segunda-feira, 10 de junho de 2019

"Bucket list" de duas rodas

Os americanos usam o termo bucket list como "lista de coisas que se gostaria de fazer antes de morrer" (porque em vez de "bater as botas", como falamos aqui no Brasil, eles usam "kick the bucket", algo como "chutar o balde", expressão que no Brasil tem um significado totalmente diferente do usado no idioma inglês).

Eu não gosto de pensar na ideia de "fazer antes de morrer", fato, acho isso mórbido demais. kkkk

Mas é fato, eu tenho minha bucket list, que é uma lista de sonhos que eu gostaria de realizar. A lista é algo que todos deveriam fazer, coloca algum senso de objetivo na vida que vai além do "formar família e pagar as contas".


Um desses sonhos seria uma viagem de moto saindo de minha casa (hoje em Brasília) e cruzando pelo menos uma fronteira da América do Sul. Esse eu consegui realizar agora em Abril (cruzei duas fronteiras na verdade, Uruguai e Argentina, ainda que a travessia para a Argentina tenha sido via ferry-boat - aliás, atravessar para Buenos Aires de moto via Buquebus era outro item bem específico da lista). 

Outro item curioso da minha bucket list mas que também é relacionado a motos, seria "restaurar-ressucitar uma moto antiga em estado de miséria". Isso eu fiz em 2011, com uma Honda Sahara 350 que estava abandonada e nem mesmo andava - comprei a moto na época por R$ 1.000,00 e depois da restauração completa ainda curti por um tempo antes de vendê-la por R$ 7.000,00 (acima do preço "normal" de uma moto de igual ano e modelo, mas na real, apenas "empatou" a despesa dos reparos e restauração). 

Mas não vou focar na minha bucket list geral, vou focar na minha bucket list de motos que gostaria de ter um dia (alugar para uma viagem conta como tal) ou apenas pilotar em um test-ride rápido (pelo menos uns 30-40km né? kkk). 

Tenho a enorme satisfação de dizer que algumas já foram "riscadas" da lista, ou seja, já consegui ter o "gostinho" de ter na garagem em algum momento da vida:

Já riscadas da "bucket list" (já tive ou tenho):

  • Suzuki Burgman 400
  • Yamaha XT 600E (sim! já tive e foi MUITO legal - e estava na lista)
  • Suzuki Bandit 1200
  • Harley-Davidson Sportster 883
  • Harley-Davidson Dyna Fat Bob (peguei pra negócio mas enquanto não vendia era minha)
  • Harley-Davidson Softail motor Twin Cam (tive uma Deluxe e uma Heritage, sendo que a Heritage também foi pega pra negócio - mas ficou comigo uns 2 meses)
  • Harley-Davidson Softail motor M8 (tive a Heritage até semana passada)
  • Triumph Tiger Sport 1050 (outra que peguei pra revender mas curti pacas enquanto estava com a moto)
  • Indian Scout (também peguei para revenda mas também curti enquanto estava com ela)
  • BMW GS 1200 Adventure "raiz" (refrigerada a ar) - outra que entrou em "negócio" mas tem chance de ficar na garagem um tempinho até enjoar dela
  • Indian Roadmaster (minha moto "pra posteridade" - não vendo, não dou, não troco, provavelmente nem por outra igual)
Outras que também já foram riscadas da "bucket list" embora nunca tenham ficado na minha garagem: Pilotá-las um pouco (teste) foi o suficiente para "matar a vontade":
  • Triumph Bonneville
  • Triumph Thruxton
  • Triumph Thunderbird Commander (aquela custom dois em linha que saiu há tempos)
  • Honda CB 1300 (até já quis ter uma mas passou a época)
  • Yamaha XT 660R (até já quis ter uma mas passou a época)
  • Harley-Davidson Softail Fat Bob
Motos que constam da "bucket list", já pilotei e ainda assim ainda tenho vontade de ter um dia (e por isso ainda não risquei):
  • Tiger 800
  • Tiger Explorer 1200  (dependendo do "gosto" que eu tomar pela BMW, pode até sair da lista - mas acho difícil, ela sempre foi minha Big Trail favorita e por mais que eu esteja gostando da "alemoa" ela ainda não me convenceu de sua tão falada superioridade em relação à "inglesinha")
Motos que nunca pilotei, mas tenho vontade tanto de pilotar e, quem sabe, se gostar basante, um dia ter na garagem (nem que como moto temporária que entre em negócio):
  • BMW GS 750/800/850
  • Yamaha Super Téneré 1200
  • BMW GS 1250 (modelo novo)
  • Honda Africa Twin
  • Harley-Davidson Road Glide (não sei se compraria uma, mas alugar pra uma viagem pelos EUA conta)
  • Honda Gold Wing MK5 (2001-2016)
  • Honda Gold Wing MK6 (2017-up)
  • BMW R1200/R1250 RT (no Brasil só teve a 1200)
  • BMW K1600 (GTL, "B" e "B Grand America" - a GT quero só pilotar mas não quero ter)
  • Royal Enfield Interceptor 650 (bicilíndrica)
  • Harley-Davidson Pan-American (ainda nem lançou lá fora... é a futura big trail da Harley)
  • Ducati Multistrada 950 
  • Ducati Multistrada 1200 
  • Honda X-Adv
  • Suzuki Burgman 650 Executive
Motos que eu sei que nunca vou ter na minha garagem (por questões de "perfil") mas que tenho uma baita vontade de pilotar só pra experimentar:
  • Ducati Scrambler
  • BMW K1600 GT (só pilotar, não tenho vontade de ter, não me adapto com a posição de "sport touring" dela - prefiro as outras versões)
  • Kawasaki ZX14 Concours (idem)
  • Suzuki GSX-1250FA ("Bandit Carenada")
  • BMW R 1200C ("moto do James Bond" - tenho curiosidade em saber como se comporta uma cruiser com o motor boxer da GS)
  • Triumph Rocket III
  • Ducati Diavel
  • Indian FTR1200
  • Honda Pan-European (ST1300) - raríssima de ver no Brasil e já antiga, só gostaria mesmo de testar uma
E você, tem a sua bucket list de motos que você gostaria de ter ou apenas pilotar? Solta o verbo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

V-Strom 650XT - Breve review após 1500km

 Já se vão alguns meses desde que adquiri minha Suzuki V-Strom 650XT  e em que pese eu não ter rodado tanto assim durante esse tempo, já dá ...