sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Indian Chieftain com 400 MIL QUILÔMETROS!

Costumo ler muito os posts do fórum IndianMotorcycles.net , pois já que são poucas as motos da marca no Brasil o fórum nacional é bem paradinho, acabo tendo mais referências lá de fora.

Lendo um dos tópicos sobre "quanto você rodou" ("How many miles have you got?"), me deparei com um post (*) do usuário Larry S, de Minnesota (vale lembrar que é um Estado americano próximo à fronteira com o Canadá, com inverno rigorosíssimo, então as motos ficam paradas boa parte do ano), que me surpreendeu!

Larry, que anda de moto desde 1960, possui atualmente uma Indian Chieftain ano 2014, que ele comprou em 2 de julho daquele ano. Nesta data (fevereiro de 2018), a moto já ultrapassou a barreira das 250 mil milhas (400 mil quilômetros)! Isso dá uma média de 55 mil milhas (88 mil km) por ano, em um local em que a temporada de motociclismo dura não mais que sete meses/ano (Abril a Novembro, nos outros meses as rodovias estão cobertas por gelo e neve). 

Como brincaram no fórum, o momento desta foto deve ter sido o único instante
desde que a moto saiu da loja em que o câmbio estava no neutro! (risos)


Nas palavras do próprio Larry:

"I have a 14 Chieftain and bought it on July 2 , 2014 in St Paul,Minnesota. I am sure there are many Indian motorcycles by now that are over the 100,000 mile mark; it’s just that there is so much information available now these little posts can get lost or buried quickly by new topics all the time! "

Eu tenho uma Chieftain 2014, adquirida na cidade de St. Paul, Minnesota, em 2 de julho daquele ano. Tenho certeza que há muitas motos Indian que já ultrapassaram a marca das 100.000 milhas (160.0000km). É que há tanta informação disponível neste fórum que esses pequenos posts tendem a ser perdidos ou ocultados por novos tópicos todo o tempo!

"I’m glad this caught your attention as it should give you confidence your bike can last a long time too. These new motorcycles are very expensive but when taken care of can be reasonable to own for many years of enjoyment!" 

Fico feliz que isso chame a atenção de vocês, já que isso vai dar a vocês a confiança que sua moto também vai durar um longo tempo. Essas novas motos são muito caras, mas quando bem cuidadas te darão muitos anos de alegria!

"Even at this high mileage I have not even considered purchasing a new bike yet because trading is expensive when you figure your cost per mile. I need all my spending money for tires and gas; so accessories and trading frequently are out for me!" 

Mesmo com essa milhagem alta, eu nem mesmo considero comprar uma nova moto tão cedo, porque trocar torna-se algo muito caro quando você coloca na ponta do lápis o custo por milha. Eu preciso de todo o meu dinheiro de gastos para pneus e gasolina; então, acessórios e troca de moto normalmente estão fora do meu orçamento!


"This is the 4th bike for me that has reached the quarter million mark so it’s nothing new to me; but it does show that with good care it is possible for others too! "


Esta é a quarta moto para mim a atingir a marca do quarto de milhão de milhas, então não é nada novo pra mim; mas isso mostra que com bons cuidados é possível a outros também!

(as outras três motos em que Larry ultrapassou a barreira das 250.000 milhas foram: em 1987, uma Yamaha Venture que chegou às 302.000 milhas; uma Suzuki Intruder 1500 de 1999 que chegou às 253.000; uma Honda ST1300 de 2007 que chegou às 343.000; E vale citar também a H-D Electra Glide de 1997 que chegou às 123.000 milhas em apenas 2 anos de uso, qunado foi trocada pela Suzuki)

No que diz respeito a problemas com sua moto, eis o relato do próprio Larry no tópico. Lembre-se que ele não está falando em quilômetros, e sim em milhas:

"1 clutch cable and 1 clutch switch at 155,000,,,,,,1 set wheel bearings at about 218,000,,,,,,1 starter at 232,000,,,,2 sets fork seals and 2 sets spark plugs. The rest were reflashes or recalls for fuel system and engine control module. It has original drive belt , clutch,and rear brake pads,,,,,,front pads changed once somewhere around 185,000. I use the Scout 15 w 60 full synthetic oil since it came out! Tires are E4 Dunlop and get 18,000 miles average."

1 cabo de embreagem e um sensor do acionamento da embreagem às 155.000; 1 conjunto de rolamentos de rodas perto de 218.000; 1 motor de partida às 232.000; 2 trocas de retentores das bengalas e 2 jogos de velas. Todas as outras visitas à oficina foram por conta de recalls ou convocações da fábrica para reprogramação do módulo de injeção. Ainda está com a correia de transmissão original, embreagem original, pastilhas traseiras originais... as dianteiras foram trocadas algo em torno das 185.000 milhas. Eu uso óleo sintético 15W60 (recomendado para a Scout) desde que ela saiu da loja! Pneus são Dunlop E4 e duram uma média de 18 mil milhas o par. 

A durabilidade das pastilhas parece algo sobrenatural (eu troquei as traseiras da minha com 29 mil quilômetros, ou seja, aproximadamente 18 mil milhas), mas devemos lembrar que o caso do Larry é bem atípico: é uma moto que roda praticamente apenas em estradas abertas, não estando sujeita ao "anda e pára" do trânsito diário. Além disso, as autoestradas americanas são retões intermináveis, então é bem provável que ele use mesmo bem pouco os freios da moto. Não são raras nos fóruns americanos de motocicletas em geral motos em que os jogos de pastilhas duram 4 vezes mais o que duram aqui no Brasil. Os pneus duram proporcionalmente bem menos pois andando apenas em retas, os pneus de moto ficam "quadrados" com o desgaste, muitas vezes durando até menos do que durariam se submetidos a estradas com mais curvas... isso é algo que eu, morando em Brasília, conheço muito bem. 



E você, ainda acha que aos 50 mil km sua moto já está "velha" e na hora de trocar por uma nova?

Larry, você é o cara! (Larry, hats off to you man! Keep riding safely!)

(*) Publicado com autorização

2 comentários:

  1. Legal demais Bira! Realmente hoje em dia vemos a grande maioria dos motociclistas trocando de moto quase todo ano. Eu conheço um cara aqui em BH que teve 8 HD´s em 5 anos!
    Nada contra, se o cara tem grana pra isso... Mas acho que no fim das contas nem aproveita direito a moto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois não é, Márcio?

      Quando comprei a Heritage M8 minha intenção era de ficar com ela até o fim (até mesmo porque, para mim, ela corrigia todos os "detalhinhos" que eu não gostava na antiga Deluxe Twin Cam), pra ser sincero só estou com ela à venda porque ela "perdeu o sentido" depois que adquiri a Indian.

      Eu tava até rodando bastante com ela, em quatro meses eu coloquei 4000km tendo pego estrada (apenas pra pertinho, pro Rota 60 que é o "serra azul" aqui do DF, nem é viagem) apenas duas vezes. Tava usando a moto diariamente.

      Foda é que depois que comprei a Indian a Heritage praticamente não saiu mais de casa. Tô até com medo de ter arriado a bateria dela.

      Eu acho que enquanto o cara não "acha a moto pra casar", é perfeitamente normal trocar toda hora. Agora, tem uns que nem dão tempo de casar com a moto e trocam todo ano por uma igualzinha, isso eu não entendo rsss... e essa mania de brasileiro de achar que aos 50 mil km o motor da moto vai explodir? hahaha

      Excluir

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...