Então, turma, vamos continuando com as modificações na Softail 2018.
Quando fui transplantar todo o kit para a Heritage 2018 tive uma surpresinha "desagradável": o aro do farol principal não servia na nova! Todos os outros, todavia, serviram, mas mesmo assim eu fiquei com a frente da moto "incompleta", diferente do que eu queria.
A frente "incompleta" na Heritage 2018
Ocorre que o sistema de fixação do aro de farol principal das Softail 2018 é diferente do utilizado nos modelos anteriores.
Nos modelos até 2017, o aro do farol era preso por um parafuso único, perpendicular ao aro, na parte inferior do farol.
Nas Softail 2018, o sistema é o mesmo utilizado nos faróis auxiliares: o aro do farol possui um "corte" na sua parte inferior, e um parafuso atravessa os dois lados do "corte", fazendo com que o aro "abrace" o farol e fique firme quando justo. É o mesmo sistema usado, também, nas Touring desde sempre.
aro de farol de Softail até 2017 (esquerda) e de Touring (direita)
Aí pensei: o farol das Touring é de 7", então o aro de farol das Touring deve servir nas novas Softail, certo? ERRADO! O aro de Touring é feito para uso com carenagem tipo "cabeça de touro", ou seja, é MAIOR que o farol original da Softail. Não cabe.
Estudei algumas alternativas, consultei alguns customizadores para saber se seria possível confeccionar um aro "visor" novo, nenhum topou fazer o serviço.
Considerei algumas alternativas: modificar um aro de Softail antiga para caber nas novas (pode não ficar bom), modificar o farol da minha para passar a "chapinha" para prender o aro estilo antigo (idem). Pesquisando, e entendi que a melhor alternativa seria: trocar a carcaça do farol por uma de modelo antigo, usando, é claro, meu bloco óptico em LEDs do modelo 2018 (já que ambos os faróis são do mesmo tamanho, ou seja, 7 polegadas de diâmetro).
Pesquisando nos classificados de Facebook atrás de uma peça usada inteira a preço bom, não achei nenhuma a preço justo, e ainda teria que ter o trabalho e a despesa de mandar pintar a peça em preto brilhante de qualquer forma. Então, dei uma olhada na JP Cycles e na Revzilla atrás de alternativas "aftermarket" americanas e achei um farol de reposição completo (carcaça, aro, globo óptico e suporte) da Drag Specialties (e o melhor, na cor preta!) por 90 dólares mais frete. O farol me sairia por 150 dólares. Com a cotação do dólar a R$ 3,77, mais os 60% de imposto de importação, essa peça me sairia por aproximadamente R$ 900,00, e levaria uns 30 dias ou mais para chegar na minha casa.
O farol de reposição da Drag Specialties, para Softail até 2017.
Note na parte inferior do farol a "chapinha" que prende o aro
Note na parte inferior do farol a "chapinha" que prende o aro
Encontrei o MESMO farol (mesma marca e part number) na HDPeças (aqui no Brasil mesmo) por R$ 699,00 + frete (em torno de R$ 50,00 via PAC - se eu quisesse poderia pedir por Sedex adicionando mais R$ 40,00, mas não tive essa pressa toda), com a possibilidade ainda de parcelar no cartão (mesmo que com alguns juros), então comprei aqui no Brasil mesmo, pois além de mais barato a entrega seria BEM mais rápida. Antes de fechar, é claro, dei uma pesquisada nessa peça, e achei outras imagens, mostrando que o sistema de fixação do aro é o original das Softail antigas, ou seja, é exatamente o que queria para aproveitar meu antigo aro de farol (guardado desde a venda da Deluxe).
Feito isso, então vem a parte trabalhosa: substituir a carcaça do farol original da Heritage 2018 pela peça da Drag Specialties, específica para as Softail até 2017.
A princípio, o serviço não parecia que demandaria muita dificuldade, já que o suporte é preso à mesa inferior por apenas um parafuso, e se fosse aproveitar o suporte original (a estratégia a usar só seria definida depois de desmontar tudo) a carcaça também é presa a ele por apenas um parafuso. Para completar, a fixação do bloco óptico é exatamente igual, usa os três mesmos parafusos na mesma posição, ficando perfeitamente alinhado. Parecia que seria mamão com açúcar, mas .... após o desmonte do farol original, vi que a coisa não ia ser bem assim...
Primeira dificuldade: O bloco de suporte do farol da Drag Specialties não poderia ser usado na 2018. Ocorre que o bloco original da 2018 é fixado por um único parafuso, mas ele tem um pino guia que encaixa em um orifício na parte inferior do bloco. O bloco da Drag Specialties não tinha esse orifício para o pino guia. Pra completar o formato dele não ajudava, era um pouco diferente do da 18 que é meio curvo e projeta o farol um pouco mais para fora. Como a carcaça antiga é mais funda, o farol não caberia na frente da moto usando o suporte que veio com ele. Então, usar o bloco de fixação do farol da Drag Specialties não era uma opção, eu teria de usar o suporte original da moto.
Ocorre que o suporte do farol da 2018 também não entrava no farol Drag Specialties. Ele era muito largo para o espaço onde precisaria ser encaixado.
A solução? Sacar minha Dremel e modificar o suporte original, aparando os excessos de tal forma que ele pudesse ser usado no farol Drag.
Primeira dificuldade: O bloco de suporte do farol da Drag Specialties não poderia ser usado na 2018. Ocorre que o bloco original da 2018 é fixado por um único parafuso, mas ele tem um pino guia que encaixa em um orifício na parte inferior do bloco. O bloco da Drag Specialties não tinha esse orifício para o pino guia. Pra completar o formato dele não ajudava, era um pouco diferente do da 18 que é meio curvo e projeta o farol um pouco mais para fora. Como a carcaça antiga é mais funda, o farol não caberia na frente da moto usando o suporte que veio com ele. Então, usar o bloco de fixação do farol da Drag Specialties não era uma opção, eu teria de usar o suporte original da moto.
Ocorre que o suporte do farol da 2018 também não entrava no farol Drag Specialties. Ele era muito largo para o espaço onde precisaria ser encaixado.
A solução? Sacar minha Dremel e modificar o suporte original, aparando os excessos de tal forma que ele pudesse ser usado no farol Drag.
Calma, ficou melhor que isso. Essa foto foi feita ainda na metade do processo.
Segunda dificuldade: O farol original da 18 usa um conector de 4 vias, bem largo. Retirar o farol original inteiro não é problema, já que a carcaça do 18 tem um baita rombo na traseira.
Passar esse conector para o farol modelo antigo, todavia... o furo nele é BEM menor e não dá pra passar o conector.
O suporte já modificado e o furinho por onde passa a fiação.
Não teve jeito, cortar os fios e emendá-los de volta foi a única solução.
Como não consegui descobrir como soltar os pinos daquele conector (estava sem sinal de internet), a solução foi partir pro velho corte e emenda de fios. Cortei o chicote (de 4 fios) que vai até o farol original, passei-o pela traseira do farol "novo antigo" e reemendei e isolei os fios. Testei, tudo funcionando, foi só montar.
O fio cortado na moto sem o farol.
Não bastava o conector ser grande, o cabo também tinha que ser
bem curto, dando AINDA MAIS trabalho para fazer as emendas.
Minha intenção era de documentar todo o processo, mas infelizmente nesse momento eu fiquei sem bateria no meu celular. Mas, de fato, daqui pra frente foi só passar o fio para dentro da carcaça nova, e montá-la (com seu suporte) na mesa inferior (dica: afrouxar os parafusos que prendem os piscas, ou mesmo retirar a barra de piscas/faróis auxiliares, facilita MUITO o trabalho, principalmente na hora de dar o aperto final nos parafusos que prendem a carcaça ao suporte, com este já montado à moto). Na seqüência pluga-se o conector ao farol e testa-se para ver se os fios foram ligados corretamente (muito importante!), remonta-se o globo óptico ao novo farol, recoloca-se o aro do farol (no meu caso já coloquei o "visor"), e remonta-se qualquer outro item que tenha sido retirado para facilitar o acesso (por exemplo a barra de piscas.
Devo dizer, não é um trabalho trivial (se você quiser mesmo fazer essa modificação na sua moto recomendo SERIAMENTE recorrer a um profissional) mas valeu MUITO à pena, já que a Harley-Davidson não oferece o aro "visor" para o farol principal dos novos modelos. A frente da moto agora está do jeito que eu queria, com os aros "visor" em todos os faróis. 😁😁
Passar esse conector para o farol modelo antigo, todavia... o furo nele é BEM menor e não dá pra passar o conector.
O suporte já modificado e o furinho por onde passa a fiação.
Não teve jeito, cortar os fios e emendá-los de volta foi a única solução.
Como não consegui descobrir como soltar os pinos daquele conector (estava sem sinal de internet), a solução foi partir pro velho corte e emenda de fios. Cortei o chicote (de 4 fios) que vai até o farol original, passei-o pela traseira do farol "novo antigo" e reemendei e isolei os fios. Testei, tudo funcionando, foi só montar.
O fio cortado na moto sem o farol.
Não bastava o conector ser grande, o cabo também tinha que ser
bem curto, dando AINDA MAIS trabalho para fazer as emendas.
Minha intenção era de documentar todo o processo, mas infelizmente nesse momento eu fiquei sem bateria no meu celular. Mas, de fato, daqui pra frente foi só passar o fio para dentro da carcaça nova, e montá-la (com seu suporte) na mesa inferior (dica: afrouxar os parafusos que prendem os piscas, ou mesmo retirar a barra de piscas/faróis auxiliares, facilita MUITO o trabalho, principalmente na hora de dar o aperto final nos parafusos que prendem a carcaça ao suporte, com este já montado à moto). Na seqüência pluga-se o conector ao farol e testa-se para ver se os fios foram ligados corretamente (muito importante!), remonta-se o globo óptico ao novo farol, recoloca-se o aro do farol (no meu caso já coloquei o "visor"), e remonta-se qualquer outro item que tenha sido retirado para facilitar o acesso (por exemplo a barra de piscas.
Devo dizer, não é um trabalho trivial (se você quiser mesmo fazer essa modificação na sua moto recomendo SERIAMENTE recorrer a um profissional) mas valeu MUITO à pena, já que a Harley-Davidson não oferece o aro "visor" para o farol principal dos novos modelos. A frente da moto agora está do jeito que eu queria, com os aros "visor" em todos os faróis. 😁😁
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