sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Revendo conceitos... (lavagem a seco) - refazendo o Ceramic Coating com profissional

Morando em apartamento com regras rígidas de uso da garagem há alguns anos, me tornei um grande entusiasta dos processos de lavagem a seco.

Afinal de contas, é algo (supostamente) bem prático. Não usa água, e ainda protege a pintura (em tese). Acho que já há uns 3 anos eu lavo minhas motos e carros usando o mesmo produto.


Bom, se vocês lembrarem dos últimos posts aqui do blog, neste aqui eu detalhei o processo de aplicação caseira de ceramic coating na pintura da motocicleta, e se vocês lembrarem (ou lerem o artigo agora) verão que eu comentei que o correto seria fazer um polimento antes de aplicar o produto, para remover eventuais risquinhos.

Ocorre que, como eu resolvi vender a Heritage (link do anúncio) após a compra da Indian Roadmaster, achei por bem refazer o trampo direito, afinal aqueles micro-riscos sob a camada de ceramic coating estavam matando a aparência da moto (lembrando que é uma moto com apenas 3.800km e 8 meses de uso!).  Então resolvi levar para meu amigo Caio César, da La Cesar Detalhamento Automotivo (siga no Facebook e no Instagram), para remover a camada de ceramic coating xing-ling , fazer o polimento e aplicar um produto de forma profissional, no caso o 1K-Nano da Koch Chemie (alemão).


Ele já havia feito esse serviço pra mim em dois veículos, no Cruze LTZ zero km da minha esposa (que por ser carro zero km não precisou de polimento em três etapas, apenas o lustro e a aplicação do ceramic coating) e na Heritage Custom 2008/9 prata que foi a primeira moto que vendi em meu negócio de compra e venda que mencionei no post anterior (nela foram apenas a descontaminação de pintura seguida de duas etapas de polimento, refino e lustro, mais a aplicação do 1K-Nano). Aliás, tenho uma parceria com ele, todas as motos que eu coloco à venda eu levo para ele dar aquele trato, assim ajudo meu amigo em seu novo negócio, deixo as motos ainda mais bonitas para revender, um divulga o negócio do outro e todo mundo ganha. 😁 Além do que, o cara é motociclista, então diferente de empresas de detalhamento em automóveis que também fazem moto, ele CURTE moto, AMA motos, e está direcionando seu negócio para o detalhamento especializado em motos (sim, ele vai "fazer carro também" e com o mesmo grau de cuidado e atenção - mas o foco será em motocicletas mesmo). 

A Heritage Custom 2008/9 que revendi, após fazer o tratamento de pintura e cromados na La Cesar

Como o Caio é um grande amigo meu (ele inclusive comprou uma moto minha há alguns anos, a Sportster 883) ele me deixa acompanhar o serviço (e ele é tão chato e detalhista como eu kkkk) , após lavar a moto para tirar a poeira, antes mesmo de remover o ceramic coating xing-ling, ele usou um holofote para fazer uma avaliação inicial, e qual não foi minha (desagradável) surpresa ao ver o estrago que o meu antigo hábito de lavar a moto a seco havia feito na pintura preta!!! 😧 

olha o nível da burrada que eu fiz nos últimos meses

Vendo com a iluminação especial, parecia que havia lavado a moto com bom-bril (não deixa de ser uma comparação válida, pois quando você usa produtos de lavagem a seco, a menos que você tenha um baita estoque de panos novos limpos, vai esfregar a própria sujeira na pintura). 

Foi necessário um polimento em três etapas (corte, refino e lustro), com uma fase de corte bem agressiva, para remover o ceramic coating xing-ling e todos aqueles micro-riscos que estavam escondidos sob o revestimento antigo. 

feita primeira etapa do polimento de corte em um pedaço do pára-lama traseiro - uma parte está polida e outra não, dá pra ver a diferença de cara, ainda que nesse primeiro corte ainda tenham restado bastante micro-riscos

Após a conclusão do polimento (mas ainda antes da aplicação do novo ceramic coating) este foi o resultado:




O trabalho todo consumiu três dias, e este é o resultado final após a aplicação do novo ceramic coating (está sem os acessórios como alforges, banco traseiro, sissybar e pára-brisas, que foram desmontados para a realização do serviço). Está mais bonita do que quando tirei zero km, dá até dó de vender a moto agora... 😍😂😂 quem comprar vai levar a Heritage FLHC mais bonita do Brasil. 









Vivendo e aprendendo. Depois dessa, revi meus conceitos e abandonei definitivamente a lavagem a seco. 

Agora é levar a Roadmaster pra fazer esse serviço. 😁😁

Um comentário:

  1. Caramba Bira, a Heritage ficou LINDA DEMAIS "peladona"... kkk
    Ô vontade de pegar uma dessas... kkk
    Parabéns e vou acompanhando suas postagens e seus anuncios. Abração !

    ResponderExcluir

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...