domingo, 20 de setembro de 2020

Viagem Brasília-Buenos Aires (volta) - 28º Dia (24/04/2019)

Vigésimo-oitavo dia - curtindo a Serra do Rio do Rastro e um erro de planejamento (24/04/2019)


No dia anterior algum de meus amigos (não recordo quem agora) veio com uma história que eu devia ver o nascer do sol na Serra do Rio do Rastro, blá blá blá. Bom, estava em Urubici (85km em estrada bem sinuosa) e NEM A PAU ia acordar as 4 e meia da manhã pra sair naquela estrada à noite naquele frio e sem tomar café da manhã só pra ver um nascer do sol, por mais bonito que seja, fala sério. 

Todavia, parece que um dos colegas de MG recebeu a mesma dica de alguma outra pessoa, e por volta de 4 e meia da manhã fui acordado pelo barulho da BMW GS ligando no "quarto-garagem" ao lado.

Levantei às 7:15, arrumei minha bagagem na moto e às 7:30 estava no salão de café da manhã, que abria naquela hora.

tudo pronto pra sair

Nisso um dos motociclistas mineiros me fala todo empolgado "abriu o tempo na Serra do Rio do Rastro!!!" . Bom, já estava nos meus planos voltar por lá mesmo de qualquer forma (Podem falar o que for da 282, mas eu simplesmente detesto aquela estrada e não pensava em voltar por lá de jeito nenhum - preferia dar a volta longa pela SRR arriscando pegar um dia com visibilidade decente - ou não).

Acabou que segui de Urubici até o Mirante em Bom Jardim da Serra junto com os caras do Morcegando. Estava um belíssimo dia (mas bem frio - quando comparado aos demais dias da viagem, não com o clima padrão da região, que isso fique bem claro - temperatura em Urubici era de 13 graus, foi a primeira vez em toda a viagem em que cheguei de fato a precisar usar o aquecedor de bancos/manoplas - e os usei por mais de dez minutos).

Chegando ao Mirante da Serra do Rio do Rastro, aquele visual sensacional - céu azul, aquelas nuvens cobrindo parcialmente a estrada, tudo lindo! (nunca consegui a vista 100% livre lá, mas pelo menos nesse dia deu pra ver alguma coisa!).


Me despedi dos amigos do Morcegando, peguei os contatos deles e resolvi ficar passeando pela SRR. 


Novos amigos - e não seria a última vez a vê-los na viagem


Subi e desci a Serra (não apenas o "trecho oficial denominado Serra do Rio do Rastro", mas até o final das curvas já quase no centro de Lauro Muller) três vezes, uma atrás da outra, fazendo minhas fotos e filmagens (mais sobre isso à frente).


Ao parar após a terceira "volta", vi que o retentor da bengala do lado esquerdo (que estava segurando "sozinho" desde Colonia del Sacramento o peso da moto mais piloto e bagagem - e por um tempo garupa) não aguentou o esforço das curvas da serra (que estavam, aliás, bem divertidas de fazer) e começou a vazar também. Então, decidi que era hora de parar de brincar nas curvas e ir embora.

Algumas fotos 360 do passeio pela Serra do Rio do Rastro:

De lá, segui pra BR-101 e parei pra almoçar no posto Graal Baleia, logo depois de Imbituba.

Resolvi ver até onde iria no dia. Contrariando meus instintos (de parar em Balneário Camboriú e rever um grande amigo de Brasília que mora lá) resolvi fazer um pequeno desvio até Blumenau, na esperança de tomar uma baita cerveja artesanal em um lugar bacana.

Esta foi, de longe, a decisão mais errada de toda a viagem.

Primeiro, a SC/BR-470 está péssima. Obras por todo o canto. Pontes com emendas que te dão a impressão de estar numa competição de motocross (a moto saiu do chão... e eu com retentores estourados, preocupado em EVITAR solavancos bruscos). Pra completar anoiteceu na estrada, eu estava o dia inteiro torcendo por uma chuva para refrescar (lembram que saí de Urubici com 13 graus? Cheguei a pegar 33 durante o dia em Tubarão) e a única chuva que caiu foi aquela garoinha que não molha, só serve pra sujar e deixar a pista um verdadeiro sabão. Ah, falei que peguei um engarrafamento monstro por causa de obras e que levei 2h para fazer os últimos 20km?

Cheguei ao hotel Himmelblau completamente podre, arrependido da decisão (devia ter parado em BC) e pesquisando descobri que a 101 (voltando pela mesma 470) é a única rota "viável" para seguir rumo Curitiba (dá pra ir pela 116 mas aumenta em 200km a viagem).  Pelo menos me pareceu que no sentido litoral o trânsito flui melhor.

Pra completar meu dia, fui baixar os vídeos da Serra da Garmin Virb 360 e... não gravaram.

Eu uso um adaptador USB-12V para manter a câmera sempre com bateria cheia. Ocorre que a tomada 12V da moto funciona mesmo com a moto desligada, então eu meio que "soltei" o adaptador da moto para não dormir com aquela luz azul forte virada para a minha cara (não se esqueçam que na MotoGaragem a moto dorme dentro do quarto). Ocorre que esqueci de "apertar" de volta o adaptador na tomada. Que droga. A única parte do dia que foi filmada foi o trajeto entre Urubici e Bom Jardim da Serra com os amigos mineiros.

Tá, da Serra eu tenho as filmagens da "câmera secundária" (a Gear 360) mas ela foi usada para experimentos de motofilmagem (ângulos diferentes, etc), mas faltaram os vídeos efetivamente on-board em 360 graus que eu tanto queria. 

Em suma, aproveitei pacas o passeio na SRR, não nego, mas vai ficar na minha memória (e só lá).

Buenas, já que estava em Blumenau mesmo, resolvi contactar meus amigos locais para ver onde ir. Comi uma sopa no hotel para forrar o estômago e seguindo indicações peguei um Uber e fui parar na Vila Germânica (local totalmente "pega-turista", mas enfim). O lugar estava totalmente deserto em uma quarta-feira à noite, não havia uma viva alma. 


Vila Germânica numa quarta à noite - fora três caras assistindo futebol, mais ninguém à vista


E pior, mesmo indo no bar indicado pelos amigos, não consegui curtir a cerveja. Isso mesmo, consegui a proeza de só tomar cerveja ruim em Blumenau (mesmo sentando em dois bares diferentes para experimentar as cervejas locais). Era melhor ter ido pro bar da Eisenbahn (na própria cidade) mesmo (pelo menos a qualidade da cerveja já seria "esperada")... mas já estava cansado, puto com o tanto de azar que eu tinha dado no dia (vídeos perdidos, BR-470 ruim, bares desertos e más escolhas de cerveja) e voltei pro hotel pra dormir e tentar esquecer aquele dia que foi um misto de diversão (curtir a pilotagem na SRR em um dia limpo) , raiva (dos problemas passados no dia, principalmente o trânsito da 470 e a não-filmagem dos vídeos da Serra) e arrependimento (de não ter seguido meu plano original de parar em Balneário Camboriú). 

Um comentário:

  1. O cara que te recomendou o Alemão Batata pra tomar cerveja, definitivamente não entende nada de cerveja!

    ResponderExcluir

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...