segunda-feira, 25 de junho de 2018

Agora é oficial - Indian Motorcycles deixa o mercado brasileiro

Acabei de ler no portal do Jornal do Carro (grupo Estado de São Paulo) uma notícia triste mas não de todo inesperada: a Polaris declarou oficialmente que encerrará as atividades da marca Indian no Brasil.


A justificativa é a falta de rentabilidade no mercado brasileiro. 

O pós-venda da Indian será assumido pelos revendedores da Polaris, e as revendas monomarca Indian serão fechadas nos próximos 120 dias, tempo para limpeza dos estoques de motos e acessórios.


Em que pese eu não ser um dos maiores fãs das grandonas Chief (e maiores), eu me considero um fã incondicional da pequena (mas quase do tamanho de uma Softail 2018) Scout, uma das cruisers mais divertidas de tocar que já pilotei, sendo esse um dos motivos de eu lamentar a partida da marca de nosso mercado.

Lamento também por aqueles consumidores que pagaram bem caro em um produto exclusivo (o preço de tabela das Indian era em torno de 10-15% superior ao das Harley-Davidson equivalentes) e agora muito provavelmente sofrerão um baque gigantesco do mercado no valor de revenda de suas motocicletas, além, é claro, de uma dificuldade maior em dar manutenção nas mesmas quando necessário. 

Mas eu lamento principalmente pelo mercado brasileiro de motos custom, que agora é praticamente um monopólio da Harley-Davidson, já que as marcas japonesas há tempos não oferecem nada no segmento custom de grande porte. 

Infelizmente, com uma operação miúda como a Polaris optou por atuar no Brasil (nem chegamos a ter concessionária em Brasília, apenas um minúsculo ponto de venda em Goiânia, a 300km daqui, para atender toda a região Centro-Oeste), não teria como ela abocanhar uma parcela de mercado da HDMC da mesma forma que conseguiu nos EUA.

"So long, Indian".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...