quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Review de produto - Case para celular/suporte para guidão RokForm

Então.

Nota: eu já havia redigido este artigo há um tempinho e estava esquecido nos rascunhos do Blogger. Então, não estranhem o post que será adicionado em breve sobre a instalação de um GPS dedicado (Garmin Zumo 396LM). Explicarei porque optei por essa opção (em vez de usar os aplicativos de navegação GPS do smartphone) para a minha viagem de Abril no post em questão. 

Nota 2: Ainda está faltando uma foto do celular montado no suporte das motos (Roadmaster e Heritage), será acrescentada em breve. Tenho que lembrar de descer com outra câmera pra fazer essas imagens kkk.

A minha Roadmaster veio com um suporte para celular, acessório original da Indian (inclusive não mais oferecido pela marca, nem mesmo no mercado americano) mas específico para os cases da Rokform.

O suporte "Indian by Rokform"

O ex-dono da moto me fez TANTA propaganda sobre a praticidade do tal suporte que me convenceu a correr atrás. Já estava também meio de saco cheio do meu suporte genérico da AliExpress, que é meio chatinho pra colocar e retirar o aparelho dentro (zíper, apertado pra encaixar o cabo de recarga,  tem que tirar o suporte da moto quando não estiver usando, etc.), pra completar a base dele quebrou na viagem quando fui buscar a Roadmaster (apertei demais o parafuso de fixação), queria algo mais prático, ainda mais depois que eu virei adepto do Spotify pra ouvir minhas músicas preferidas enquanto piloto. 

Então, vamos lá.

A Rokform


A Rokform é uma empresa estadunidense que se especializou em sistemas seguros de montagem de celular. Seu sistema patenteado (que eles chamam de "Rokform Ecosystem") é composto por um case com uma trava de encaixe giratória em formato de cruz, complementada por um ímã e um (opcional) cabo de segurança. 

O "ecossistema" da Rokform


Lá pros idos de 2015, a Rokform fechou uma parceria com a Indian para fabricar os acessórios de suporte de smartphone "originais" para todos os modelos de motos da marca de Springfield. Dessa forma, foi possível que minha Roadmaster tenha um suporte de celular "Indian by Rokform". Mas existem também os suportes para carros (sejam com ventosa para o pára-brisa, seja para serem colados no painel), para UTVs, clipes de cinto e até suportes universais para moto e bicicleta (em tese o de bicicleta serviria numa motocicleta, mas a versão específica para motos é bem mais reforçada, feita em metal, ao passo que a versão para bicicletas é em plástico).

O suporte universal para motos. Comprei um, aliás. 

Obviamente, o sistema da Rokform só é compatível com os cases da própria Rokform. E isso gera uma pequena dificuldade: os cases só existem para os smartphones mais "populares" (não no sentido de "baratos", mas no sentido de "comuns") do mercado americano. Isto significa que no catálogo atual existem opções de cases apenas para smartphones Apple (a partir do iPhone 5) e Samsung (a partir do Galaxy S7), fora é claro os modelos já descontinuados que você TALVEZ ache os cases nos eBays e Amazons da vida (na loja virtual da Indian USA ainda tem case pro Galaxy S3 e pro iPhone 4 de sobra de estoque, mesmo eles não oferecendo mais o suporte da Rokform para as Chieftain/Roadmaster). Sim, existe também um kit "universal" (sem case de proteção, é uma peça que você cola na traseira do celular) que permite usar os suportes da Rokform com QUALQUER celular do mercado, mas você perde a proteção adicional do case deles... e além disso meu Asus Zenfone 3 já teve a tampa traseira (de vidro) trocada ALGUMAS VEZES (de tantos tombos que levou), eu simplesmente não coloquei confiança em suportar o peso do celular por meio de uma peça colada na tampa traseira (que por sua vez já está bem mal colada, não é mais original)... a chance seria de em uma ondulação mais severa a tampa traseira do celular ficar presa no suporte da moto e o aparelho sair voando. Mas é uma alternativa se você tem um celular com uma tampa traseira, digamos, mais "confiável"... só note que você não vai ter a proteção adicional do case nesse caso. 

O kit "universal" - serve para qualquer celular mas não tem o case de proteção


Então, resolvi conferir o catálogo da Rokform para ver qual seria um smartphone Android compatível e disponível no mercado brasileiro (me desculpem os fãs da Apple, mas iPhone pra mim não rola). Aproveitei a "deixa" para fazer também um "upgrade" de smartphone e acabei optando (pela compatibilidade com os cases e pela resistência a água) por um Galaxy S8 Plus (S8+) da Samsung, que comprei seminovo (mas em estado de zero km) na loja Trocafone.com por um preço BEM bacana (uns R$ 400,00 a menos que um novo pago à vista no boleto, e isso parcelado no cartão). 

Como a Rokform não envia diretamente ao Brasil (obrigado a vocês, clientes brasileiros, que encomendaram, aí na hora que chegou aqui não quiseram pagar o imposto de importação obrigando à devolução da encomenda!!! Muita loja virtual BOA não manda para nosso País por causa dessa "esperteza" de vocês), encomendei o meu kit na Amazon e mandei para minha caixa postal americana da Shipito, que me salva sempre que preciso comprar algo específico que não acho aqui e as lojas não mandam pra cá (aproveitei a deixa para mandar vir outras coisas), para de lá mandar para o Brasil. 

Em que pese eu já ter o suporte na moto, eu quis mais um suporte adicional, seja para montar em uma das minhas outras (atualmente três kkk) motocicletas, seja para montar em uma futura outra moto caso eu troque a Roadmaster num futuro distante, então optei pelo kit composto pelo "Rokform Motorcycle Handlebar Mount" mais o case para o Galaxy S8+. O conjunto me custou 150 dólares (fora o frete para o Brasil e o imposto - que foi caro, já que eu estava com um puta celular caro, novo e sem capinha de proteção decente, mandei vir de courier DHL mesmo pra chegar rápido e antes que algum "acidente" acontecesse kkkk). Sim, é caro, mas o suporte é pra toda a vida, futuramente quando eu trocar o celular (daqui a no mínimo 2 anos) eu apenas compro outro case e mantenho o suporte. O case "avulso" para os celulares compatíveis custa em torno de 50 dólares. O sistema "universal" (sem case, compatível com qualquer smartphone do mercado) ainda é mais barato.


Confesso que esperava um kit numa cartelinha bem "xing-ling", nada muito elaborado, mas tive uma agradável surpresa ao receber a embalagem. A embalagem é muito bonita, organizada, com todos os itens separados, etc.

O kit vem com o suporte de guidão propriamente dito, a cordinha de segurança (de engate rápido), três espaçadores (para permitir a instalação do suporte em guidões de 7/8" até 1-1/4"), uma chave hexagonal em L para a montagem do kit e o case para o S8+.

O case propriamente dito é feito de material rígido (plástico), revestido com material emborrachado, parecendo ser uma excelente proteção para eventuais tombos. O celular fica MUITO bem encaixado dentro do case, e não me parece que seja possível que o celular "escorregue" do case sem a aplicação de uma pequena força. Isto significa que o celular fica bem seguro dentro do case, então o aparelho só cai do suporte se o case cair junto. Sério, sem exageros, é o melhor e mais resistente case de celular que já vi até hoje (ainda que deixe o conjunto um pouco "volumoso", quase não cabendo no nicho de recarga sem fio do Chevrolet Cruze, por exemplo). O estilo "rígido" do case pode dificultar (não testei), todavia, o uso com películas de proteção de tela do tipo rígido (vidro temperado), eu uso na minha tela (e nas costas do aparelho também, já que a tampa traseira do S8+ é de vidro como era a do meu velho Asus) uma das novas películas de proteção de material flexível.

O case possui dois furos na traseira para fazer a fixação da cordinha de segurança, possui o orifício em cruz para o encaixe na base da Rokform, e os necessários furos para acesso aos conectores (USB e stereo - o S8+ ainda tem conector físico para fones de ouvido) e manter os microfones, câmera e leitor de digitais desobstruídos (diga-se de passagem, o acesso ao leitor de digitais está melhor com o case "reforçado" da Rokform do que com o "provisório" de silicone que comprei numa loja de shopping center). Ah, os botões são bem destacados no case, com direito a logotipos (em alto relevo) para indicar suas funções (+/- e power, já o botão de acionamento do assistente Bixby - que eu não uso mesmo - é liso), o que está sendo uma tremenda mão na roda para mim já que toda hora eu confundia os botões (no Asus os botões de volume e liga/desliga ficam em lados invertidos do aparelho em relação ao Samsung). Vale lembrar que mesmo com a presença de um ímã na traseira do case ele não atrapalha o uso de sistemas de carregamento de bateria sem fio (testei no carro da minha esposa, que já tem o sistema de fábrica, no console central)

Diferentemente do que eu imaginava (sim, tem um ímã no suporte instalado na minha Indian), o case da Rokform não tem um disco de metal para ser aderido por este ímã, mas sim um OUTRO ímã  (montado com os pólos invertidos em relação ao do suporte, veja o link), para garantir a máxima adesão (afinal, pólos opostos de ímãs se atraem mutuamente, pólos iguais se repelem). Juntando o ímã com o encaixe cruzado, a montagem do celular fica bem firme, a cordinha de segurança é excesso de preciosismo (mas nada impede de usá-la também). 

Esse ímã presente no case me deu alguns problemas para usar o mesmo com meu suporte magnético no carro (mas que foram solucionados em menos de 10 minutos com uma "gambiarra" simples), como verão mais à frente.

Na moto - suporte Indian


Não vou detalhar o processo de instalação do suporte original na Indian, já que o mesmo veio instalado na motocicleta. Mas o pessoal dos fóruns americanos diz que é bem chatinho de instalar por conta da carenagem "morcego". 

O encaixe do smartphone + case no suporte é fácil e rápido. Encaixe na cruz, gire e pronto. 

Na moto - suporte universal


Optei, por enquanto, em montar o suporte universal na Heritage, ainda que das outras motos na garagem ela atualmente seja a que está sendo MENOS usada. Fiz essa escolha pelo fato de ela ter sistema de som instalado, pois nas outras não tem muito sentido eu usar o smartphone no guidão no dia-a-dia já que não preciso de GPS para ir e voltar do trabalho (mas minha musiquinha, essa não abro mão hehe). 

A instalação do suporte é fácil e rápida, utiliza as ferramentas e espaçadores fornecidos na embalagem. Coloca-se o espaçador do tamanho certo para o seu guidão (vêm 3 no kit: um para guidão de 7/8", um para guidão de 1", e um para guidão de 1-1/4"), aperta-se o parafuso de fixação, ajusta-se o ângulo do celular (o sistema universal de fixação no guidão permite que você use o smartphone tanto na horizontal quanto na vertical, diferentemente do sistema fornecido para a Indian que obriga o uso na horizontal) e aperta-se o parafuso de ajuste.

O suporte universal da Rokform na Heritage

A remoção também é tranquila,  na hora que aparecer um comprador para a moto, eu tiro o suporte e transfiro pra outra em menos de dois minutos. 

No meu carro - usando suporte magnético "genérico" (não Rokform)


Não quis comprar um suporte específico da Rokform para o meu carro, já que eu tenho nele um suporte magnético da Baseus que me atende muito bem. Todavia, ao tentar prender o S8 na capa da Rokform nele, tive uma surpresinha desagradável. Como o case da Rokform possui dentro dele um ímã, ele não prende muito bem ao suporte da Baseus, pois o ímã estava repelindo (os dois pólos iguais estavam virados um para o outro). Ele até fixava, mas em uma posição "torta" pois a repulsão magnética "deslocava" o aparelho para uma posição em que os pólos invertidos se atraíssem, dando uma fixação péssima. A solução foi simples: foi só desmontar o suporte da Baseus e inverter os pólos dos ímãs, e voilá: os opostos se atraem, e agora fica MUITO firme (lembrando que meu carro é um smart, que tem a suspensão tão dura que parece que o mundo se acaba ao passar em cima de um simples cascalho no asfalto - o suporte magnético para celular nesse carro tem que ser realmente MUITO bom, senão a qualquer buraquinho - o que não é muito raro aqui no Brasil - o celular sai voando). Então, tá aprovado. Usando o suporte específico da Rokform (tanto o modelo que usa apenas ímã quanto o que utiliza encaixe em cruz - os suportes da Rokform para carros usam apenas um dos sistemas, não há um que combina os dois tipos de fixação como para motos) deve ficar melhor ainda. 


Outras alternativas


Existem, no mercado americano, outras alternativas parecidas (de outros fabricantes) que oferecem sistemas de fixação tão seguros quanto o da Rokform. Um deles é o conhecido Quadlock, que usa um sistema de fixação em cruz bem parecido com o da Rokform mas sem o reforço adicional dos ímãs. Porém, optei pelo Rokform pelo simples motivo de a moto já ter vindo com o suporte (acessório original Indian) da marca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...