quinta-feira, 26 de julho de 2018

Ponteiras Vance & Hines Twin Slash na Heritage M8

Então...

Quem me conhece sabe que eu não tenho paciência com moto muito barulhenta. E eu jurava de pé junto que ia ficar muito tempo com as ponteiras originais na Heritage. 



O fato é que a minha antiga Deluxe veio com ponteiras JM Escapes, as quais voltei para as originais três semanas após a compra da moto por não aguentar o barulho.

Só coloquei ponteira esportiva na Deluxe uns 4 meses antes de resolver trocá-la, na época optei pelas ponteiras nacionais da Dominator Premium Mufflers, que alegavam deixar sua moto "com som de Harley mas sem acordar os mortos (ou seus vizinhos)". Promessa, essa, devidamente cumprida pelo fabricante.

De fato, eu bem queria colocar ponteiras da Dominator na M8. Todavia, eles ainda não haviam desenvolvido a peça para as novas Softail (os pontos de fixação são diferentes) e eu teria de mandar minhas originais para que eles desenvolvessem as esportivas, o que me deixaria pelo menos um mês sem usar a moto.

Havia várias alternativas gringas (e duas nacionais , Customer e Torbal) para as novas Heritage/Deluxe (para os outros modelos há ainda mais alternativas). Mas ainda não tinha visto (ou melhor, ouvido) pessoalmente uma Softail M8 com ponteiras esportivas, então estava totalmente sem referência. Não considero vídeos de Internet uma boa referência para avaliar som de ponteiras. 

Na minha pesquisa apareceu na loja BR Custom uma boa oportunidade para um par de ponteiras Vance & Hines Twin Slash para Heritage/Deluxe M8, devo dizer mais baratas que as Customer nacionais. A pegadinha: 45 dias úteis para a entrega (nota: levou BEM menos tempo que isso), e o preço só valia para pagamento à vista (mesmo parcelado o preço seria bem próximo ao das ponteiras nacionais). Resolvi fazer a compra "às cegas" (ou melhor, "às surdas") e depois de 25 dias corridos (prazo bem menor que a previsão de 45 dias úteis) as ponteiras me foram entregues. 

Paralelamente eu pedi em outra loja (saía mais em conta) o conjunto de abafadores "quiet baffles" específico para essas ponteiras, pois eu já sabia que provavelmente não iria suportar o barulho delas com os abafadores originais. 

A instalação não foi trabalhosa. Devo dizer que das três HDs que já tive essa foi a mais fácil para substituir as ponteiras originais, pela posição dos parafusos de fixação (tipo Allen cabeça 3/16", e facilmente acessíveis, diferente dos parafusos da antiga Deluxe que eram bem complicados de soltar e apertar por causa da posição em que ficavam). Nem mesmo foi necessária a remoção do alforge direito (não, eu não documentei o processo - basicamente são três parafusos por ponteira, dois que prendem a ponteira ao quadro e um que prende a abraçadeira que segura a ponteira no coletor de escape).

Instalar os "quiet baffles" nas ponteiras (com elas ainda fora da moto), todavia, deu bem mais trabalho. 





A manta acústica poderia vir presa decentemente aos abafadores já de fábrica


Gastei aproximadamente uma hora e meia para instalar os abafadores (foi necessário usar abraçadeiras metálicas para prender a manta de fibra corretamente no abafador, evitando que a mesma saísse fora quando tentava instalar o abafador - algo que a meu ver poderia já vir de fábrica), e uns 40 minutos para fazer a troca das ponteiras (retirar as originais e instalar as novas). 

O resultado final


Devo dizer que o resultado final me agradou. Eu tinha receio de que o barulho ficasse alto demais (ao ponto de me irritar e deixar meus ouvidos zumbindo após 10 minutos em cima da moto) mas o fato é que o som ficou grave sem ser estridente. E o volume não ficou excessivamente alto: no teste (parado na garagem do prédio) não disparei nenhum alarme de carro (rsrsrsrs), e saindo com a moto para o teste de campo, não tive qualquer incômodo nos ouvidos e, o melhor, mesmo em velocidades de estrada (120km/h de quinta/sexta marcha) é perfeitamente possível ouvir música no meu sistema de áudio xing-ling Lexin MT485 (tinha receio que o escapamento ia encobrir o som). Nessas velocidades o vento no capacete (por conta do pára-brisas menor da Heritage 2018) abafa mais a música que o motor/escapamento.



O acabamento das peças é excelente, e justifica o alto preço das mesmas.



Identifiquei, durante a montagem, uma abraçadeira metálica (que prende os escudos de calor originais) quebrada.  Como ela está em local de fácil acesso, depois eu coloco uma nova. Enquanto não consertar, será uma provável fonte de ruído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...