terça-feira, 17 de julho de 2018

"Atualizar quilometragem". Sério, gente, qual a necessidade disso?

Não, não estou falando de atualização de quilometragem para o programa de milhagem do H.O.G. pra ganhar aqueles brindes (que quase ninguém usa mas eu até curto colecionar) como pins e patches.



Desde que recebi minha Heritage na Brasília Harley-Davidson, no final de Janeiro de 2018, só tenho uma bronca com o pós-venda da concessionária.

Não, o serviço de oficina é perfeito (nada a reclamar, em que pese só ter feito mesmo a revisão dos 1600km), não faltam peças nem acessórios (e quando não há a pronta entrega a encomenda costuma ser relativamente rápida, salvo em casos bem específicos como quando precisei de um pára-lamas traseiro para a Deluxe que teve que vir dos EUA por conta da pintura diferenciada)...

O problema é: me considero uma pessoa que detesta ações invasivas de telemarketing ativo (ou seja, me considero uma pessoa NORMAL). Odeio receber ligações não-solicitadas para oferta de serviços que não me interessam (hoje mesmo tive que desligar o telefone na cara de uma vendedora da SulAmérica Seguros que foi bem insistente e irritante em sua tentativa de me empurrar um "seguro de acidentes pessoais", em que pese eu tê-la cortado TRÊS vezes para dizer que não tinha interesse em contratar seguro e nem mesmo em ouvir a proposta) e odeio ser incomodado com assuntos sem relevância, tais como pesquisas e afins.  

E o que tem acontecido? Bem. Vez ou outra (eu diria que em torno de duas vezes por mês), a concessionária me liga para fazer atualização da quilometragem da motocicleta no cadastro e me lembrar das freqüências de revisão. 

"Senhor Ubiratá (sempre erram meu nome), aqui é da concessionária XYZ, gostaria de atualizar a quilometragem do seu veículo no nosso cadastro. 
obrigado pela informação, e gostaria de lembrá-lo que a próxima revisão é aos XXXX km ou na data de XX/XX/XXXX quando passa 1 ano da última revisão"

Isso não é novidade alguma: mesmo após a compra da Deluxe as ligações já ocorriam, mesmo eu sendo bem claro que não tinha interesse em fazer as revisões na concessionária (comprei a moto usada e já estava fora da garantia) e que faria todo o serviço em oficina particular/eu mesmo. Mas com a moto zero km as ligações são BEM mais frequentes.

Não só isso: também há as insistentes "pesquisas de satisfação" após a realização de serviços. 

Sério, gente, vocês acham isso é MESMO necessário? Vocês acham que encher o saco do cliente é dar bom atendimento?

Vocês podem achar que eu estou sendo apenas chato, mas eu considero essas ligações extremamente inconvenientes (aliás, considero inconveniente qualquer ligação comercial não solicitada, MESMO feita em horário comercial - afinal horário comercial eu tô TRABALHANDO e OCUPADO - quando feita fora de horário comercial elas são apenas MAIS inconvenientes). 

Não se trata de uma exclusividade da Brasília Harley-Davidson. A Premier Nissan (concessionária onde comprei meu antigo Nissan March) também costumava fazer isso (e deve continuar fazendo, provavelmente só pararam de me ligar porque informei a eles que vendi o carro) e a Smaff Hyundai ligava pro meu falecido pai (e agora para mim, já que o carro ficou com a gente),  com a mesma finalidade. E é do mesmo jeito: ligam periodicamente para atualizar a quilometragem, aí você leva o carro/moto na revisão, PREENCHE UM FORMULÁRIO DE SATISFAÇÃO e mesmo assim dois dias depois tem alguém te perturbando no telefone para saber se você está realmente satisfeito. 

Concessionárias, entendam: isso é CHATO. NINGUÉM gosta de receber ligação comercial, sob qualquer justificativa (salvo quando se trata de um RETORNO a um chamado ou solicitação aberto pelo próprio cliente). Muitas vezes os clientes só não reclamam por educação, porque não querem ser desagradáveis (até porque o processo de reclamar também costuma ser algo já desagradável por si só). 

Entendam: o pós-venda para ser bom precisa de apenas uma coisa: atender BEM e CORRETAMENTE o cliente quando ele procura vocês (e devo dizer que isso, pelo menos para mim, não é fonte de reclamações no que diz respeito ao dealer HD da minha cidade, muito pelo contrário, só tenho elogios até então). Não há necessidade alguma de ficar ligando para o cliente para atualizar quilometragem de moto, carro ou o que quer que seja. E se houver alguma necessidade real de fazer isso (como por exemplo nas pesquisas de satisfação), existem canais bem menos invasivos. Pode-se mandar email com um link para um formulário; pode-se fazer a consulta via WhatsApp. O que importa é dar ao cliente a opção de responder QUANDO e SE ele quiser, e não ficar importunando o cliente em horas impróprias (para mim, QUALQUER hora é imprópria para receber ligação comercial não solicitada). Tá certo que tem um ou outro esquecido que não lembra de levar seu veículo para a  revisão, mas pô, precisa incomodar todo mundo? Pô, eu leio o manual dos meus veículos, eu sei quais são os intervalos de revisão, não preciso ficar toda hora informando a vocês se eu tô rodando muito ou pouco com minha moto ou carro. 

Sério, gente. Ninguém gosta de telemarketing pentelho. Quando chego a minha casa  após um dia de trabalho (já tenho que atender telefone o dia todo no serviço por força do meu cargo) a última coisa que quero é atender ligação comercial. 

O negócio é tão chato que cheguei a pensar até em mudar de marca, mas muito provavelmente as revendas da BMW e da Triumph também fazem isso. E não adianta reclamar, pois eles não mudam o procedimento.

Sua concessionária (de moto ou carro) também te perturba com isso?  Você se incomoda com esse "excesso de zelo" do pós-venda ou você acha isso bom?  Deixe sua opinião nos comentários!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...