Bom, hoje pela manhã eu "batizei" a moto.
Ocorre que hoje resolveu chover canivete aqui em Brasília então achei melhor deixar a moto em casa e ir trabalhar de carro, na verdade tirando o HB20 da garagem pela primeira vez desde o dia que recebi a Heritage.
Durante o ato de manobrar a moto dentro da garagem (para poder tirar o carro, já que costumo parar a moto na frente), a combinação de piso liso + sapato social (solado de couro) fez com que a moto tombasse para a esquerda e fosse para o chão. Por sorte não torci o pé quando isso aconteceu, simplesmente vi que a moto ia cair, e lembrei-me da máxima "não tente salvar a moto, se salve".
Claro que é sempre mais fácil com ajuda, mas levantar sozinho uma moto caída (mesmo uma mais pesada como uma HD ou uma BMW Adventure) não é, por si só, uma tarefa muito difícil (basta agachar de costas para a moto, segurar em dois pontos e levantar), desde que você tenha os pontos de apoio adequados para segurar a moto, conforme o vídeo (narração em espanhol) a seguir:
Só que como eu não tenho um ponto de apoio na parte TRASEIRA da moto para levantá-la (já que ela - ainda - não tem sissybar) , calculei mal a força e... ela tombou pro outro lado.
Nessa tombada para o lado direito, como o guidão estava fora de posição, acabou empenando (bastante) o manete do freio.
Como (ainda bem) eu optei por já sair da concessionária com o protetor de motor ("mata-cachorro") instalado em vez de economizar uns trocados para economizar um paralelo que poderia ainda nem estar instalado na moto hoje, posso dizer que a diferença de preço do mata-cachorro paralelo para o original já se pagou, DUAS VEZES.
Além do manete de freio empenado e os arranhões no protetor de motor, (aparentemente) não houve maiores prejuízos (não parece que o guidão tenha empenado).
Bom, estrago feito, restou ver quanto seria o prejuízo. Passei na concessionária, e o manete original saiu por R$ 191. Bem menos do que eu esperava, pra falar a verdade (eu estava imaginando que a peça fosse custar de R$ 350,00 a R$ 400,00). Manete comprado, é hora de trocar. Resolvi fazer isso à noite, depois de voltar do trabalho (por sorte as ferramentas já estavam no porta-malas do carro mesmo... então não tive que subir pra procurar).
O processo de troca do manete do freio é, na verdade, bem simples (mais simples inclusive que a troca do manete de embreagem). O manete é preso ao manicoto por um pino, que por sua vez é travado no local por um anel-trava minúsculo.
Você simplesmente retira o anel-trava (pode fazer isso com um alicate próprio para anéis-trava ou mesmo com uma chave de fenda), saca o pino (segure o manete no lugar enquanto isso), afrouxa (não remove) os parafusos torx dos comandos de seta do lado direito (apenas o suficiente para conseguir "desencaixar" o manete), retira o manete velho, coloca o novo (com cuidado para não desalinhar o interruptor da luz de freio nem o êmbolo do freio) e faz o processo inverso. O processo todo não leva mais do que cinco a dez minutos. OPCIONALMENTE, você pode remover o espelho retrovisor para facilitar o acesso e o trabalho, mas eu realmente não considero necessário.
Não vou detalhar o processo com imagens, prefiro indicar este vídeo do canal "Delboy´s Garage" (em inglês) no YouTube para ilustrar o processo.
Depois desse episódio "inaugural", eu diria o seguinte: se motos não fossem objetos inanimados, eu diria que ela se jogou no chão de birra e ciúmes porque não quis sair com ela hoje. 😁😁😁😁
Sobre o manete estragado, depois vou ver se é possível desentortá-lo, e se conseguir fazê-lo, vou deixar guardado como peça de reserva.
A moto já (ainda?) está com 400km rodados e pretendo fazer um primeiro "resumão" da convivência quando chegar aos 500.
Bira, acabei de passar pelo mesmo infortúnio. E justamente o de freio entortou. Vou tentar fazer o Processo.
ResponderExcluira troca é bem simples e você pode fazer em casa. Mas se não se sentir confortável para fazê-lo, faça na concessionária.
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