segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Concluindo a revisão da Indian - mecânico de confiança

Conforme comentado no post anterior sobre a revisão da Roadmaster, alguns dos itens eu não teria como fazer em minha casa, por falta de espaço/ferramental adequado e até mesmo de conhecimento técnico.



Então, para realizar esses "serviços" que eu não fiz em casa, levei a moto ao meu mecânico de confiança, o Toninho, da oficina TMotos, na quadra 708 Norte, em Brasília.

Conheci o Toninho por indicação de dois amigos donos de Indian (um possui, além de TRÊS Royal Enfield, uma Scout e outro possui uma Chief Vintage) daqui de Brasília. O que sei é que todos os "meia-dúzia" de donos de Indian aqui do Distrito Federal fazem a manutenção de suas motos com ele. O Toninho é daqueles mecânicos "raiz", que gosta de estudar o que faz e não se importa em compartilhar conhecimento e, diferentemente de outros mecânicos que querem que você largue a moto lá e só busque quando estiver pronta, ele faz questão que você sempre que possível acompanhe o serviço.

Apesar da aparência simples da fachada da oficina (que é bem pequena, aliás), ele apenas mexe com motos grandes, e moto "exótica" é com ele mesmo: Ducatis, BMWs Royal Enfields e Harley-Davidsons são as marcas que mais se vê lá.  Eventualmente aparece uma Indian, mas é raro já que são tão poucas aqui na cidade.


Os serviços que pedi para ele fazer foram:
  1. troca do óleo das bengalas (deveria ter sido feita na revisão dos 24.000km na concessionária de Belo Horizonte, mas enfim... mais embaixo tem a historinha do serviço "pela metade" feito pela concessionária;
  2. troca dos rolamentos (dianteiros começaram a roncar, como vou fazer uma viagem longa vou trocar os das duas rodas preventivamente)
  3. troca das velas (que não fiz em casa porque não tinha um prolongador de 3/8" em L para conseguir girar minha chave de vela no exíguo espaço entre o cabeçote e o tanque de combustível)
Além disso, por sugestão do próprio Toninho, seria interessante fazer uma lubrificação em alguns pontos adicionais, como no eixo da balança de suspensão traseira, o que exigiria uma desmontagem um pouco mais completa da parte traseira da motocicleta. Como vou fazer uma viagem grande, achei por bem fazer o serviço todo.

Bom, ocorre que pouco antes do Natal tive um pequeno "incidente" que não comentei no blog (na verdade nem ia tocar no assunto já que é uma situação que me MATA de vergonha, mas achei relevante pois explica o estado das peças). Acabei pegando um "atalho" mal indicado por outro "motociclista" (um grandessíssimo filho da p... na verdade) por uma estrada vicinal aqui em Brasília ("é estradinha simples de chão batido, qualquer moto passa, até essa sua aí") e acabei fazendo um passeiozinho na lama... com direito a cair com a moto (e levantá-la sozinho) pelo menos umas quatro vezes (reforço, na lama, detalhe, a Roadmaster pesa 428kg e eu sou totalmente sedentário). Sabe quando você percebe a grande burrada que fez mas não tem mais como voltar? Depois desse "passeio", a motocicleta ficou nesse estado lamentável: 


Esta, aliás, foi a causa provável do dano nos rolamentos, que estavam nesta situação (o tubo entupido de barro, à esquerda, é o eixo da roda dianteira):


O fato é que mesmo lavando várias vezes (nota: o ceramic coating na pintura ajudou muito no trabalho de "limpeza pós-cagada" e evitou danos à pintura), há pontos na moto em que eu nem imaginava (ou melhor, BEM imaginava) que ainda havia lama, o que ficou evidente apenas após a desmontagem da traseira (para o engraxamento do eixo da balança de suspensão).



Todas essas peças e partes foram devidamente limpas, os rolamentos (inclusive o da polia da correia) e guarda-pós foram trocados, juntas lubrificadas, engraxamento onde fosse necessário, mesmo os novos rolamentos tiveram a graxa "de fábrica" substituída por uma de melhor qualidade, deixando a moto nova de novo. Para complementar, alguns pequenos detalhes que não fiz (limpeza dos pistões das pinças de freio, que não fiz quando da troca das pastilhas, por exemplo) foram realizados também. A correia também foi devidamente limpa e constatou-se que não teve quaisquer danos decorrentes do "passeio off-road".



Aproveitei que a motocicleta estava toda desmontada (e dá trabalho tirar a roda traseira, viu!) e que o pneu traseiro já estava meio "quadrado" e com a sua seção central bem próxima do TWI (ainda rodaria um tempinho, mas não aguentaria 8.000km até o fim da viagem que vou fazer), e achei por bem antecipar a troca do pneu:



O pneu novo foi facilmente encontrado na loja Moto Mais, aqui em Brasília (a 500 metros da TMotos), pelo valor de R$772,22, mais R$ 45,00 para montagem e balanceamento (esse é o valor de tabela, ainda tive 5% de desconto para pagamento à vista). Mantive o mesmo padrão de pneu que estava (não gosto de misturar marca de pneu em moto) e fui de Metzeler ME888 Marathon Ultra 180/65B16 81H "Reinforced" (que, aliás, é o pneu original indicado no manual do proprietário). Para referência, é a mesma especificação das Harley Touring (no sistema de vendas da loja Moto Mais consta como pneu para Road King).A montagem e balanceamento foi feita na própria Moto Mais, e de lá já levei o pneu montado para colocar de volta na moto. 


As velas, que eu não havia conseguido trocar em casa, também já estavam bem gastas (originais de fábrica). As novas foram as velas NGK de Iridium, DCPR8EIX (as originais eram as comuns, DCPR8E) .


O fairing também precisou ser removido, para acesso às bengalas para troca do óleo e também para a conferência do estado/engraxamento dos rolamentos da caixa de direção. Mantive as especificações de fábrica (óleo 15W), mas fui de Motul Fork Oil.



Após a substituição do óleo das duas bengalas (onde foi constatado que, nas manutenções anteriormente feitas em concessionária, o retentor de uma das bengalas foi substituído, e apenas o óleo DESSA bengala havia sido trocado previamente, o que estava dando uma certa sensação de "desequilíbrio" ao rodar - o óleo da bengala esquerda ainda era o original de fábrica já com 30 mil km - agora está "equilibrada" de novo, com óleo igualmente novo em ambas), também foi constatada a montagem incorreta dos chicotes do fairing pelos "técnicos" da concessionária (provavelmente quando da troca do retentor da bengala direita, já que é necessário desmontar tudo para o acesso), alguns fios estavam  soltos começando a ser "mastigados" pelas peças móveis da moto. Foi tudo desconectado, passado corretamente e preso com abraçadeiras plásticas. 

Foi, ainda, efetuado o reaperto da caixa de direção, que estava um pouco folgado. Os rolamentos da caixa estavam em ótimo estado e receberam nova dose de graxa. 

Após uma semana de trabalho, agora a moto está nova de novo e pronta para mais muitos quilômetros (desde que eu não invente de fazer rally com ela de novo kkkkk). 


Esse camarada é o Toninho, mineiro gente boa! 

Agora, só contando os dias para as férias (quando estiver mais perto, conto os planos de viagem aqui no blog!). Faltam 33 dias para pegar a estrada!

Atualização 26/02/2019: Peguei a moto hoje na oficina. Chega a dar gosto de rodar! Todas aquelas "batidinhas" que dava (principalmente na parte frontal) quando pegava imperfeições no asfalto sumiram. Fui pra casa, "vesti" novamente a moto com o trio de malas (levei pra oficina sem elas para facilitar o trabalho) e mesmo com o tempo BEM chuvoso, resolvi vir trabalhar nela hoje. 










7 comentários:

  1. Bira, belo post.
    Realmente uma bela revisão e fica a dica de um mecânico raiz, coisa cada vez mais escassa, hoje só temos mecânicos de scanner e trocadores de peças, coisa que até um macaquinho bem treinado é capaz de fazer e mesmo assim ainda fazem merda, como você mesmo citou no relato.

    Bons ventos.

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  2. Olá Bira, vc ainda tem o contato do Toninho? Liguei no 3447-3152, me atenderam mas falaram que não mexem com Indian e tampouco conhecem o Toninho.

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    Respostas
    1. oxe... o número é esse, e ele é o DONO da oficina...

      não tem como não o conhecerem... kkkkkkkk

      me passa teu número de whatsapp (fica sussa que o comentário é moderado e não vou publicar aqui)... se tiver interesse eu te coloco num grupo de proprietários de Indian aqui de Brasília.

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    2. de repente o melhor é vc ir lá direto e conversar pessoalmente. fica na 708 norte.

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  3. Bom dia! Pode me colocar no grupo de indian? Tenho Scott que adquiri em 2018. Preciso fazer a revisão de 8000 km

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  4. Respostas
    1. boa tarde amigo! Infelizmente não, eu saí do grupo...

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