segunda-feira, 5 de março de 2018

Estreando a Heritage na estrada

Nesse último final de semana tive (finalmente) a chance de testar a moto nova na estrada.


Não foi exatamente uma "viagem", na verdade foi o que qualquer motociclista mais rodado categorizaria como "passeio de coxinha", mas tá valendo, tanto para testar a moto, quanto para matar as saudades da estrada, já que desde Julho do ano passado eu não pude fazer esse tipo de passeio, por questões familiares citadas em outros posts. 

No sábado de manhã, fui com alguns amigos do Sem Juízo Motoclube (não faço parte do clube mas fui convidado pelo meu amigo Vinícius a acompanhá-los no passeio) até o Rota 60, em Abadiânia/GO (100km de Brasília) para almoçar. Para o pessoal de São Paulo (por exemplo), seria como um passeio até o Serra Azul. 

O grupo era bem variado, tanto no perfil dos pilotos (todas as idades) como de motos. Maior parte do grupo era composto por Big Trails (várias Tigers, uma V-Strom e uma XT660R), mas havia ainda uma "esportiva" (a Honda CBR 600F do Vinícius, não é uma esportiva pura, mas sim uma versão carenada da Hornet) e a minha H-D.

A saída foi do Posto Playtime, em Taguatinga/DF, pouco depois das 11 da manhã.

No trajeto de ida, fomos em velocidade "normal", seguindo em comboio até o restaurante, onde chegamos por volta de 12:30. Nessa condição, o marcador de combustível da moto baixou pouco mais de 1/4 do total. A autonomia estimada pelo computador de bordo era em torno de 315km.






A viagem de regresso iniciou-se às 14:00h, tendo sido o grupo dividido (alguns pararam no Outlet Premium, e outros quatro - eu incluído - seguiram direto para Brasília), e foi num ritmo, digamos, mais "forte". As nuvens pretas que surgiram rapidamente no horizonte nos fizeram apertar o passo (eu era o único que tinha trazido capa de chuva mas o comboio não quis parar), mas não foi suficiente para evitar o aguaceiro (com direito a ventos laterais bem fortes) nos 40km finais. No ritmo adotado na volta, o tanque secou rapidamente (rsrsrs) , tendo a autonomia no computador de bordo baixado em quase 40km em relação à previsão incial.

No final da viagem, a média de consumo (abasteci na saída e na volta) foi de 16,2 km/l, algo que não reflete muito a minha realidade de uso, e precisará ser reavaliado em um novo passeio (dessa vez sem correria he he he). Para fins de comparação, meu tanque anterior em trajeto URBANO (e pilotando de forma econômica) ficou em 18.4 km/l (em pilotagem "sem preocupações com o consumo" na cidade a média está fechando sempre em 14.8). Então suponho que em rodovia e pilotando de forma econômica dê pra chegar nos 20 km/l pelo menos, se não mais. 


Após o passeio, a moto está com 880km rodados, ou seja, até o final da semana chego aos 1000km e faço um "balanço geral" da convivência.



3 comentários:

  1. O que esta achando da moto? Tenho uma Road King e to pensando em voltar para Heritage, o que acha entre uma e outra? Ando garupado tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado José Ricardo,

      Infelizmente não tenho experiência com a linha Touring da HD para fazer a comparação com a Road King. A única vez que pilotei uma RK foi num test-ride da concessionária daqui e isso foi em 2014.

      Posso comparar apenas com a minha antiga Sofail Deluxe 2014 (equipada com acessórios de Heritage), por enquanto está sendo só satisfação.

      A moto está mais justa, rodando mais "liso" e com um acerto de suspensão impecável. O consumo de combustível também está, dentro da cidade, em torno de 10% melhor (deu ainda mais que isso usando e abusando do piloto automático). Ainda vou avaliar NOVAMENTE na estrada (dessa vez em um passeio "solo") para fazer uma comparação adequada de consumo rodoviário.

      Todavia, mesmo tendo preparado a moto para tanto, não tive a oportunidade de andar garupado ainda. Outra coisa, rodei muito pouco até então, apenas 880km. Ainda não deu pra ver se a motocicleta vai apresentar algum tipo de problema decorrente das alterações significativas no projeto.

      Acho que o melhor que você pode fazer pra tirar a dúvida é ir na concessionária mais próxima da sua cidade e fazer um test-ride na Heritage. Só assim você vai poder fazer uma comparação adequada com a sua.

      Excluir

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...