quarta-feira, 18 de abril de 2018

Meio off-topic: Dica útil para importação de objetos via Correios (Atualizado em 26/04/18)

Dica útil para quem(como eu) tem o hábito de importar objetos (por exemplo peças e acessórios para nossas Harleys!) pelos Correios.




Não vou entrar aqui na questão do "pagamos impostos demais e não vemos retorno", nem na questão óbvia do sucateamento da ECT, vou me ater às questões de caráter prático.
Antigamente, a fiscalização aduaneira nos objetos enviados por frete simples era feita por amostragem. Assim sendo, havia uma chance efetiva de você ser "sortudo" e não ter que pagar imposto de importação.
Hoje em dia, não está acontecendo mais a amostragem. Minha experiência com as encomendas internacionais nos últimos seis meses demonstrou isso. A priori, TUDO é taxado, salvo encomendas de valor muito pequeno, em que a fiscalização adota o princípio da insignificância. Tanto é que os vendedores internacionais estão exigindo que o comprador informe o número do CPF para enviar seus produtos ao Brasil.
Tudo isso é parte do novo sistema de pagamento "on-line" dos impostos de importação (chamado pelos Correios de "Minhas Importações"), que está em operação desde o final do ano passado.
Não vou negar: O sistema te economiza um bom tempo e trabalho, você não precisa mais ir até a agência para retirar seus pacotes, e caso o imposto esteja sendo cobrado a mais, você pode abrir recurso também via web. Além disso, você pode usar cartão de crédito para pagar os impostos e taxas, o que não era possível na retirada em agência (que tinha que ser em dinheiro vivo - salvo para quem tem conta no Banco do Brasil, que poderia usar os serviços do Banco Postal para fazer o saque do valor na hora).
Todavia, com o fim da amostragem para as encomendas por frete simples, a espera nesse caso tem sido excessiva. Um pacote meu (manoplas para a moto) vindo dos EUA por frete simples levou exatos 90 dias para ser entregue em minha residência, dos quais 75 dias foram em solo brasileiro. Mesmo desses 75 dias, levou quase 40 dias para que o pacote entrasse no sistema para que eu pudesse pagar o imposto, fora a espera pela entrega APÓS a liberação pela alfândega.
Já um outro pedido meu (o sistema de som instalado na moto), que veio da China por frete expresso (EMS), em menos de 20 dias estava em minha residência.
Resolvi fazer um teste, com outro pedido da MESMA loja americana em que comprei as manoplas, desta vez pagando a diferença de 15 dólares para o frete expresso.
Passados apenas 9 (nove!) dias do despacho, já efetuei o pagamento do imposto e a encomenda foi liberada pela alfândega.
Se este pacote repetir a rapidez do pacote chinês, devo estar recebendo o pacote no meio da próxima semana.
Dessa forma, a menos que sejam quinquilharias de pequeno valor e que você pode esperar a vida inteira para receber, não compensa mais a economia do frete simples para as encomendas internacionais. A chance de não ser taxado praticamente acabou e os prazos de processamento estão MUITO mais longos. Melhor pagar um pouquinho a mais (lembrando que esse pouquinho a mais também se propaga no valor do imposto, já que o imposto é sobre o valor FOB = produto + frete) pelo frete expresso, já que dependendo do produto a diferença não costuma ser muito grande.
Ainda tenho minhas ressalvas com serviços de courier, já que eles cobram tarifas próprias (taxa de desembaraço BEM maior que os 12 reais dos Correios) e ICMS (tá, na maioria dos Estados o ICMS também é cobrado na importação, mas esse não é o caso específico do Distrito Federal) e o imposto acaba sendo bem maior.Mas dependendo do Estado em que você mora, pode compensar usar serviço de courier, sim. Faça as contas antes de escolher o tipo de frete.
Atualização:
Quando postei este artigo em 18/04, me enganei quanto à liberação pela alfândega. O pagamento do imposto não foi processado (na verdade sequer foi debitado do meu cartão de crédito por problema no sistema dos Correios) e, após três dias tentando pagar via cartão sem sucesso (o problema era no sistema), acabei optando por pagar os impostos via boleto bancário. O pagamento via boleto foi feito na última segunda-feira (dia 23/04), reconhecido no sistema no dia seguinte e HOJE, dia 26/04 (apenas dois dias depois da compensação do pagamento), meu pacote já saiu para entrega.
C.Q.D. (risos)
Então, a menos que a diferença de valor seja MUITO elevada, use frete expresso sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...