quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Heritage 2018 - Entrega da moto e primeiras impressões

Então hoje às 10 da manhã fui à concessionária Brasília Harley-Davidson, entregar a Deluxe 2014 e voltar pra casa com a nova Heritage.


A entrega foi feita pelo funcionário Maicon, que explicou todos os detalhes da nova moto, com especial atenção às diferenças em relação à minha anterior, bem como detalhes sobre a garantia do veículo, uso apenas de gasolina comum ou podium (gostaria de saber qual é a restrição com a aditivada, se bem que eu não uso aditivada nem no meu carro, sempre usei comum) e o Rider Assistance. Me entregou toda a documentação (manual, chave e FOB reservas, DVD de descrição do ABS, um porta-documentos, tudo em uma sacolinha bacana personalizada da loja - eu já tinha outra guardada em casa que, obviamente, NÃO entreguei com a moto antiga 😁😁😁), além do kit de "boas vindas" do HOG (uma latinha ajeitada, com um pin, um patch e uma medalha). Configurei uma senha pessoal para o sistema de segurança da moto , assinei o resto da papelada, coloquei o cartãozinho do Rider Assistance junto com os documentos da moto, peguei meu documento provisório (sorry amigos, nada de passeios fora do Distrito Federal por enquanto) e zarpei.


Creio eu que a moto deveria estar com uns 3 a 4 litros de combustível no tanque, pois a autonomia indicava 60km. Obviamente eu iria parar no primeiro posto, e , realmente, 500 metros depois, a luz de reserva acendeu, mudando automaticamente a função do computador de bordo (que estava na posição "conta-giros") para autonomia restante.

Moto abastecida, fui até minha casa (23km da concessionária, a distância normalmente é menor, mas em virtude do desabamento do viaduto na área central de Brasília ocorrido há 3 dias tive de pegar uma rota alternativa - "que chato" 😁) para guardar manual, chave e FOB reserva, e voltar para o centro rumo ao trabalho.

Como o trânsito está bem bagunçado por conta do incidente do viaduto, foi a oportunidade ideal de testar a nova Heritage em trânsito pesado e corredor, coisa que eu não tinha feito no test-drive do final de Dezembro  (cujo relato você pode ver aqui).

O guidão é um pouco (pouca coisa, em torno de 1 polegada) mais baixo que o mini-ape que eu usava na Deluxe (11.5" na Deluxe, 10" na Heritage) por isso a adaptação foi bem rápida.

A moto é muito ágil no trânsito pesado, mas devo dizer que o pára-brisas "meio preto" é um tanto quanto claustrofóbico nesse cenário. Depois farei alguns vídeos com a GoPro para ilustrar. Nesse ponto eu começo a entender a restrição do Wolfmann com as Touring com carenagem batwing, que o fizeram trocar a Street Glide CVO em uma Road King Special. Ainda acho que uma melhor política teria sido um pára-brisas em que a metade inferior fosse degradé, do claro ao escuro (em vez do preto sólido e opaco), como estes da Memphis Shades. 



De qualquer forma, como achei o pára-brisas meio baixo para o meu gosto (o vento está vindo direto pra minha cabeça), vou colocar na wish list um policarbonato de reposição da Memphis Shades, nesse esquema, degradé e um pouco mais alto, isso se a medida dos furos do novo pára-brisa for igual ao das antigas, é claro.

Algumas coisas que eu conseguia fazer com a Softail Twin Cam eu não consigo fazer na M8: por exemplo acelerar a partir de 60 km/h em sexta-marcha, ela literalmente "embola" em virtude do novo escalonamento de marchas. No novo motor, e com o novo escalonamento de marchas, vou precisar me acostumar mais a usar as marchas intermediárias, notadamente a quarta e a quinta, nos meus percursos diários (eu estava habituado a engatar a sexta e esquecer da vida). Todavia, a sexta é bem longa, mantendo o giro em torno de 2100/2200 a 120km/h (na TC96B era em torno de 2400 giros nessa velocidade), ou seja, não haverá nenhum problema em pegar uma estradinha durante o período de amaciamento, em que a rotação recomendada é de no máximo 3500-4000 giros. Suponho que isso trará uma boa dose de economia de combustível nos trajetos rodoviários.

Falando em economia de combustível (e de dinheiro!) um equipamento super interessante na moto (um verdadeiro "anti-multas" hahaha) é o controle de cruzeiro. Como o trajeto que eu faço de casa ao trabalho (e vice-versa) é semi-rodoviário (e, especialmente, no meu trajeto de ida eu quase não pego trânsito - na volta é corredor o tempo todo, aí não dá pra usar nem é necessário), dá pra programar 80km/h e me concentrar no trânsito.  

Ah, no trânsito, a buzina? Agora a moto vem com uma buzina "de moto", mais aguda diferentemente da corneta "de carro" usada anteriormente, e instalada na parte frontal da moto (nas Softail TC a buzina ficava na lateral, junto à perna esquerda do piloto). Mas o acionamento continua com o lag característico das HDs com sistema eletrônico CAN-BUS (a minha antiga Sportster, anterior a esse sistema, não apresentava esse atraso no acionamento). Isto significa que se você vai fazer "bi-bi-bi-bi" no trânsito, ela vai fazer "..bi...bi...bi". Não é um lag absuuuuuuuuuurdo mas ainda me passa estranheza, mesmo já convivendo com esse "detalhe" há dois anos na Deluxe. 

Outra mudança é que o acionamento dos faróis auxiliares passou a ser "totalmente sincronizado"(na falta de uma palavra melhor pra definir). O que isso significa? Bem, nas antigas, os faróis auxiliares não funcionavam (de fábrica, é claro - existia um "acessoriozinho" original HD com um part number qualquer que mudava isso) em conjunto com o farol alto. Eu suponho que isto nas motos antigas era feito em virtude do uso (de fábrica) de lâmpadas halógenas o que traria uma carga muito grande no sistema elétrico (que além de tudo tinha menor capacidade) ao acionar o farol alto junto com os auxiliares. Em que pese a nova função ser muito mais útil e realmente fazer muito mais sentido (principalmente em locais escuros à noite), eu confesso que vou sentir falta dos faróis auxiliares "apagando" quando se lampejava a luz alta, algo muito útil no trânsito urbano para chamar a atenção.  Bom, sinal que não só o sistema elétrico de maior capacidade como a própria adoção de faróis em LED ficou bem acertada. É fato, eu gostava do sistema "velho"por motivos pessoais, mas essa era uma reclamação antiga dos proprietários e é ótimo que a Motor Company tenha finalmente "acertado" esse detalhe.

Uma coisa que confesso não ter gostado na moto nova foi o descanso lateral ("pezinho"). A haste é muito curta e é chatinho de achar ou mesmo de encaixar o pé na hora de abrir. Outro item para a lista de compras futura é um "extensor" para o descanso. 

Já os alforges são um show à parte. Em que pese não serem tão espaçosos quanto os das Heritage anteriores (e ainda menores quando comparados aos Boss Bags que eu usava na Deluxe) , o sistema de trava com chave é MUITO prático (bem mais que os cadeados de bagagem que eu usava nos alforges Boss). Ainda que presos às espadas por parafusos torx (na parte interna), são muito fáceis de remover se eu quiser rodar com a moto "pelada" (coisa bem difícil de acontecer, já que estou sempre carregando alguma coisa, seja uma capa de chuva, ou alguma compra da semana).  Além disso, o desenho dos mesmos ficou muito bem integrado na moto.

O acionamento da embreagem é BEM mais leve que na minha Deluxe (lembrando que a minha estava com o "aliviador de peso" EasyBoy), e a moto não cozinha os bagos do piloto quando está quente, dá pra parar no sinal sem querer tomar um banho de água fria.


Chegou a hora de atualizar a foto de capa do blog, não é?

Falhas? Bem, eu identifiquei um barulhinho estranho quando, com a moto parada e em primeira marcha, a embreagem engata. Não me parece ser um problema no sistema de embreagem em si, mas provavelmente algo no cabo ou no manete (até mesmo porque o barulho parece vir DO MANETE e não da primária), em que pese o ruído só ter aparecido com a moto quente, depois de andar alguns quilômetros. A melhor descrição que eu daria seria um "excesso de feedback do engate no cabo"

Vou observar isso durante o fim de semana e, se persistir, na segunda-feira vou levar de volta na loja para ver.  Pode ser algo bem simples, como lubrificação no cabo (regulagem não é, ela não está "enforcada" e está bem ajustadinha, com a folga necessária no manete). 

Nos próximos posts a atualização sobre esse ruído (se continua, se sumiu sozinho, se foi consertado) e algumas informações sobre "compatibilidade de acessórios das Softail antigas". Até lá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...