExcluir

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...