segunda-feira, 15 de julho de 2019

Viagem Brasília-Buenos Aires - 3º dia (30/03/2019)

Terceiro dia - invasão indígena no café do HOG (30/03/2019)


O destino do terceiro dia era Jaguaruna/SC. O objetivo era ficar na casa de um casal de grandes amigos motociclistas, o Leandro e a Andréa, os quais conheci pelo fórum M@D (e pessoalmente em 2008 em um evento do mesmo fórum, além, é claro,de algumas visitas deles a Brasília). O fato é que eu estava "devendo" essa visita desde minha viagem de 883 em 2015, situação em que simplesmente não aguentei fazer os quiômetros extras entre Florianópolis e Jaguaruna.

Dessa vez consegui chegar (falo sobre isso mais à frente), mas vamos focar no "processo".

Como mencionado no post anterior, desci até Curitiba, na Roadmaster, acompanhado de Rogério e Simone, de São Paulo, que vieram também em sua Roadmaster.

Chegamos ontem à noite a Curitiba, por volta de 21:20, depois de encarar a Régis Bittemcourt à noite e com chuva.

O que ocorre é que eu e Rogério tínhamos pensado em aparecer no café da HD Curitiba, nas DUAS Indian Roadmaster, só pela farra. Aí sugeri: Duas? Tem mais uma.

Invasão indígena na Harley-Davidson The One Curitiba


Meu amigo Luiz "Fireball", membro do Fórum HD, dono de uma Deluxe CUSTOMIZADíSSIMA mas TAMBÉM de uma Indian Roadmaster, o qual havia inclusive oferecido hospedagem para mim (mas eu já tinha fechado a reserva no hotel), e mais: literalmente O CARA que me convenceu a comprar a Indian (serei eternamente grato rsrsrsrs) é mineiro de Belo Horizonte mas mora em Curitiba. Na parada do Graal de Registro já mandei pra ele a sugestão: ˜cara, a gente vai no café da HD amanhã. Vai com a gente? A condição é TAMBÉM ir na Indian".

Ele topou, e por volta de 10h da manhã haviam no estacionamento da The One Harley-Davidson não uma nem duas Roadmasters, mas TRÊS. Considerem como uma "invasão indígena em território HD" rsrsrsrs


Conheci (pessoalmente) o Indrigo, da HT Moto Turismo, que é um grande amigo do Rogério (meu companheiro de estrada do dia anterior) , além de VÁRIOS amigos do Luiz de Curitiba.

Ficamos todos lá fazendo um social até por volta de 12:30, quando decidi que eu tinha que "pegar o beco" para cumprir meu cronograma. Jaguaruna/SC estava a aproximadamente 420km de Curitiba e pelo menos hoje eu queria chegar ao meu destino ainda de dia.

Como o Rogério e a sua esposa Simone iriam ficar mais um dia em Curitiba, me despedi deles e o Luiz me "escoltou" até o pedágio da saída para Joinville. Nos despedimos, ele voltou pra casa e eu segui meu caminho.

Na estrada - terceiro dia


Foquemos, então, na viagem. Diferentemente do clima "incerto" dos dois primeiros dias, o terceiro dia foi de "céu de brigadeiro" da origem ao destino. Saí de Curitiba sob céu limpíssimo e sol forte, até Jaguaruna nas mesmíssimas condições.

A BR-101 Sul, saindo de Curitiba, encontra-se TOTALMENTE DUPLICADA e (das rodovias que cobram pedágio de moto) o pedágio tem o preço mais "camarada"das que passei: R$ 1,30 para motos.

O asfalto estava em excelentes condições, sem qualquer buraco ou excesso de curvas. Isso significa que a viagem efetivamente rendeu.

Três trechos continuam a me emocionar nesse trajeto: o primeiro é a descida do morro entre Balneário Camboriú e Itapema, a primeira vez em que se vê o mar em todo o trajeto (lembrando que, de Brasília, eu já havia rodado pelo menos uns 1.500km). O segundo são os túneis na BR-101 Sul. Não há melhor sensação que acelerar sua moto/carro dentro de um túnel (claro, respeitando os limites da via). A terceira emoção veio ao passar próximo a Imbituba/Laguna/Mirim pela 101 por volta de 17h, final de tarde, uma vista LINDA da Lagoa do Mirim, região onde minha mãe nasceu.

A Ponte Anita Garibaldi, a "ponte nova" de Laguna (que estava em sua fase final de construção quando passei por lá em 2015), é uma atração à parte.

Outras curiosidades do trecho: uma motocicleta (mesmo uma touring) de Brasília chama MUITO a atenção na região. Além dos curiosos tradicionais em paradas para lanche e abastecimento, cheguei até mesmo a ser FILMADO por passageiros de uma minivan nas proximidades de Garopaba.

Bom, depois dessa massagem no ego, voltemos à viagem. A estrada está em perfeitas condições, e o único trecho "chato"foi na região metropolitana de Florianópolis, em que o tráfego estava BEM carregado.  Todo o resto foi bem sossegado e cumprido apenas na base do "cruise control". Consegui, dessa vez, chegar ao destino antes do anoitecer.

Foram feitos três abastecimentos nesse trecho. O primeiro, na saída de Curitiba. O segundo, na Parada Havan, em Barra Velha/SC (sim, o ritmo foi um pouco mais forte na BR-101/SC),onde também parei pra almoçar. 


O terceiro foi já na entrada de Jaguaruna, a moto já na reserva mas perto do destino, abasteci para amanhã.

Chegando à casa dos amigos Leandro e Andréa, o Leandro filmou minha chegada, rsrsrs.


Fui muitíssimo bem recebido, com direito a churrasco!!!!


Muito papo e conversa fiada, fui dormir às 00h, já preparando-me para o quarto dia, sentido Bento Gonçalves via Rota do Sol!

A distância percorrida no dia, conforme os logs do GPS, foi de 467km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...