E, conforme mencionado no post anterior, hoje foi a data de apresentação oficial da Indian Challenger.
Não apenas a moto apareceu no site oficial da Indian Motorcycle, como também foram liberados todos os press-releases dos sites e revistas americanas que testaram a nova moto.
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)
Primeiro, vamos ao que interessa. Novidades.
Como já mencionado, a grande novidade é o novíssimo motor Powerplus 108ci, refrigerado a água (mas desenhado de forma a lembrar um motor refrigerado a ar) , com 122hp de potência maxima (a Indian fez QUESTÃO de divulgar esses números para o novo motor, coisa que a Harley-Davidson só fez para a V-Rod até hoje) , com 4 válvulas por cilindro, dois comandos de válvulas (um para cada cilindro).
O motor também é levemente mais "torcudo" que o Thunder Stroke 116 adotado no restante da linha (nota, no Brasil tivemos apenas o 111).
A moto manteve exatamente o mesmo entre-eixos e ângulo de rake da Chieftain. De acordo com informações de sites estrangeiros diversos, o quadro é "muito parecido com o da Chieftain, salvo a seção frontal que é alterada para acomodar o radiador". Ora, como o quadro da linha Chief/Chieftain/Roadmaster é modular (são várias peças que formam o quadro, e o próprio motor faz parte da estrutura) podemos supor que uma futura adaptação dos modelos atualmente empurrados pelos motores Thunder Stroke para o PowerPlus será bem simples e não requererá alterações absurdas na estrutura das motocicletas.
Vale lembrar que o alvo da Challenger é a Road Glide da Harley-Davidson. Então, o novo modelo utiliza uma carenagem fixa ao quadro (diferentemente da carenagem presa ao guidão das Chieftain/Roadmaster) , o que deixa a moto muito mais leve em manobras de baixa (já que os agregados da carenagem não fazem peso na direção).
Diferentemente da Road Glide que usa um farol duplo, a Challenger adota um farol único em LEDs, rodeados por LEDs com as luzes diurnas e indicadores de direção, tendo um estilo todo próprio.
A Challenger será oferecida em três versões:
Challenger "Standard" (ou "apenas Challenger") - a partir de USD 21.999
Challenger Dark Horse - a partir de USD 27.499
Challenger Limited - a partir de USD 27.999
A Limited e a Dark Horse são praticamente a mesma moto, com alterações apenas de acabamento (detalhes cromados na Limited, pretos na Dark Horse) e a Limited ganha ainda o protetor de motor ("mata-cachorro") que é vendido como acessório na Dark.
Ambas ganham novos itens de segurança ativa, como o novo sistema IMU da Bosch, que agrega novas funcionalidades como o ABS com funcionamento em curvas e o sistema de controle de tração (TCS). Foi mantida a seleção de três modos de pilotagem. Todas recebem de fábrica os novíssimos pneus Metzeler Cruisetec. As pinças de freio são Brembo e os discos são de 320mm. E, sim, o "headdress" (o famoso índio iluminado) está lá no pára-lama dianteiro como qualquer Indian grande que se preza (a Scout e a FTR não usam o acessório) :
A "Standard" mantém o sistema padrão, com ABS simples, sem TCS, e com a seleção de três modos de pilotagem já existentes para o restante da linha touring da marca de Springfield. A "Standard" também possui sistema de áudio simplificado, mas ainda mantendo o sistema Ride Command idêntico ao dos demais modelos da Indian, já as Challenger Limited e Dark Horse recebem a nova versão do Ride Command, com processador quad-core e outras melhorias. Infelizmente espelhamento de tela de celular (Apple CarPlay) ainda não veio no Ride Command, opção já disponível na Honda Gold Wing e nas tourings da Harley-Davidson. Quanto ao Android Auto, nenhuma moto do mercado oferece, por recusa da Google em homologar o sistema para motocicletas.
Como na Chieftain, bancos e manoplas aquecidas não são de série, e vendidas como acessório pela rede Indian. A única Indian com bancos e manoplas aquecidos de série ainda é a Roadmaster, nas versões Classic e Limited (a Roadmaster Dark Horse possui apenas as manoplas aquecidas).
Todo o resto "padrão" das tourer da Indian continua presente: pára-brisas com ajuste elétrico, travas elétricas para os alforges, um banco muito confortável pra piloto e garupa... Aliás, uma piadinha dos designers da Indian: "em cada alforge cabem duas dúzias de latinhas de cerveja". Não que eu aprove beber e pilotar, mas... é uma informação útil! 😂😂😂😂
Há alguns "puristas" que insistem que é a Indian mais Harley de todos os tempos, mas as origens do projeto da Challenger estão na própria Polaris: o projeto é uma evolução de um modelo que seria originalmente lançado com a marca Victory (então, vamos lá: seria justo dizer que ficou parecida com uma Victory). E o tamanho dos emblemas no tanque de 22,7 litros (6 galões) não deixa dúvidas sobre quem fabricou a moto:
É uma grande pena a marca ter deixado nosso mercado em 2018. Gostaria muito de ver esse modelo em nossas estradas (e, quem sabe, até na minha garagem).
Seguem algumas matérias lidas como referência para este post:
Cycle World
Rider Magazine
Motorcycle.com
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