terça-feira, 12 de junho de 2018

"LEDificando" a Heritage

Como sabemos, as Softail 2018 já vêm com faróis de LED em toda a linha, e em alguns modelos (como a Deluxe), TODA a iluminação é em LED. Em outros (notadamente aqueles que têm piscas integrados com freio e posição na traseira, como a Fat Boy), há uma salada de lâmpadas, sendo LEDs na traseira e incandescentes nos piscas dianteiros. No caso da Heritage, apenas os faróis são em LED, tendo permanecido os piscas e lanterna traseira com lâmpadas incandescentes comuns.

Sinceramente, eu não entendi porque a Harley-Davidson já não aproveitou o momento e colocou toda a iluminação das motos em LED como padrão. (mentira, eu sei, é para fomentar a venda de acessórios).

Então, resolvi "completar" a LEDificação da Heritage. Estudei várias alternativas, como kits prontos da própria Motor Company, kits prontos paralelos e até alguns artesanais nacionais. 

Adquiri também  uma lanterna traseira "laydown" com placa (artesanal, nacional) de LEDs, e "transplantei" a placa de LEDs para uma outra lente que eu tinha que achei que ia combinar mais com a moto, uma "laydown" de aspecto liso, em cor vermelho-fumê.

Piscas


Para os piscas, cheguei a considerar um kit de placas de LED nacionais artesanais, que ia me custar em torno de 200 reais e (segundo o vendedor) iria precisar ainda de resistor.

Todavia, eu já tinha ouvido falar (embora nunca tivesse testado na prática), que as motos HD com sistema elétrico CAN-BUS não precisam de resistor ao usar lâmpadas em LED.

Para testar essa teoria, comprei algumas lâmpadas baratinhas no MercadoLivre (na época encomendas internacionais estavam muito demoradas - parece que a situação normalizou até para frete simples, como detalharei mais à frente) para testar. A especificação das lâmpadas de piscas das Harley-Davidson nacionais é 1156, pólo simples. Essas lâmpadas me custaram R$ 2,50 cada uma mais o frete (que não recordo quanto foi na época).


NÃO compre esse modelo de lâmpada para usar em Harleys com piscas bullet. Elas não vão encaixar.

Testei as lâmpadas, consegui contato, mas elas não serviram nos piscas da Heritage. Como você pode ver, a placa de LEDs forma um ângulo reto com o soquete, e essa "união" entre as duas partes impede que a lâmpada seja empurrada corretamente até o final do soquete dos piscas bullet para que os pinos se encaixem nos trilhos e ela fique presa no lugar. Ou seja, ou eu partia para um kit de placas de LED (artesanais ou industrializados) específico para montagem nos piscas da Harley-Davidson, ou eu buscava outra solução.

O dinheiro gasto não foi em vão, todavia. Primeiro, porque ainda que eu não tivesse conseguido encaixar a lâmpada corretamente no soquete, consegui pelo menos contato elétrico, possibilitando testar, ou seja: realmente, HDs com sistema CAN-BUS não precisam de resistor para uso de lâmpadas em LED nos piscas. Segundo, porque eu aproveitei as lâmpadas em outro projeto. Então, não houve desperdício algum.

Sabendo então que a moto aceita perfeitamente as lâmpadas em LEDs mantendo o ritmo dos sinais luminosos (observação: no painel de instrumentos o LED indicador de seta VAI, nos primeiros dias, piscar mais rápido, como se houvesse alguma lâmpada queimada - mas os piscas, de fato, estarão piscando na velocidade normal - eu já havia observado esse sintoma quando tive uma lâmpada incandescente queimada na antiga Deluxe 2014, que também é CAN-BUS - depois de um tempo o sistema "entende" que as lâmpadas foram substituídas por LEDs e o ritmo do LED do painel volta ao normal), resolvi partir para a solução simples e barata: procurar lâmpadas em LED que não tivessem esse "ângulo" entre a placa de LEDs e o soquete (que impede a montagem nos piscas bullet da HD).

Resolvi recorrer ao meu velho amigo Ali (o AliExpress), e encontrei VÁRIOS modelos de lâmpadas em LED com formato comum (imitando o bulbo de uma lâmpada incandescente comum), e pedi três tipos diferentes, sempre em kits compostos por duas lâmpadas de luz amarela/âmbar (para os piscas dianteiros) e dois em luz vermelha (para os piscas traseiros). 

Após os testes com as lâmpadas recebidas (que, contrariando minhas expectativas, chegaram em apenas 20 dias, mesmo sendo por frete simples - parece que os Correios voltaram a trabalhar rápido na triagem de encomendas internacionais - os últimos pacotes que eu tinha pedido da China por frete simples, tudo quinquilharia de pequeno porte como essas lâmpadas, levaram 4 meses para chegar), concluí que, das lâmpadas encomendadas, as "eleitas" foram essas aqui:

(já montadas nos piscas da moto)

Você pode encontrar as lâmpadas no site da AliExpress , vendedor XCAREMO Store , custa USD 7.53 cada par, com frete incluso. Não se esqueça de escolher a cor da luz da lâmpada ao comprá-las. 

A luz não apenas é mais forte que as lâmpadas incandescentes originais (tornando a moto mais visível aos demais condutores), como ela , por suas características construtivas (bulbo, refletor, posição dos LEDs SMD, etc.) não apresenta a iluminação "chapada" típica das lâmpadas em LED genéricas (coisa que só era possível resolver com kits de placas de LED bem mais caros). 

Conforme esperado, os piscas funcionam no ritmo correto, piscando exatamente como se estivessem com as lâmpadas originais.

Claro, também conforme esperado, o sistema eletrônico da moto "percebe" (inicialmente) que a carga é menor, entende que há uma lâmpada queimada, e por isso o indicador de pisca no painel pisca mais rápido, sem qualquer mal funcionamento (curiosamente esse fenômeno não ocorre quando se usa o pisca alerta, acendendo as quatro lâmpadas de uma vez só). Muito provavelmente essa situação gerou algum código de erro na BCM, mas não afetou de forma alguma o funcionamento da motocicleta. O resistor, no caso, serviria apenas para "enganar" a BCM, mas eliminaria os benefícios da iluminação em LEDs que são a economia de energia (reduzindo a carga sobre o sistema elétrico da moto) e o aquecimento de peças ligadas ao sistema elétrico (não aqueceria a lâmpada, mas o resistor aqueceria), então, poderia perfeitamente conviver com isso. Mas tive uma surpresa agradável depois, o BCM se "adaptou" às lâmpadas de LED e todo o sistema funciona normalmente, incluindo o indicador do painel de instrumentos. Ou seja, não houve QUALQUER necessidade de resistor para "enganar" a central.

Lanterna traseira


Resta agora instalar a lanterna traseira "caseira" (placa artesanal sobre uma lente "laydown" desmontada de uma lanterna inteira).

Como comentei, adquiri no MercadoLivre uma lanterna em LED baratinha para Harley-Davidsons (R$ 195,00 + frete, que no meu caso foi grátis em virtude da pontuação do programa de fidelidade do MercadoLivre).


kit completo, inclusos o conector de 4 vias

Essa lanterna é na verdade uma lente com uma placa em LED, sem qualquer tipo de vedação. De qualquer forma, eu não iria aproveitar a lente que veio no kit, eu queria usar a "laydown" fumê que eu tinha guardada em casa.

É desse jeito mesmo, não tem vedação, apenas um adesivo "emborrachado" que fica em volta da lente

O processo foi: desmontar a lanterna "laydown" (retirar o refletor espelhado da traseira), "transplantar" a placa em LEDs da lanterna do MercadoLivre (foi necessário "limar" um pouco da parte interna da lanterna laydown para que eu conseguisse encaixar a placa de LEDs) e vedar tudo com silicone. Como eu não ia usar luz de placa mesmo (na minha moto a placa está deslocada para baixo dos piscas usando um suporte da Ultra 2014 e já tenho uma luz de placa ali) , eu removi da placa os LEDs referentes a essa parte, para que não ficasse aquele "facho de luz" para cima. Mesmo após a remoção dos LEDs de iluminação de placa, a lanterna continuou a funcionar corretamente com todas as suas funções.

Cabe lembrar que essa lanterna comprada no MercadoLivre vem com várias opções de instalação, desde "conectores scotchlock" para emendar em fiação já existente (para as motos mais antigas que não têm conectores de engate rápido), até o conector de 4 vias (só são usadas 3) para montá-la nas motos mais novas sem qualquer emenda em fios. Usei o conector.

Montei a placa de LEDs e caprichei no silicone transparente (é importante cobrir a placa inteira, mas não usar silicone demais, senão você não vai conseguir montar a lanterna na moto, pois os conectores ficam atrás da lanterna. Bom... problema de infiltração de água eu não terei.


Montada a placa na lanterna (mesmo que você vá usar a lente original do kit do MercadoLivre, vale à pena fazer o processo de vedação), é só montar tudo na motocicleta. A instalação é super super simples, na verdade.

A lanterna traseira original é presa por dois parafusos Philips, um em cada lateral, sendo que ao retirá-los, a lanterna sai inteira, com soquete e lâmpada.


Desconecte o conector da lanterna traseira e use-o como referência para montar o conector (primeiro pino é o terra, preto; segundo é o vermelho; terceiro é o branco - as cores são diferentes da fiação original da moto, que são respectivamente preto, vermelho com branco e roxo). Plugue o conector na moto, ative a ignição (não precisa dar partida) e teste a iluminação e a luz de freio para ver se a fiação foi plugada corretamente. Caso não esteja, é só inverter o segundo com o terceiro pino.

Lembra do que eu falei sobre silicone em excesso? Pois é, QUASE não consegui montar a lanterna nova. Por sorte, bastou apertar bem os parafusos para que ela encaixasse firme no lugar.


Segue um vídeo do funcionamento das luzes traseiras (incluindo teste da luz de freio). Perdão pelo movimento da câmera, eu sou apenas um e fiz o vídeo com o celular enquanto acionava o manete de freio.



Aqui outro vídeo demonstrando as luzes dianteiras, sozinhas (pisca-alerta) e junto com o farol principal em LED (original da moto).




Agora, posso dizer que a moto está com 100% da iluminação em LED.








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