quinta-feira, 18 de julho de 2019

Viagem Brasília-Buenos Aires - 5º dia (01/04/2019)

Quinto dia - o dia é o "dia da mentira" mas esse relato é de verdade (01/04/2019)


Então. Acordei, tomei meu café da manhã e finalmente descobri quem eram os motociclistas brasilienses que também estavam em Bento Gonçalves. Tratam-se de dois motociclistas do Rotary Moto Club que estão voltando da região Sul para Brasília. Bati um papo com eles, trocamos contatos e com certeza voltaremos a nos falar em Brasília.

Mas enfim. Resolvi dar uma descansada de duas noites em uma mesma cidade antes de seguir viagem. Inicialmente tinha pensado em ficar em Bento Gonçalves até terça, mas vendo as opções de cidades próximas, achei uma alternativa mais inteligente vir até Gramado, que fica a apenas 120km de Bento, para esses dias de descanso.

Na saída da cidade, fiz a tradicional foto na frente do pórtico, que tem o formato de uma pipa de vinho.


O trajeto pra Gramado foi super tranquilo, saindo de Bento Gonçalves pela Rota do Sol até Caxias do Sul, aí então cruzando a cidade até pegar a BR-116. Daí passa-se por localidades como Nova Petrópolis até finalmente chegar-se a Gramado. Os 120km foram feitos em aproximadamente 2 horas. O vídeo a seguir está em modo "time lapse" (deixei em velocidade normal apenas a saída de Bento e a chegada a Gramado via Estrada das Hortênsias) e tem aproximadamente 17 minutos:


Saí de Bento ainda com meio tanque, que foi suficiente para chegar até Gramado. Chegando na cidade, antes de fazer meu check-in no hotel, parei no posto e completei o tanque.



Fotos 360 do rolé de hoje:
Aproveitei que iria ficar dois dias na mesma cidade e usei os serviços de lavanderia do hotel. Fiquei impressionado com a rapidez do serviço: em apenas quatro horas as roupas imundas haviam voltado limpas, secas e passadas. A propósito, fiquei no Serrazul (antigo Serra Azul), local em que havia me hospedado há exatos 30 anos viajando com os meus pais (então, em excursão de ônibus pela finada Soletur). 


O fato é que saí do hotel para almoçar e logo após o almoço resolvi já começar a explorar a cidade. Minha primeira parada seria onde? Claro, em um museu de motos, especificamente o  Harley Motor Show.


O Harley Moto Show é uma das atrações do mesmo grupo que também controla o museu de cera e o "Super Carros", dentre outras atrações turísticas da cidade. O preço do ingresso só para a atração é bem caro (60 reais), mas negociando na entrada foi possível comprar cinco ingressos (um para cada atração do grupo) por 130 reais (saindo a R$ 26,00 cada um). Não duvido que eles cobrem caro no ingresso "por atração" já pensando em vender o pacote completo que, realmente, é mais vantajoso.  Das cinco atrações incluídas a única que eu realmente não penso em visitar é a dos dinossauros. As demais, me interessam: o museu de cera, o Super Carros e o Hollywood (carros antigos).


Logo na entrada do Harley Motor Show uma escultura de cera do Motoqueiro Fantasma te recebe

Sobre o Harley Moto Show: é um bar temático/museu bem ao estilo americano, com algumas motos expostas (que vão desde HDs da década de 1930 até uma Sportster 2009, além de, curiosamente em local de destaque, uma Indian 1941) que vale a visita para quem é motociclista. 


Em local de destaque no Harley Motor Show, uma INDIAN. Chief 1941.


Mesmo que você compre só o ingresso individual por 60 reais (tudo bem, o Rodas do Tempo de Pirenópolis/GO cobra 20 e tem um acervo muito maior), pense o seguinte: se você sabe lá quando vai voltar à região, visite. A cidade vive de turismo então é importante movimentar a economia local, sim. Mesmo que você não queira comprar os badulaques vendidos na lojinha do museu, pelo menos visite. É caro? É. Mas é uma atração bacana, e se ninguém visitar, vai acabar. Se você quer ser turista, ajude a alimentar a indústria do turismo local, é o mínimo que você pode fazer pelas cidades que o recebem bem. Aliás, tem uma réplica da Capitão América do Easy Rider lá, você pode (pagando) fazer um ensaio fotográfico na moto, achei que seria uma recordação bem interessante e paguei (não lembro agora qual foi o valor exato, varia conforme a quantidade de fotos que você leva e se você recebe ou não as versões digitais em alta resolução das imagens - como peguei o pacote mais completo, com várias impressões e todas as fotos em meio digital, foi algo em torno de 200 reais - sim, não é barato mas tô fazendo minha parte pela economia local). 

Após a visita ao Harley Moto Show, voltei ao meu hotel para descansar, pois já havia combinado de encontrar um amigo "virtual" de longa data (estamos falando de amigos "virtuais" com interação quase diária), o Roberto "Make", do fórum Harley. Ele passou aqui pelo hotel para me buscar, fizemos um rolé de moto rápido pela cidade e fomos ao Bikers Pub, em Canela (pra quem não conhece a região, posso dizer o seguinte: Canela é outro município, mas a distância ao meu hotel era de apenas 6km). O vídeo do rolé INTEIRO dura 12 minutos he he he.



Comi um hambúrguer e batemos papo durante horas. Mais uma amizade virtual transformada em amizade presencial. Essa é uma das coisas que só a combinação Moto+Internet faz por você. E, dentro do meio motociclístico, espera-se que todas as diferenças (política e religião) sejam deixadas de lado em prol da amizade. Foi um papo muito bacana que apenas reforçou nossa amizade à distância.


Vale citar que com exceção do Caio (que faz o detailing na minha moto e andou nela - manobrou na verdade - por questões de trabalho), o Roberto foi meu primeiro amigo a fazer test-drive na Indian. kkkkk

Amanhã não pego estrada, continuo em Gramado para descansar e ver as outras atrações para as quais comprei ingresso....rsrssrsr

A distância percorrida no dia, conforme os logs do GPS, foi de 142km.

2 comentários:

  1. Estive em Gramado/Canela ano passado, não foi de moto como eu gostaria mas um dia passo por lá novamente.
    O Harley Motor Show é bem bacana, realmente vale a pena.
    Vou esperar o relato do próximo dia de viagem para saber se visitou as cervejarias locais.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não cheguei a visitar as cervejarias. Como no sétimo dia eu peguei estrada até Pelotas achei por bem não abusar. A cervejinha do sexto dia ficou limitada aos chopes (de fabricação local, mas não lembro a cervejaria agora) no bar do hotel antes de ir dormir hehehe.

      Ainda estou editando os vídeos do sexto dia antes de publicar o relato. Nos últimos dez dias tivemos o Capital Moto Week aqui em Brasília então fiquei meio longe do computador hehehe.

      Excluir

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...