quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Novidades HD USA: Sportster Iron 1200 e Sportster Forty-Eight Special

A Motor Company apresentou, esta semana, dois novos modelos para o line-up Sportster nos EUA. 

Tratam-se da Iron 1200 e da Forty-Eight (48) Special:







Além da nova opção de motor para o modelo Iron (que permanece com a opção 883), estas duas novas versões apresentam modificações estéticas diversas, como o guidão "mini-ape" com 8.75" de altura e 6.5" de pull-back (7.5" de altura e menos pullback na 48), a minicarenagem no farol (exclusiva da Iron), os novos suportes de piscas dianteiros nas bengalas (48 Special) e os novos grafismos de tanque, inspirados nas pinturas utilizadas no período em que a Harley-Davidson esteve sob o controle da AMF.



Em que pese o período da AMF ter sido o pior período da história da marca, temos que dar o braço a torcer quanto aos grafismos do tanque: ficaram belíssimos (e eram a melhor característica das HDs da época).

A 48 Special recebe ainda detalhes cromados em ambos os lados do motor (como forma de diferenciá-la ainda mais da 48 "standard"). O tanque também recebe o grafismo "a la AMF", mas mantém sua minúscula capacidade de armazenamento de 2.2 galões  (3.3 na Iron), o que faz dela uma motocicleta ideal apenas para deslocamentos urbanos ou em rodovias em que haja postos de abastecimento em abundância. 


Com a adição dos novos modelos, o line-up da linha Sportster nos EUA passa a ser composto de 7 versões, sendo duas com o motor 883 (Iron e Superlow) e todas as demais (48 "standard" e Special, Iron 1200, 1200 Custom e Roadster) com o motor 1200. 

Em que pese os novos modelos terem ficado bem interessantes para os fãs da Sportster, particularmente não acredito que venham a ser oferecidos no Brasil, nem mesmo em 2019. Ocorre que a geração atual da Sportster foi lançada em 2004, recebendo atualizações durante esse período (como sistema de injeção eletrônica em 2007, freios com ABS em 2014, melhorias na suspensão em 2017...), já estando bem próxima do fim do "ciclo de vida padrão" das gerações de motos Harley-Davidson, que é de 15 anos. Além disso, como a linha Sportster é a única que não foi inteiramente renovada nos últimos anos, é praticamente certo que será a próxima a ser totalmente reprojetada. Imagino que teremos boas surpresas para 2019.


Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...